Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Portugal»Visto D7 para aposentados morarem em Portugal
    Portugal

    Visto D7 para aposentados morarem em Portugal

    Juliana MarraBy Juliana MarraFebruary 9, 2018Updated:September 12, 202218 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Lisboa. foto: arquivo pessoal.
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Visto D7 para aposentados morarem em Portugal.

    Cheguei há pouco tempo em Portugal, e me deparei com uma lista gigantesca de documentos para correr atrás e uma burocracia infinita que me era ainda desconhecida. De cara, o que posso afirmar sobre Portugal é que qualquer brasileiro se sentirá em casa, e reconhecemos bem nossas origens, nas coisas boas e nas não tão agradáveis assim.

    Depois de pouco mais de um mês com o som das senhas apitando nos ouvidos, percebi que aqui as coisas fluem melhor do que eu esperava ou estava acostumada no Brasil. Não adianta ter pressa, nem ficar nervoso. Leve um livro, um celular ou tablet, pois a maioria dos lugares tem wi-fi gratuito, e esteja disposto a esperar. Posso garantir que as coisas vão acontecer.

    A burocracia parece infinita e assustadora de início, mas ao contrário do que muitas vezes acontece no Brasil aqui as coisas se resolvem. Pode demorar um pouco, mas é menos do que parece, basta estar atento às informações, anotar tudo, ter controle do que já foi feito e do que ainda falta fazer e sempre comparecer às marcações no horário e com os documentos solicitados.

    A quantidade de brasileiros vindo para Portugal tem crescido e é fácil perceber porque o destino é tão atrativo. Existem inúmeras facilidades para brasileiros aqui, conquistadas por acordos bilaterais, que estendem os benefícios. Ainda não consegui escrever muito para compartilhar sobre minhas experiências pessoais, mas pesquisando para auxiliar familiares e amigos interessados, resolvi compartilhar sobre o visto D7, para aposentados ou pessoas que vivam de rendimentos.

    O visto D7 é válido para brasileiros aposentados ou que vivam de rendimentos (bens móveis ou imóveis, de propriedade intelectual ou aplicações financeiras). Os que desejem requerer esse visto, por estarem na categoria residentes não habituais, são isentos de taxação sobre sua aposentadoria ou rendimentos, desde que esses já tenham sido taxados no Brasil.

    O visto D7 é válido por 1 ano e deve ser renovado caso a pessoa deseje continuar em Portugal. É muito importante que a pessoa que se candidate ao visto D7 NÃO vá para Portugal ANTES de ter o visto em mãos. O processo deve tramitar no Brasil.

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

    Para se candidatar ao visto, a pessoa deve comprovar, por meio da declaração anual de imposto de renda (IRPF) que possui os meios para se sustentar por no mínimo 12 meses, em território português e que terá acesso a essa renda em Portugal, ou seja, que possui contas bancárias em ambos os países, por meio das quais pode transferir os rendimentos do Brasil para lá. Se quiser conhecer um pouco mais sobre aplicativos para transferência de dinheiro para o exterior, leia esse artigo.

    Um ponto importante é que a comprovação de subsistência deve ser feita para cada adulto que solicita o visto. Para pessoas que acompanhem o requerente do visto, isto é, cônjuge, filhos menores de 18 anos ou pais acima de 65 anos, é exigido que os rendimentos apresentados cubram o valor de subsistência para os demais membros da família também. Isso significa que para o solicitante do visto, os rendimentos devem ser iguais ou superiores a 100% do salário mínimo vigente em Portugal. Para o segundo ou demais adultos, 50% do salário mínimo vigente por pessoa, e para filhos com menos de 18 anos, ou maiores, mas que sejam comprovadamente dependentes dos pais, 30% do salário mínimo vigente, por pessoa.

    Além da comprovação dos meios de subsistência, o candidato deve fazer uma declaração com as motivações da solicitação do visto, por exemplo, possuir parentes já em Portugal, e comprovar que possui alojamento, reserva de hotéis, airbnb, carta assinada de parentes com a data da hospedagem inclusa ou contrato de aluguel, com período correspondente ao do visto solicitado.

    Outro documento solicitado é seguro internacional de viagem, ou o PB4, para brasileiros que contribuíram com o INSS. Para conhecer mais sobre o PB4, aconselho ler mais aqui. Além disso, é necessário tirar junto a Polícia Federal, um atestado de antecedentes criminais, e autenticá-lo junto às autoridades competentes. Cópias de passaporte, RG e outros documentos, bem como declarações específicas solicitadas pelo consulado português, precisam ser preenchidas e encaminhadas. Para acessar a lista completa de documentações, o site do Consulado Português em São Paulo fornece as informações completas. Os links para a Polícia Federal e o PB4 também estão disponíveis na página do consulado .

    Existem muitas empresas que fazem o serviço para retirar o Visto D7 por você, mas esse serviço tende a ser mais caro, especialmente considerando que você já precisará pagar diversas taxas além de autenticações de documentos, cópias, vistos, para concluir o processo então caso você tenha tempo livre para organizar tudo e uma boa dose de paciência, conseguirá fazer sozinho e dará certo apesar de talvez ter que ir e voltar várias vezes nessa busca por informações, passo a passo e documentos.

    O mais importante é lembrar que os vistos possuem regras, como por exemplo, não deixar o território português por mais de 6 meses no período de duração do visto, afinal, se é pra vir pra cá, é para aproveitar aqui, né! E Portugal tem inúmeras oportunidades. Se ficou interessado, sugiro ler mais sobre o custo de vida no Porto, em Lisboa, sobre turismo no Aveiro, 5 dicas de Ouro pra quem vem pra Portugal ou sobre o Estilo de vida Português.

    Textos relacionados

    • 5 motivos para não morar em Portugal
    • 5 motivos para morar em Portugal
    • Cinco atrações turísticas em Braga
    • Opções para o verão no norte de Portugal
    • Val d’Aran – O Vale dos vales
    • Portugal: casa da vó
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    aposentadoria em Portugal morar no exterior portugal registro no consulado portugues Visto D7 Viver de renda
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Juliana Marra
    • Website

    Juliana é viajante, vegetariana, professora de inglês/português, internacionalista, cozinheira amadora e yôginí em desenvolvimento. Se mudou para a Espanha em 2016, para acompanhar o marido, e atualmente se dedica à manter o seu blog em dia, escrever, fazer trilhas e caminhadas, e ensinar idiomas à distância.

    Related Posts

    Mães brasileiras em Portugal são reféns da maternidade

    October 17, 2022

    Pandemia nos EUA: Excesso de otimismo no momento?

    May 21, 2021

    A difícil vida de migrante durante a pandemia no Minho em Portugal

    April 26, 2021

    18 Comments

    1. Francisco Nobre on February 14, 2018 1:23 pm

      Achei interessantíssimo o seu artigo. Em breve me aposentarei e não tenho parentes, esposa ou quem quer que seja que possa me propiciar um visto para morar em Portugal (sou brasileiro da gema desde sempre, com tudo de bom ou ruim que isso signifique). Porém, minha renda será suficiente para viver com certo conforto por aí. Certamente, gostaria de aproveitar bem a estadia por Portugal, mas penso em poder fazer pequenas viagens pela Europa, somente alguns dias aqui e ali. Você menciona que não pode sair do território português por 6 meses. Isso é a cada vigência do visto, ou seja, como tenho que renova-lo anualmente, somente poderei passear fora de Portugal nos últimos 6 meses de cada período de visto? Obrigado

      Reply
      • Juliana Marra on February 14, 2018 4:09 pm

        Oi, Francisco. Acho que mesmo sem os parentes pode valer a pena tentar o visto D7. Cada caso é avaliado individualmente pelos funcionários da emigração e cada caso é visto de uma forma. Lembrando que a carta de motivações é apenas um dos itens essenciais, e ter parentes é uma das sugestões de motivação. Você pode listar outras, mostrar sua identificação com Portugal de outra forma. A permanência em território português não está detalhada nos sites, há apenas essa informação acerca dos 6 meses, convém perguntar isso também para os funcionários da emigração. No seu caso, estando no Brasil, o melhor será procurar um consulado português para dirimir essas dúvidas. Obrigada pela leitura! 🙂

        Reply
    2. Aline Cristina on May 15, 2018 11:24 pm

      Olá Juliana, tenho uma dúvida, se puder me ajudar: Minha mãe tem interesse em morar em Portugal. Ela é pensionista devido a morte de meu pai, e o rendimento mensal dela é de R$ 2300,00. Considerando que o salario mínimo português é de 580 euros, o rendimento teria de ser aproximadamente 2500,00. Você poderia me auxiliar nesta questão? Eles são taxativos nesse valor, ou essa pequena diferença passaria, considerando uma determinada região de Portugal, como qualidade de vida menor, longe dos grandes centros? Se você não puder me ajudar, sabe de alguém que e poderia tirar essa dúvida? Desde já agradeço imensamente pela atenção.

      Reply
      • Juliana Marra on May 16, 2018 4:30 am

        Olá, Aline! Eu realmente não sei te esclarecer nesse ponto. Sei que a renda é um dos fatores analisados, mas a análise é sempre do processo individual de cada um, juntamente com as demais questões mencionadas no texto, como intenção de moradia, motivos, etc, além da renda. Creio que diferentes serviços de advocacia voltados para vistos poderiam te auxiliar, no Brasil existem inúmeros, mas em última instãncia, creio que dependerá mesmo da análise individual do Serviço de Emigração e Fronteiras (SEF) de Portugal na hora da emissão do visto.

        Reply
    3. suelen on May 30, 2018 12:59 pm

      Bom dia Juliana!

      Achei o maximo seu artigo!
      Eu e meu esposo estamos pensndo em TEntar a Vida em portugal… Mais precisamente em Matosinhos ou Porto…
      você pode nos esclarecer quanto ao custo de vida nestes locais… e quanto ao Visto para irmos trabalhando?
      Temos um conhecido, que esta abrindo uma empresa em portugal, E nos ofereceu trabalho… como funciona?

      Reply
      • Juliana Marra on June 7, 2018 4:48 pm

        Olá, Suelen! Obrigada pela leitura! 😉
        Quanto a custos no Porto sei que há bons artigos aqui no BPM com detalhes, como este: https://brasileiraspelomundo.com/custo-de-vida-no-porto-391060376
        Para saber sobre vistos aconselho se informar junto ao Consulado de Portugal mais próximo de você, pois cada caso é um caso, e o tipo de visto vai depender de renda, tipo de emprego, se já há contrato de trabalho ou não, enfim, são muitas variáveis, mas aconselho você a se informar direitinho no Consulado. Para trabalhar você precisa ter um visto que permita trabalho. No mais as especificações do que é necessário para cada emprego vai depender do contrato de trabalho de cada vaga. Boa sorte! Abraço!

        Reply
    4. Jovair Vicente Domingues on June 4, 2018 1:34 pm

      Olá;
      Tudo bem?
      Tenho uma dúvida:
      Já estou preparando a solicitação de visto de residente D7, sou aposentado e com rendimentos próprios.
      Tenho uma dúvida:
      É necessário, antes de enviar os documentos, antes da entrevista já ter a passagem comprada para ficar uma semana conforme eles solicitam?
      Porque no preenchimento dos documentos, além de pedirem a passagem, solicitam o nome do Hotel também.
      Mas e se não conseguir o visto de residente? Claro, teria que aproveitar a viagem… não iria perder. Mas é isso mesmo?
      Agradeço de tiver alguma informação.
      Abraço.

      Reply
      • Juliana Marra on June 7, 2018 4:42 pm

        Olá, Jovair. Sim, é necessário cumprir com os requisitos pedidos na solicitação do visto D7, bem como de qualquer visto para o qual se aplique. Aconselho que tire as dúvidas sobre seu caso específico junto ao Consulado de Portugal onde for solicitar o visto, pois eles poderão lhe informar de forma mais precisa. Obrigada pela leitura! Abraço!

        Reply
    5. MANUEL VELASQUEZ on June 7, 2018 4:04 pm

      Boa tarde, Uma perguntinha, quem é aposentado por invalidez aqui no Brasil é isento de imposto de renda. Certo. Como fica se for morar em portugal? Alguem pode me esclarecer isso? vai continuar isento ou vai ser taxado?

      Reply
      • Juliana Marra on June 7, 2018 4:40 pm

        Olá, Manuel! As taxações de imposto de renda mudam quando a pessoa faz a declaração de saída definitiva do país apenas. Mas especificamente para aposentados com o visto D7 eu não sei se há alteração, nem de quanto. Aconselho consultar um advogado/contador que conheça sobre o assunto em maiores detalhes e que possa lhe informar especificamente sobre seu caso. Abraço!

        Reply
        • Rafael Primo on June 18, 2018 3:02 pm

          Boa tarde, gostaria de saber se com o visto d7 tem permissão para trabalhar ou montar algo?

          Reply
          • Juliana Marra on June 22, 2018 8:41 pm

            Olá, Rafael! Os detalhes sobre o visto podem ser esclarecidos junto ao Consulado de Portugal mais próximo de você. Mesmo as informações dadas ao público podem variar, por isso é sempre melhor ter do Consulado um parecer sobre o seu caso! Abraços.

            Reply
    6. Carolina de Paula Campos on July 15, 2018 5:25 pm

      Olá Juliana! Faz uns meses que estou pesquisando sobre o visto D7, essa semana meu marido entrou em contato com uma empresa de q faz essa acessoria.Na primeira reunião com eles, fomos informados que além da declaração de imposto de renda q comprove a renda exigida, precisaríamos ir até Sao Paulo abrir uma conta em um banco portugues e depositar lá um valor referente ao nosso sustento no país por um ano.Você sabe me informar se é assim mesmo? Muito obrigada!

      Reply
      • Juliana Marra on July 16, 2018 9:36 am

        Olá, Carolina. Eu não possuo o D7, o meu é outro visto, então o processo foi diferente. Infelizmente não posso lhe confirmar essa informação por isso. Mas aconselho que você busque orientação e confirmação de todos os passos junto ao Consulado de Portugal mais próximo de você. Muitas informações também podem ser obtidas por telefone ou e-mail do Consulado. Abraço!

        Reply
    7. Matheus on December 27, 2018 7:20 pm

      Oi Julinana Marra! Gostei do artigo, é bem explicativo, parabéns! Principalmente com o detalhe dos meios de subsistência, muitas pessoas não chegam a comentar detalhadamente esse passo importante, o que acaba indeferindo o processo e frustrando muitas pessoas.

      Reply
    8. MARCIA FERREIRA TEGANGNO on February 13, 2019 3:23 pm

      Olá Juliana. Adorei seu Blog. Vou tentar tirar o visto D7 e depois informo se tudo deu certo!

      Reply
    9. José Carlos on February 19, 2019 6:24 pm

      Olá Juliana, minha dúvida no visto D7 é quanto ao valor, preciso de um montante que aplicado gere uma renda mensal de no mínimo um salário mínimo Português ou bastaria ter o montante (um salário vezes 12) de saldo em conta bancária?

      Reply
      • Liliane Oliveira on February 20, 2019 3:48 pm

        Olá José Carlos,
        A Juliana Marra parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas em Portugal que talveZ possam te ajudar.
        Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
        Obrigada,
        Edição BPM

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.