Mudar para outro país não é tarefa fácil, principalmente quando você precisa de um serviço básico e não sabe para onde ir. E quando é em outra língua fica ainda mais complicado, pois você pode acabar não reconhecendo o órgão público ou instituição de que você precisa.
Aqui na Irlanda há ainda o agravante de muitos locais terem nomes em língua irlandesa, o que dificulta a tradução, já que poucos conhecem esse idioma fora do país.
Assim, organizei uma lista com os órgãos e locais onde você vai encontrar os serviços de que vai precisar nos seus primeiros meses por aqui:
- Garda National Immigration Bureau – Imigração
A Imigração irlandesa fica localizada na Burgh Quay, 13/14, Dublin 2, em frente ao rio Liffey. Este é o local ao qual você irá se dirigir se precisar de visto para permancer no país por um período maior que o de turismo.
O atendimento acontece apenas com hora marcada pelo site do órgão, mas há um recepcionista capaz de responder apenas a perguntas bem básicas. A maioria das informações são resolvidas por carta ou por e-mail. O atendimento por telefone é restrito.
2. Spire – Ponto de Encontro
O monumento que veio substituir o Nelson’s Pillar, bombardeado em 1966, fica no centro da O’Connell Street, a rua mais importante do centro de Dublin. Apesar de não ser apreciado por sua beleza arquitetônica por muita gente, é o ponto de encontro e de referência para diversos eventos.
Você encontrará, por exemplo, anúncios de moradia informando a distância desta até o Spire, como forma de mostrar o quão central é o endereço – vale lembrar que o centro de Dublin é habitação comum a estudantes e imigrantes, não sendo assim considerado como endereço nobre.
3. Temple Bar
Dublin tem pubs em quase todos os lugares, tantos que você vai passar anos aqui só tentando visitar todos. Mas é o Temple Bar, o mais famoso deles. Ele é tão marcante para a vida noturna de Dublin que ele deu seu nome a toda a sua área ao seu redor.
Assim, se alguém usar o Temple Bar como referência confirme se este está falando do pub vermelho ou da área como um todo. Na região, você vai encontrar restaurantes de culinária local e internacional, inclusive brasileira.
4. Os postos policiais (Garda Station)
O policial aqui é chamado de garda, e o posto policial, consequentemente, é a garda ou gardaí station. Você vai reconhecê-lo pelo nome da porta ou pela lamparina característica presente em muitos deles, já que não há arquitetura diferenciada – os postos podem estar instalados em qualquer tipo de prédio.
Outra forma óbvia de identificá-los é vendo os carros ou motos policiais na porta. Fique atento, porém, ao fato de que nem todos eles são identificados, pois detetives e agentes contam com carros comuns, sem plotagem.
5. Consultório Médico (Surgery)
O número de clínicas médicas (medical centres) é baixo em Dublin se comparado ao número de consultórios médicos particulares. A saúde aqui é cuidada, especialmente pelos GP (General Practicioner), o clínico geral.
Estes podem atender em prédios ou em suas próprias casas (seguindo as regulamentações necessárias). E o nome que você vai ver em muitas portas e muros é Surgery, termo que aqui, e também em outros países, não tem necessariamente a ver com cirurgia.
6. Citizen Information
Com postos localizados em vários pontos da cidade, o Citizen Information é o serviço gratuito de atendimento ao cidadão – mas que também atende a imigrantes e residentes temporários. O órgão é famoso por sua competência e agilidade e conta com um site completo e bem organizado.
Além de responder perguntas diversas, os postos contam com serviços gratuitos de contabilidade (cálculo de taxas) e de advocacia. Porém isso funciona de forma diferente em cada um deles, por isso informe-se antes.
E a dica é evitar o posto da O’Connell Street, pois a alta demanda prejudica a qualidade do serviço. O ideal é dirigir-se ao posto mais próximo de sua residência ou local de trabalho.
7. Revenue Commissioners (Receita Federal)
A arrecadação de impostos na Irlanda é unificada e coordenada por um único órgão, o Revenue Commissioners. Existe mais de um posto de atendimento e você deve buscar ajuda ou atendimento no mais próximo de sua residência.
Possivelmente, você só precisará dirigir-se até ele quando for fazer o seu primeiro registro, seja como empregado ou autônomo. O órgão conta com diversos serviços online que vão deixar você resolver quase tudo de casa.
8. Social Welfare/Departament of Social Protection
O serviço de assistência social é o órgão responsável pela emissão do PPS, o número de seguridade social daqui. Em Dublin, isso acontece no Intreo Centre localizado na Parnell Street, Dublin 1.
Este também o local que você irá buscar caso entre com pedido de seguro-desemprego, salário-maternidade, pensão, e outros benefícios pagos pelo governo. Estes são ou não são disponibilizados para imigrantes a depender de regras específicas.
9. Busáras – Estação Central de Ônibus
A estação central de ônibus é conhecida como Busáras, e fica localizada na Store St, North Dock, Dublin 1. De lá saem os ônibus da Bus Éireann, empresa pública de transporte interestadual e intermunicipal. Sob a marca Eurolines saem as viagens para diversos pontos do Reino Unido, com conexão via ferry boat.
A estação é bem modesta e nada moderna, mas atende bem ao número de passageiros diários. Ela conta com bagageiros pagos para quem quer dar só uma volta no centro e voltar ao fim do dia e alguns poucos serviços.
10. Connolly e Heuston Station – Estações de Trem
Já os trems para o interior e Belfast (Irlanda do Norte) saem da Connoly ou da Heuston Station. Elas estão localizadas em áreas diferentes da cidade – a primeira no centro, e a segunda perto do Phoenix Park – então verifique bem de onde o seu trem irá sair, pois você pode não ter tempo de correr de uma para outra.