BrasileirasPeloMundo.com
Au Pair Pelo Mundo Irlanda

Trabalho de Au Pair na Irlanda

Trabalho de Au Pair na Irlanda.

Muitas das meninas que desejam vir para a Irlanda para fazer intercâmbio ou outro curso, acabam por considerar a possibilidade  de trabalhar como Au Pair como fonte de renda. Este tipo de serviço é definido como uma troca de serviços de babá por acomodação, alimentação e o pagamento das horas trabalhadas, porém o formato varia de país para país.

No entanto, apesar do que muita gente pensa, não há programa de Au Pair na Irlanda. Aqui, a categoria inclusive não é reconhecida como profissão.

Todos aqueles que trabalham e moram na residência de uma família são considerados como domestic workers (trabalhadores domésticos) e são entitulados dos mesmos direitos e deveres de qualquer outro profissional deste segmento – veja mais sobre isso neste link do Citizens Information – o órgão de atendimendo ao cidadão na Irlanda.

Desta forma, as meninas que buscam por este tipo de trabalho na Irlanda devem saber que tem como direitos:

  • Pagamento mínimo de 9,15 euros por hora trabalhada;
  • Jornada máxima de 48 horas semanais;
  • Férias pagas de 4 semanas por ano;
  • Feriados pagos e não trabalhados;
  • Acomodação em quarto individual e alimentação providenciada pela família – porém a família tem o direito de descontar €54,13 por semana para cobrir este custo;
  • Descanso não-pago de 15 minutos a cada 4,5 horas trabalhadas, ou de 30 minutos após 6 horas de trabalho ininterrupto.
  • Pagamento dos impostos e taxas trabalhistas de acordo com a lei irlandesa – alguns destes são pagos pela família, outros pela contratada.
  • Contrato assinado por ambas as partes com as informações acima especificadas bem como as funções a serem exercidas pela contratada.

Para deixar as coisas mais claras, seguem algumas das dúvidas mais comuns de quem quer ser Au Pair na Irlanda:

Quero ser au pair na Irlanda, como faço?

Em primeiro lugar, você não vai ser au pair aqui, porque não há esse programa, você vai ser trabalhadora doméstica.

E como encontro uma vaga de trabalhadora doméstica?

Existem sites como Rollercoaster.ie, Kangoroo Au Pair, e outros, nos quais você pode se cadastrar em busca de famílias. No entanto, é importante quejá esteja na Irlanda e com a sua situação  resolvida na Imigração. Justamente por não ter programa de au pair, nem as famílias, nem as escolas, podem conceder um visto desta função para você. As meninas brasileiras costumam ter um visto de estudante, já que vieram para estudar, ou ter dupla cidadania que lhes permite residir no país sem restrições.

E quais são os requisitos para ser contratada?

Isso depende da família. Todas vão exigir um nível de inglês que permita a comunicação entre vocês e principalmente  com as crianças – e quanto mais velhas elas são, melhor deve ser o seu inglês. Referências de outras famílias irlandesas são bem-vindas, mas muitas aceitam oferecer o primeiro emprego sem problemas. Outras famílias podem precisar que você dirija.

As vagas que pagam valores mais altos por hora trabalhada costumam ficar para aquelas com curso na área de cuidado com crianças, certificado de primeiros socorros e outras qualificações oferecidas por instituições irlandesas.

aupair-irlanda-trabalho
Fonte: MorgueFile

Pediram garda vetting, o que é isso?

Garda Vetting é o atestado de antecedentes criminais da Irlanda, que é emitido pela polícia local. Porém, apenas quem já está há pelo menos 2 anos na Irlanda tem acesso a ele, infelizmente.

Soube que tem uma agência de au pair.

Existem particulares que intermediam a contratação de meninas. Algumas são pagas pelas famílias, outras pelas interessadas. No entanto, essa prática não é mandatória e tudo pode ser resolvido entre as partes sem custo algum. Fica a seu critério.

Leia também: dez motivos para morar na Irlanda

Vou cuidar só das crianças, ou também do cachorro, da casa, etc?

Isso depende do seu contrato com a família. Geralmente, quem cuida de crianças só faz isso, até porque não há como conciliar outras tarefas. Porém, famílias com crianças já na escola costumam solicitar outras tarefas no período de ausência destas, e cabe à contratada aceitar isso ou não – e cobrar extra por isso já que estará exercendo função dupla. De qualquer forma, tudo isso deve ser previamente discutido e estar escrito no contrato para evitar disse-me-disse.

Tenho visto de estudante e só posso trabalhar 20 horas por semana. Como faço?

Nesse caso, ou você arruma uma família que só precise de você por 20 horas semanais ou nada feito, pois as regras da imigração para estudantes são bastante claras. Você poderá trabalhar em tempo integral apenas durante o período de férias da sua escola e por até 40 horas (e não as 48 horas permitidas por lei), e é isso.

E os rapazes, também podem cuidar de crianças?

Poder pode. Mas as famílias irlandesas costumam ser bem conservadoras, e preferem as meninas para cuidar das suas crianças. Mesmo assim, há casos de meninos sendo contratados sim.

A família gostou de mim, mas não quer me contratar para não pagar imposto.

Caia fora. Mais cedo ou mais tarde, a imigração poderá questionar o que você está fazendo para se manter no país e você poderá ser deportada por estar trabalhando ilegalmente – isso tem acontecido com certa frequência nos últimos tempos.

Leia também: dicas para aprender inglês em Dublin

Como vou saber se a família é de confiança?

Infelizmente, não há como saber disso com 100% de certeza. Você terá que seguir a sua intuição e garantir que esteja tudo escrito no papel. As famílias irlandesas estão apenas agora acordando para o fato de que devem tratar as au pair como qualquer trabalhador doméstico, por isso esteja pronta para chamar a atenção para os seus direitos.

E fica um alerta: tenha sempre suas economias guardadas para que você possa deixar a casa de imediato em caso de maus-tratos. Sob nenhuma hipótese aceite ser desrespeitada, agredida ou colocada em situação humilhante por conta de uma vaga de trabalho. Apenas saia da casa assim que possivel, e busque apoio na Garda (polícia local) mais próxima e no Migrants Rights Centre Ireland.

Related posts

Verão na Irlanda

Milene Maciel

Filmes irlandeses – Parte 2

Andréa Soares

A beleza do interior da Irlanda

Bárbara Hernandes

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação