Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Holanda»Workshop na Holanda
    Holanda

    Workshop na Holanda

    Giovanna PrataBy Giovanna PrataJanuary 13, 2019Updated:January 13, 20192 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Workshop na Holanda: “Quem é você no seu corpo?”

    Se mudar de emprego às vezes vira a vida da gente de cabeça pra baixo, imagina o que uma mudança de país pode fazer.

    A gente sabe que vai ter que se adaptar a um novo idioma, possivelmente a um emprego numa área diferente, um clima que muitas vezes é o oposto do que estamos acostumados, toda uma nova geografia e arquitetura, amigos novos no lugar daquela galera de longa data que falava com a gente só pelo olhar, uma cultura toda nova. Sem falar nos detalhes do dia-a-dia, como descobrir onde comprar o quê e entender a disposição dos produtos no supermercado.

    Mas é muito comum a gente se esquecer que uma das maiores mudanças vai ser ter que conviver com uma pessoa estranha 24 horas por dia: a gente mesma.

    É isso aí, morar num novo país significa que a gente também vai mudar. Algumas coisas serão pro bem, já outras nem tanto, mas uma coisa é fato, uma mudança dessa mexe com a gente.

    A parte de abrir a cabeça, se tornar mais forte, vivenciar novas experiências, melhorar a qualidade de vida é o positivo dessa mudança, mas e quando as coisas mudam tanto que você não se reconhece dentro de você mesma?

    Na Holanda é comum encontrar mulheres que se mudaram pra cá por causa de um amor, seja porque se apaixonaram por um holandês ou porque o parceiro recebeu uma proposta de emprego e elas resolveram topar a mudança.

    Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Holanda

    E aí muitas vezes você passa de profissional, filha, amiga a dona de casa. Pode ser por opção ou temporariamente até encontrar um emprego, mas a verdade é que de certa forma você perde um pouco da sua identidade.

    Ainda mais nós, brasileiros, que costumamos nos definir pela profissão que temos. Eu deixei o Brasil como publicitária e, nesse meu quase um ano e meio de Holanda, fui estudante, freelancer, hostess, vendedora de loja de queijos e só depois de mais de 6 meses voltei a ser publicitária (mas confesso que morro de saudade da loja de queijo).

    E foi com base nessa experiência que um trio de brasileiras em Roterdã se juntou pra criar o Projeto Mulher 360 e um workshop focado nas brasileiras que estão por aqui chamado “Quem é você no seu corpo?”.

    A última edição foi em novembro e eu fui convidada pra participar e ver a Ju, a Dai e a Josi falarem pra um grupo de brasileiras incríveis, todas dividindo essa loucura que é morar fora.

    Cada uma aborda um aspecto diferente de ser expatriada e essa última edição começou com a Ju: psicanalista, astróloga, budista, com cursos de ayurveda nas costas, experiência morando na Espanha e nos Estados Unidos (além do Brasil e da Holanda, claro).

    A Ju começa mexendo com a gente, falando como mudanças são importantes, como se encontrar nessas mudanças faz toda a diferença e, principalmente, como temos que aceitar essas mudanças e encaixá-las no que faz sentido pra gente. Ensina a olhar pra dentro, procurar se entender antes de absorver o ambiente e que a evolução só vem com bagunça, com transgressão.

    Se o workshop acabasse por aí, com a meditação guiada incrível que a Ju dá no final, já valeria a tarde, mas na sequência vem a Dai: exportada do Brasil pra Holanda com passagem pela França, ela é fisioterapeuta especializada na região pélvica e instrutora de pompoarismo.

    A Dai vem pra lembrar a gente da importância de estarmos bem com o nosso corpo, de aceitarmos nossos estilos e formas e de cuidarmos da gente. Falamos de anatomia feminina, de melhores práticas pra saúde da mulher, de atração, libido, filmes pornôs voltados pro público feminino e por aí vai. E botar um grupo de brasileiras pra falar de sexo é pra gente cair na risada, né?

    E pra completar entra a Josi: estilista e consultora de imagem, com experiência morando no Brasil, na Itália e na Holanda.

    Leia também: Indonésia – A luta pelos direitos das mulheres

    A Josi vem pra ajudar a gente a encontrar nosso próprio estilo e, principalmente, pra lembrar que a gente tem que ser a gente. Holandesa não usa muita maquiagem, prefere a praticidade na hora de se vestir, prioriza jeans e tênis em vez de vestido e salto alto, mochila no lugar de bolsa chique e unha feita é artigo de luxo por aqui.

    Mas não é porque as holandesas são assim que a gente tem que ser também! Se você se sentir confortável com isso, ótimo, mas não deixe pra lá aquela vontade de usar uma estampa mais florida ou um olho esfumado mais caprichado se isso fizer você se sentir bem.

    Eu confesso que aderi bem o estilo holandês, mas comprando suéteres mais coloridos e sem abrir mão da base e do blush antes de sair de casa. E mesmo me sentindo à vontade com o look casual, botar um vestido arrumadinho e um salto alto me faz falta de vez em quando.

    Então esse post vem em forma de dica, mas também de agradecimento a esse trio que se esforçou pra montar um workshop com conteúdo super relevante pra gente, que está aqui tentando se achar num mundo totalmente novo e desafiador, mas sem querer perder a nossa essência.

    Textos relacionados

    • Carteira de Motorista na Holanda
    • Pandemia e o Relaxamento do Lockdown na Holanda
    • Como aproveitar o verão em Amsterdã
    • Dá pra viver com salário mínimo em Amsterdã?
    • A temporada das tulipas na Holanda
    • 7 curiosidades sobre as casas holandesas
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    empoderamento feminino holanda workshop
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Giovanna Prata
    • Website
    • Facebook
    • Instagram
    • LinkedIn

    Giovanna é paulista, publicitária formada pela ESPM e pós-graduada na USP, morou em São Paulo por mais de 13 anos até decidir vender tudo e se mudar para a Holanda em 2017. É mãe de dois cães (Suki e Elvis), morou em Amsterdam e atualmente mora em Haia. Ela é louca por viagens, história e vinhos. Morre de saudades do sol do Brasil, mas está se acostumando com o clima louco holandês. No Instagram @giprata ela posta um pouco do seu dia-a-dia.

    Related Posts

    Envelhecer longe de casa

    August 16, 2021

    Carteira de Motorista na Holanda

    May 31, 2021

    Pandemia e o Relaxamento do Lockdown na Holanda

    May 5, 2021

    2 Comments

    1. Josi Kasteller on January 14, 2019 7:38 am

      Obrigada Gi, pelo esforço em vir participar conosco desta tarde de trocas de informações, porque sei que seu caminho foi longo até chegar até nós e também muito obrigada por pulverizar nosso evento para suas leitoras. Nosso intuito é justamente esse, resgatar quem você é no seu corpo independente de onde você esteja. Teremos agora dia 26 de janeiro a próxima edição, que é novo mas também como um complemento deste workshop que você participou e você é nossa convidada de honra! Esperamos você dia 26 janeiro as 13hs! Beijão com muito carinho Josi Kasteller

      Reply
      • Giovanna Prata on January 15, 2019 8:22 am

        Foi um grande prazer estar com vocês, Josi! Vou tentar me programar pra ir dia 26, obrigada pelo convite :))))

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.