BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo Turquia

Você sabia que o Papai Noel nasceu na Turquia?

Você sabia que o Papai Noel nasceu na Turquia?

A noite de Natal esta fortemente relacionada com a imagem do Papai Noel. A vida de São Nicolau, que deu origem ao bom velhinho que nasceu na atual Turquia, inspirou muitas lendas e povoa o imaginário das crianças, trazendo alegria e magia.

QUEM FOI

Nicolau nasceu no ano de 270 e teria vindo de uma família rica e nobre da então cidade grega de Patara. Após a morte de seus pais, herdou grande fortuna mas não guardou nada para si. Distribuiu todo o dinheiro aos pobres e necessitados e passou a viver na cidade de Mira.

Diz à lenda que o bispo local havia falecido e a nomeação de Nicolau para o cargo foi ao acaso. Como não haviam procedimentos e regras para eleição de bispos na época, após jejum e orações dos bispos das comunidades vizinhas, ficou decidido que o próximo a entrar pela porta seria o enviado de Deus para ocupar a posição de bispo, e foi Nicolau quem o fez.

No ano 1087 Mira estava sob o domínio muçulmano e conta-se que 62 marinheiros italianos foram a cidade e transferiram seus restos mortais para Bari, na Itália. Foi então que ele se popularizou na Europa e passou a ser chamado também de São Nicolau de Bari.

É hoje um dos mais famosos padroeiros da Igreja Católica. Inúmeras lendas contam seus milagres e a sua vida. Depois de Nossa Senhora, Nicolau foi o santo mais retratado por pintores e o mais venerado pela igreja. Ele é o padroeiro de dezenas de cidades em todo o mundo, e também da Rússia, Noruega e Grécia.

São Nicolau de Mira ou de Bari como é chamado, faleceu no dia 6 de dezembro de 323, em Mira. O local se tornou destino de peregrinação e atrai fiéis do mundo todo.

O QUE ELE FEZ

O Bispo desempenhou grande papel na pregação do cristianismo. Foi um homem de bom coração, reconhecido por sua generosidade e bondade. Ajudava aos pobres terem vidas melhores, em especial às crianças.

Uma das histórias mais famosas é que ele teria colocado saco de moedas de ouro na janela de três meninas que precisavam se prostituir, para que assim, a família pudesse mudar de vida.

É conhecido também como patrono dos marinheiros e viajantes. Várias histórias contam sobre Nicolau e o mar. Existem capelas de São Nicolau em portos de todo o mundo.

Quando ele era jovem, peregrinou por alguns lugares onde Jesus havia passado. Em uma de suas viagens, uma tempestade poderosa ameaçou destruir o navio. Nicolau rezou e o mar se acalmou. Os marinheiros aterrorizados ficaram maravilhados quando o vento e as ondas se acalmaram de repente, poupando a todos.

Outras histórias contam que Nicolau salvou o seu povo da fome e fez muitas ações gentis e generosas em segredo, não esperando nada em troca. Dentro de um século de sua morte, ele foi celebrado como um santo.

Nicolau foi tão reverenciado que milhares de igrejas foram nomeadas em sua homenagem. A lista incluí trezentas igrejas na Bélgica, trinta e quatro em Roma, vinte e três na Holanda e mais de quatrocentos na Inglaterra.

E COMO O TURCO SÃO NICOLAU SE TORNOU O VELHO BARBUDO E GORDUCHO DE TRENÓ

O Papai Noel gordo, de barba branca, usando roupas vermelhas e tendo seu trenó puxado por renas, que remete ao polo norte, foi uma figura construída ao longo dos anos, com forte influência comercial.

A data original de celebração de São Nicolau é 6 de dezembro, dia de sua morte. Nesta data, séculos atrás, freiras começaram dar doces para as crianças carentes.

Com os imigrantes Europeus chegando aos Estados Unidos, as histórias do santo foram junto, no imaginário das pessoas, que contavam as crianças inúmeras lendas sobre São Nicolau.

Em 1800 cartunistas e escritores americanos ajudam na difusão do bom velhinho. Começam a fazer desenhos, poemas e livros infantis. Muitas modificações foram realizadas em sua imagem e o Papai Noel se popularizou.

Papai Noel ganhou varias versões e a mais conhecida por nos brasileiros, é o Papai Noel de barba loga e branca, vestido de vermelho, com um saco de presentes nas costas.

Essa versão americana se tornou conhecida com as campanhas da Coca-Cola. Nela, ele vive no Polo Norte e vem com seu trenó puxados por renas voadoras e entra nas chaminés para deixar presentes. A Coca-Cola usa a figura do Papai Noel em suas campanhas de marketing desde os anos de 1930. Foi então a versão do Papai Noel alegre tomando uma coca-cola se espalhou pelo mundo.

Por uma adequação, principalmente comercial, a tradição de trocas de presentes passou a integrar a cerimônia natalina em 25 de dezembro. Porém alguns poucos países, como a Holanda por exemplo, a troca de presentes permanece sendo feita no dia 6 de dezembro.

FATOS ATUAIS

Em outubro deste ano, arqueólogos turcos alegaram ter encontrado o local onde estão os restos mortais de São Nicolau, num templo de 1700 anos sob o piso da igreja São Nicolau na região de Antália. Mesmo local onde acredita-se que ele nasceu. Eles esperam encontrar o corpo do então arcebispo intacto.

Na Itália fica a Basílica de São Nicolau onde acredita-se estar o corpo do bispo atualmente, que teria sido levado por piratas Italianos em 1087. Essa versão é negada pelos arqueólogos turcos, que dizem que o corpo levado da Turquia foi de um padre e não do bispo.

Segundo a rádio vaticana, entre os meses de maio e junho deste ano, houve uma peregrinação na Rússia com as relíquias do bispo, composta de 13 centímetros de sua costela esquerda. Foi a primeira vez que deixam a Itália em mais de 900 anos, desde sua chegada em Bari.

VISITA A CIDADE DO PAPAI NOEL

Mira hoje é a cidade conhecida como Demre, na Turquia. A igreja é ponto de visita e peregrinação do turismo religioso. A maior cidade próxima é Antália, de onde saem tours para visitar a região.

Foto: Commons wikimedia

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Comemoração do Natal nos países islâmicos

Vanessa Taboada

Poligamia na Turquia

Rubiana Ozturk

Curiosidades sobre o Natal na Suécia

Vânia Romão

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação