Seis tradições do Natal escocês que eu amo

2
855
Advent Calendar
Advent Calendar
Advertisement

Então é Natal ! É incrível como esta mensagem está no ar desde Outubro por aqui. Não me lembro se no Brasil começava tão cedo, mas aqui os produtos típicos para Natal como comidas, roupas, cartões, e decoração disputam espaço com o Halloween em Outubro. Depois que passa o Halloween, tudo se transforma para o Natal.

O clima também ajuda muito a espalhar o espírito natalino porque Natal combina com inverno no hemisfério onde o Papai Noel nasceu, e a cada dia sente-se o inverno mais próximo. Os dias vão ficando mais frios, e mais curtos começando a clarear por volta das 8:00 e escurecendo por volta das 16:00; e o dia mais curto do ano ocorre entre os dias 20 e 23 de dezembro.

O Natal escocês é muito tradicional apesar dos escoceses terem sido impedidos de comemorar esta festa por 400 anos durante a Reforma Protestante. Neste post , a Daniela Madureira conta sobre as principais tradições de Natal e Ano Novo na Escócia.

Depois de 2 anos morando aqui, eu aprendi a curtir algumas destas tradições e aproveitar o clima natalino para ajudar a encarar a escuridão do inverno que sempre me lembra a famosa frase da série Game of Thrones : Winter is Coming.

Feiras 

São chamadas Christmas Market  e são realizadas em todos os países da Europa. Começam a ser montadas em Novembro, e me lembram um pouco as quermesses juninas do Brasil : motivação religiosa, acontecem no inverno, e tem muito vinho quente (mulled wine). São realizadas nas principais praças ou ruas das cidades com barracas de comidas e bebidas típicas, artesanato, roupas, música, brincadeiras, e muita decoração de natal. O Christmas Market de Edimburgo é  um dos maiores e mais famosos da Europa, e tem até pista de patinação no gelo.

Moda e Decoração 

Fico impressionada com a quantidade de itens que são vendidos para decoração, para se vestir, para vestir o bicho de estimação, para enfeitar a mesa de Natal, para jardim, etc. Fico perdida na hora de escolher a decoração para a árvore de Natal, e para a casa.

Eu adoro também a tradição de vestir blusa de frio com motivos natalinos(christmas jumper). Como o Natal aqui é no inverno, tem uma infinidade de modelos muito coloridos, e até com luzes que se acendem por bateria. Normalmente as pessoas de todas as idades usam estas blusas não só na noite de Natal, mas também em eventos que antecedem a data. Além das blusas de frio, tem vestido, camisas, camisetas, pijamas, lingerie, cueca, gravata, terno, bijuterias. É uma tentação !

Christmas Market de Glasgow, Coral de crianças e jovens, Christmas Crackers, Cartões, Blusas para o Natal
Christmas Market de Glasgow, Coral de crianças e jovens, Christmas Crackers, Cartões, Blusas para o Natal

Cartões 

Cerca de 1 bilhão de cartões de Natal foram vendidos no Reino Unido em 2016 : mais de 15 por pessoa ! Enviar ou entregar cartão para as pessoas é mais importante do que dar presente, e nenhum presente é entregue sem um cartão. Na verdade a tradição de dar cartões está presente o ano todo, e no Natal ela é mais forte .

Praticamente todas as lojas vendem cartões, mas existem muitas lojas especializadas e a variedade de modelos, tamanhos, e destinatários é infinita. Existem cartões específicos para cada pessoa (pai, mãe, irmão, irmã, primos, cunhados, sogro, meio-irmão, namorado da filha, parceiro do filho, etc), vizinho, professora, segurança da escola, diretora da escola, e por aí vai.

Para mim isso foi uma surpresa porque achei que em tempos de rede social, este costume estivesse obsoleto em todo o mundo. Mas aqui no Reino Unido ele continua forte em todas as gerações.

Corais 

Mais uma tradição muito forte aqui na Escócia, e em todo o Reino Unido. São muitos corais e musicais natalinos por toda parte : nas escolas, nas ruas, nos teatros, nas igrejas, nos shoppings, nas empresas. Corais amadores, profissionais, de crianças, de jovens, de adultos, de terceira idade, com orquestra, com piano, com gaita de fole. Variações de um evento realizado com muito prazer, e muito apreciado pelas famílias britânicas.

As músicas também são mais um destaque nesta época. Nas lojas, nas ruas, e nos corais, ouve-se praticamente o tempo todo músicas natalinas tradicionais como esta , populares como esta , ou clássicas como esta  e esta .

Christmas Crackers

Os crackers são tubos de papelão colorido em formato de um bombom que contém sempre um presente, uma coroa de papel de seda colorido, e uma mensagem que geralmente é alguma charada com resposta engraçada, de acordo com o humor britânico. O tamanho e valor do presente variam de acordo com o gosto e o bolso do freguês. Normalmente são pequenos brinquedos ou objetos,  mas vários tipos com chocolates, perfumes, cremes, bebidas, e tem os super luxuosos com joias, roupas, objetos de decoração, etc.

Exageros à parte, o divertido mesmo é a tradição para abrir os crackers : 2 pessoas seguram uma extremidade do seu cracker na mão direita, cruzam os braços e seguram a extremidade do cracker do parceiro com a mão esquerda; puxam as extremidades e estouram o cracker. Depois usam a coroa de papel, se divertem com a charada e aproveitam o presentinho. Vejam neste vídeo o passo-a-passo.  

Advent Calendar

A tradução literal é Calendário do Advento, mas não sei se no Brasil usam o nome em português. O significado de Advento é chegada, aparecimento de , e o período de 4 semanas que antecedem o Natal é conhecido pelos cristãos como o período da “chegada do Messias’ que deve ser usado para se preparar para o Natal. A partir desta ideia surgiu o advent calendar comercial que por aqui é encontrado em vários modelos e preços diferentes, e é usado para fazer a contagem regressiva para o Natal. São 24 janelinhas que devem ser abertas uma por dia de 1 a 24 de dezembro, e a cada janelinha uma surpresa. Pode ser uma mensagem da bíblia, um chocolate, um brinquedo, um perfume, e assim como os christmas crackers tem uma infinidade de possibilidades .

Natal pra mim sempre foi uma festa para passar com a minha grande família no Brasil : pai, mãe, irmãos, sobrinhos, amigos. Hoje longe do Brasil e da maior parte da minha família, experimentar estas tradições junto com meus novos amigos ajuda a diminuir a saudade.

Feliz Natal para você e sua família onde quer que estejam, brasileiros pelo mundo !

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.