BrasileirasPeloMundo.com
Abu-Dhabi Emirados Árabes Unidos Turismo Pelo Mundo

Vale a pena conhecer Abu Dhabi ?

Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, já faz parte do mapa de viajantes mais experientes, mas ainda está longe de ter o status de sua vizinha Dubai. Essa, dispensa comentários e elogios sobre os seus colossais atrativos turísticos. Abu Dhabi, no entanto, ainda vem conquistando o coração e o seu espaço entre o turismo internacional.

Com uma população de 1,5 milhão de pessoas em 2014, é a segunda cidade mais populosa do país, formada principalmente por expatriados que encontraram no Emirado uma oportunidade de conquistar o emprego dos sonhos ou fazer um bom pé-de-meia para o futuro. Isso fez com que a cidade se tornasse um grande caldeirão miscigenado, onde todos os dias é possível trocar experiências culturais com pessoas do mundo inteiro.

Para quem se interessa por um turismo mais realista e gosta de sentir como é o dia a dia na cidade sob a perspectiva de um morador, basta passear pelos vários parques, shoppings, supermercados e pela Corniche (a orla da cidade) para ver e ouvir dezenas de nacionalidades diferentes, além dos donos disso tudo, os árabes, trajados em suas elegantes vestes típicas que se destacam na multidão.

Abu Dhabi, cujo significado do nome é “Pai da Gazela”, oferece tudo o que se espera de um mundo árabe: safáris pelo deserto, dança do ventre, passeios de camelo, souks (mercados tradicionais) e, claro, abundante e deliciosa comida árabe! É possível organizar um passeio que englobe tudo que é típico em uma animada  tarde de rali pelas dunas do deserto, seguida de um inesquecível pôr-do-sol e uma noite fantástica em um acampamento beduíno. Imperdível!

Aos apaixonados por Fórmula 1, a cidade recebe todos os anos o Grande Prêmio em seu encantador Circuito de Yas Marina, sendo uma ótima pedida para aproveitar e conhecer a cidade em um dos seus meses mais agradáveis do ano: novembro. Ainda na temática “velocidade”, aqui também está localizado o Ferrari World, o maior parque temático indoor do mundo, com a montanha-russa mais rápida do mundo! Viram só? Não é só Dubai que ostenta títulos no Guinness Book.

IMG_0518 - Copy
Interior da Grande Mesquita Sheikh Zayed. Foto: arquivo pessoal

E por falar em recordes, a Grande Mesquita Sheikh Zayed é uma pérola para os olhos de qualquer visitante, com suas deslumbrantes colunas e cúpulas de mármore branco, mosaicos com pedras semi-preciosas e lustres pesando toneladas, cobertos de cristais e banhados a ouro 24 quilates. Além disso, lá está localizado o maior tapete feito à mão já confeccionado no mundo, com 5.627 m²! O lugar é de uma riqueza e beleza que deixam qualquer viajante boquiaberto e nenhuma foto consegue fazer jus a sua grandiosidade.

Aos que vierem à cidade com crianças, o parque aquático Yas Waterworld é um passeio imperdível! Mas se a sua praia for outra, literalmente, opções não vão faltar: a cidade é servida de várias praias, naturais ou artificiais, particulares ou públicas. A praia de Saadiyat com seu mar azul-turquesa é, na minha opinião, a mais bonita delas! Já para quem gosta de agito e não dispensa uma cervejinha admirando o mar, a praia de Yas é uma boa opção.

IMG_6058 - Copy
Linda praia de Saadiyat. Foto: Renata Zagato

O icônico Burj Al Arab, em Dubai, pode ter sido o primeiro hotel 7 estrelas do mundo, mas não é o único. Abu Dhabi tem o seu representante à altura, o suntuoso Emirates Palace. As diárias, porém, são condizentes com o  luxo do lugar e não cabem no bolso de qualquer viajante. Entretanto, a boa notícia é que o hotel é aberto à visitação e é possível até tomar o famoso café com ouro e usar o caixa eletrônico que faz saques em… ouro! Mais do que um hotel, o Emirates Palace é um dos símbolos de Abu Dhabi e uma de suas principais atrações turísticas também.

Com certeza não irão faltar excelentes opções de hospedagem, espalhadas por toda a cidade. E a grande vantagem é que é possível turistar pelos magníficos lobbys e comer em ótimos restaurantes que os hotéis possuem. Aliás, a vida social e noturna da cidade estão concentradas basicamente em hotéis, onde é permitido vender bebida alcóolica. As opções de restaurantes e cozinhas internacionais também são inúmeras – e deliciosas!

Variada também é a opção de compras: todas as grandes marcas da moda possuem lojas na cidade, além de exclusivas marcas de automóveis, a grande paixão dos árabes! Há, inclusive, um museu de automovéis, o Emirates National Auto Museum, com exemplares exóticos de uma coleção particular de um sheikh.

Outras atrações incluem o Hospital de Falcões; a Cidade de Masdar, que promete ser a cidade ecológica mais sustentável do mundo; os diversos prédios modernos e com arquiteturas únicas, como: Aldar HQ, Al Bahar, Yas Viceroy, Capital Gate, Etihad Towers e vários outros. No próximos anos, Abu Dhabi abrigará filiais dos museus Louvre e Guggenheim, além do Zayed National Museum. Todos esses se destacam pela arquitetura única também.

640px-Ferrari_World_Abu_Dhabi
Foto: Aziz J.Hayat – Flickr: Ferrari World Abu Dhabi

E agora, respondendo à pergunta inicial, vale a pena conhecer? É claro que vale! Abu Dhabi cresce e se desenvolve a cada dia, oferecendo cada vez mais atrações e conforto aos turistas! Mesmo que o seu destino principal seja Dubai, não deixe de passar pelo menos 2 dias na capital do país. E para facilitar a vida dos compatriotas que desejam conhecer o país, há voos diários e diretos ligando a cidade ao Brasil. E se quer saber qual a melhor época para visitar a cidade, confira esse artigo.

Para mais informações, consulte o site oficial de turismo: Visit Abu Dhabi, disponível também em português. Também vale a pena conferir o artigo da Juliana, colunista de Dubai, que nos dá dicas para uma viagem aos Emirados Árabes. Preparem as malas e boa viagem!

Related posts

10 curiosidades sobre o Ramadã

Gabriela Lirio Delfino

A retomada da profissão: de dona de casa a advogada em Dubai

Thais Cunha

Vinte dicas para viajar por Cuba

Viviane Naves de Alencar

5 comentários

Renata Salas Collazo Abril 26, 2016 at 10:31 pm

Vale conhecer, viver…. que saudade Polly desse lugar que ganhou meu coracao!!!! Lindo texto!!! Bjs

Resposta
Pollyane Martins Abril 28, 2016 at 7:28 am

Obrigada pelo carinho, querida! Volta pra cá! Hehehe. Beijo grande.

Resposta
Diário de PollyExpectativa vs. Realidade - Lazer - Diário de Polly Janeiro 9, 2017 at 3:08 pm

[…] vários posts publicados no blog e no Brasileiras pelo Mundo, site em que sou colunista, comentei sobre atividades de lazer que temos disponíveis aqui na […]

Resposta
Brasileiras pelo Mundo - vale a pena conhecer Abu Dhabi? - Diário de Polly Fevereiro 9, 2017 at 1:27 pm

[…] Abu Dhabi – Vale a pena conhecer? […]

Resposta
Brasileiras pelo Mundo - Abu Dhabi não é Dubai - Diário de Polly Julho 11, 2017 at 4:18 pm

[…] Khalifa sabe o que eu estou falando). Mas Abu Dhabi não fica para trás, e, por isso, já até fiz um artigo falando sobre o potencial turístico da cidade. O Grand Mosque, por exemplo, é tão lindo que […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação