BrasileirasPeloMundo.com
China Natal Pelo Mundo

E tem Natal na China?

Como é que os chineses comemoram o Natal? Ou tem Natal na China? É uma das perguntas que mais ouço nessa época, até porque nunca vamos ao Brasil no final do ano.

Apesar de muitas tradições terem suas origens nas celebrações pagãs, o Natal é um feriado cristão para celebrar o nascimento de Jesus Cristo. Como os chineses batizados como cristãos são cerca um por cento da população, o Natal não é uma data importante, um feriado ou algo que se possa dizer que movimente o comércio e a cidade. Mas mesmo assim, essa pequena parcela da população ainda celebra com o intuito verdadeiramente cristão.

Ano Novo Chinês é o feriado mais importante na cultura chinesa. Ainda assim, isso não significa que o Natal é completamente ignorado. Li numa revista local a história de um chinês/canadense. Seus pais emigraram de Hong Kong na década de 1950. Quando os filhos eram pequenos, eles começaram a montar uma árvore de Natal todo ano e trocavam presentes na manhã de Natal. Sendo assim, eles tiveram a tradição da celebração cultivada em família. Mas na ceia ou no almoço de Natal, seus pais trocavam o tradicional perú por carne de porco assada, frango e sopa no melhor estilo chinês. No final a ceia terá mais parecida com um banquete do Ano Novo Chinês do que um jantar de Natal. (Se bem, que na minha opinião o que interessa é a celebração do nascimento de Cristo. O que se come é um mero detalhe…)

Mas depois que cresceram, a árvore foi esquecida na garagem, e muitas vezes nem fazem a ceia, embora todos os filhos ainda recebam presentes, e o Ano Novo chinês voltou a ser o grande feriado de inverno e momento de celebração em família. Na realidade isso aconteceu porque, sendo imigrantes queriam que os filhos se adaptassem à cultura ocidental e não ficassem ‘perdidos’ numa época em que normalmente todos estão envolvidos com decoração, Papai Noel, presentes, cultos e a excitação é quase palpável. Mas fé, sentido religioso, não era o que motivava a celebração.

Apesar do dia de Natal não ser feriado, as celebrações estão se tornando mais populares na China. Especialmente nas áreas urbanas, você vai encontrar árvores de Natal, luzes e outros enfeites nas ruas e em lojas de departamento. As crianças penduram meias na esperança de que ‘Dun Che Lao Ren’, a versão chinesa do Papai Noel, venha visitar e deixar presentes. Participação em missas de Natal também está se tornando mais popular nos últimos anos.

Mas mesmo assim, o verdadeiro sentido do Natal ainda está muito longe de existir na China. É uma cultura sem tradição cristã, então não faz sentido para eles. Mas em cidades como Shanghai, onde a parcela de estrangeiros é muito grande e geralmente os restaurantes e hotéis preparam ceias e as pessoas compram presentes (mesmo os que vão para seu país, claro que levam os presentes daqui, né?), o comércio e a população estão bem conectadas com o ‘bom velhinho’. Canso de ver criaças andando na rua com os gorros vermelhos (até porque aqui está próximo de 0°C nessa época) e arregalando os olhinhos em frente as árvores de natal, que possuem toda exuberância que a China sabe fazer como ninguém. O interessante é que a maioria do comércio mantém os enfeites até as celebrações do Ano Novo Chinês, afinal o vermelho e dourado são as principais cores das duas celebrações.

november 2014 002
… mas o ‘espírito de natal’ acaba ai!

Agora o mais irritante nessa época aqui em Shanghai é que parece que só existe um CD , ou melhor, uma música natalina em todo o globo terrestre… “I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas, I wish you a Merry Christmas and Happy New Year…” Gente… em todas as lojas, restaurantes, elevadores, hospitais… tudo, você tem que ouvir essa música. É de enlouquecer… rs

Mas, como sempre falo, se estamos aqui, vamos aprender a conviver com o povo e a cultura daqui e cantar com eles ‘I wish you a Merry Christmas…’

Muita Luz, Amor e Harmonia. Que a Fé que nos mantém, seja renovada e esteja presente em todos os corações abertos à receber Jesus.

Feliz Natal!  圣诞快乐!  Shèngdàn kuàilè!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Como casar na China

Christine Marote

Tradições de Natal na Nova Zelândia

Rosana Melo

10 curiosidades sobre o Natal na Bulgária

Aimée Bardella Aihst

1 comentário

E o Natal está aí… até na China. | China na minha vida Dezembro 6, 2014 at 3:57 am

[…] coisas interessantes e eu escrevi sobre isso bo ‘Brasileiras pelo mundo’ nessa semana. Vão conferir… Inclusive, se vocês tiverem curiosidade para saber mais sobre as tradições natalinas mundo […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação