BrasileirasPeloMundo.com
Irlanda

10 lugares para pôr na sua agenda em Dublin

Mudar para outro país não é tarefa fácil, principalmente quando você precisa de um serviço básico e não sabe para onde ir. E quando é em outra língua fica ainda mais complicado, pois você pode acabar não reconhecendo o órgão público ou instituição de que você precisa.

Aqui na Irlanda há ainda o agravante de muitos locais terem nomes em língua irlandesa, o que dificulta a tradução, já que poucos conhecem esse idioma fora do país.

Assim, organizei uma lista com os órgãos e locais onde você vai encontrar os serviços de que vai precisar nos seus primeiros meses por aqui:

  1. Garda National Immigration Bureau  – Imigração

A Imigração irlandesa fica localizada na Burgh Quay, 13/14, Dublin 2, em frente ao rio Liffey. Este é o local ao qual você irá se dirigir se precisar de visto para permancer no país por um período maior que o de turismo.

O atendimento acontece apenas com hora marcada pelo site do órgão, mas há um recepcionista capaz de responder apenas a perguntas bem básicas. A maioria das informações são resolvidas por carta ou por e-mail. O atendimento por telefone é restrito.

2. Spire  – Ponto de Encontro

O monumento que veio substituir o Nelson’s Pillar, bombardeado em 1966, fica no centro da O’Connell Street, a rua mais importante do centro de Dublin. Apesar de não ser apreciado por sua beleza arquitetônica por muita gente, é o ponto de encontro e de referência para diversos eventos.

Você encontrará, por exemplo, anúncios de moradia informando a distância desta até o Spire, como forma de mostrar o quão central é o endereço – vale lembrar que o centro de Dublin é habitação comum a estudantes e imigrantes, não sendo assim considerado como endereço nobre.

3. Temple Bar

Dublin tem pubs em quase todos os lugares, tantos que você vai passar anos aqui só tentando visitar todos. Mas é o Temple Bar, o mais famoso deles. Ele é tão marcante para a vida noturna de Dublin que ele deu seu nome a toda a sua área ao seu redor.

Assim, se alguém usar o Temple Bar como referência confirme se este está falando do pub vermelho ou da área como um todo. Na região, você vai encontrar restaurantes de culinária local e internacional, inclusive brasileira.

4. Os postos policiais (Garda Station)

O policial aqui é chamado de garda, e o posto policial, consequentemente, é a garda ou gardaí station. Você vai reconhecê-lo pelo nome da porta ou pela lamparina característica presente em muitos deles, já que não há arquitetura diferenciada – os postos podem estar instalados em qualquer tipo de prédio.

Outra forma óbvia de identificá-los é vendo os carros ou motos policiais na porta. Fique atento, porém, ao fato de que nem todos eles são identificados, pois detetives e agentes contam com carros comuns, sem plotagem.

5. Consultório Médico (Surgery)

O número de clínicas médicas (medical centres) é baixo em Dublin se comparado ao número de consultórios médicos particulares. A saúde aqui é cuidada, especialmente pelos GP (General Practicioner), o clínico geral.

Estes podem atender em prédios ou em suas próprias casas (seguindo as regulamentações necessárias). E o nome que você vai ver em muitas portas e muros é Surgery, termo que aqui, e também em outros países, não tem necessariamente a ver com cirurgia.

6. Citizen Information

Com postos localizados em vários pontos da cidade, o Citizen Information é o serviço gratuito de atendimento ao cidadão – mas que também atende a imigrantes e residentes temporários. O órgão é famoso por sua competência e agilidade e conta com um site completo e bem organizado.

Além de responder perguntas diversas, os postos contam com serviços gratuitos de contabilidade (cálculo de taxas) e de advocacia. Porém isso funciona de forma diferente em cada um deles, por isso informe-se antes.

E a dica é evitar o posto da O’Connell Street, pois a alta demanda prejudica a qualidade do serviço. O ideal é dirigir-se ao posto mais próximo de sua residência ou local de trabalho.

7. Revenue Commissioners (Receita Federal)

A arrecadação de impostos na Irlanda é unificada e coordenada por um único órgão, o Revenue Commissioners. Existe mais de um posto de atendimento e você deve buscar ajuda ou atendimento no mais próximo de sua residência.

Possivelmente, você só precisará dirigir-se até ele quando for fazer o seu primeiro registro, seja como empregado ou autônomo. O órgão conta com diversos serviços online que vão deixar você resolver quase tudo de casa.

8. Social Welfare/Departament of Social Protection

O serviço de assistência social é o órgão responsável pela emissão do PPS, o número de seguridade social daqui. Em Dublin, isso acontece no Intreo Centre localizado na Parnell Street, Dublin 1.

Este também o local que você irá buscar caso entre com pedido de seguro-desemprego, salário-maternidade, pensão, e outros benefícios pagos pelo governo. Estes são ou não são disponibilizados para imigrantes a depender de regras específicas.

9. Busáras – Estação Central de Ônibus

A estação central de ônibus é conhecida como Busáras, e fica localizada na Store St, North Dock, Dublin 1. De lá saem os ônibus da Bus Éireann, empresa pública de transporte interestadual e intermunicipal. Sob a marca Eurolines saem as viagens para diversos pontos do Reino Unido, com conexão via ferry boat.

A estação é bem modesta e nada moderna, mas atende bem ao número de passageiros diários. Ela conta com bagageiros pagos para quem quer dar só uma volta no centro e voltar ao fim do dia e alguns poucos serviços.

10. Connolly e Heuston Station – Estações de Trem

Já os trems para o interior e Belfast (Irlanda do Norte) saem da Connoly ou da Heuston Station. Elas estão localizadas em áreas diferentes da cidade – a primeira no centro, e a segunda perto do Phoenix Park – então verifique bem de onde o seu trem irá sair, pois você pode não ter tempo de correr de uma para outra.

Related posts

As consequências do Brexit na Irlanda

Karina Macmullan

Expressões irlandesas

Bárbara Hernandes

Acabei de chegar na Irlanda e agora?

Luciana Damasceno

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação