10 pratos que os portugueses adoram

2
1029
Foto: Teleculinaria

Não é só em lugares que nos causam ‘maior impacto cultural’ que é possível encontrar pratos um tanto esquisitos. Depois de um tempo morando em Portugal, comecei a reparar que por aqui também existem iguarias muito peculiares. Resolvi listar os pratos mais diferentes que já conheci por aqui. Alguns deles são estranhas de se ver e, sendo assim, ainda não tive coragem de provar, mas a maioria é bem gostosa. Vale a pena criar coragem, deixar a cara feia de lado e pedir nos restaurantes para experimentar!

Fica a dica para quem estiver passando pela terrinha e estiver na vontade de provar comidas diferentes, fugindo um pouquinho dos Pastéis de Belém e dos pratos com bacalhau. 😉

1Arroz de cabidela

Este é o primeiro item da lista porque é o meu favorito de todos eles, apesar de ser um prato bem esquisitão. É uma iguaria feita com arroz cozido com frango (ou galinha), juntamente com o sangue do animal. O sangue é drenado e misturado com vinagre e… eu não sei o que eles fazem, ou que tipo de tempero que colocam a mais, mas fica tudo muito bom e saboroso.

Lembro que só depois de ter batido duas pratadas é que vieram me contar o que é que eu havia comido. Se eu me arrependi depois? Nem um bocadinho.

2Arroz de Sarrabulho

Esta é uma variação do Arroz de Cabidela, feita com sangue (e carne) de porco.  Este prato eu ainda não provei… Está na minha lista, mas como eu tenho um ‘pé atrás’ com carne de porco eu estou adiando.

3Caracóis

Sabe aquele bichinho cheio de gosma que fica se arrastando pelos jardins? Pois! É isso mesmo! Em Portugal e no sul da Espanha a galera adora! Come feito petisco para a companhar uma cervejinha. No verão é muito comum ver bares beira mar com plaquinhas dizendo ‘há caracóis’. Eles são servidos com limão, azeite e outros tipos de ‘caldinhos’ (deve ser para tirar o sabor a gosma… vai saber!). Eu ainda não tive coragem de provar, mas meu namorado disse que “sabe muito bem”.

4Percebes

Se você achou o nome dessa comida estranho, você ainda não viu nada… Os percebes são crustáceos super feiosos e esquisitos que vivem em colônias grudados às rochas no mar. Eles são capturados de maneira artesanal (e muito perigosa) quando a maré está baixa e, por esse motivo, eles são um bocadinho caros. Apesar de serem esquisitos, são bem gostosos e fáceis de se preparar: basta fervê-los em água. Eles são constituídos de duas partes (uma ‘unha’ e um ‘talo’, sendo essa última a parte comestível).

5Ovas de peixes

Fonte: Mama Paleo

É muito comum por aqui encontrar Salada de Ovas nos restaurantes. Muitas vezes são de bacalhau (mas podem ser de outros tipos de pescados também). As ovas são cozidas, fatiadas e servidas com azeite (pra variar!), vinagre e cebolas. Pode vir junto com um pouco de alfaces. Nada de especial…

6Dobrada de boi

É um prato feito com o estômago e intestino do boi. (Eita!) Para preparar a iguaria, deve-se ter muito cuidado. As partes devem estar muito bem limpas, devem ser bem cozidas, escaldadas e temperadas. Segundo os portugueses: ou você ama ou você odeia a dobrada. O poeta Fernando Pessoa adorava! E gostava tanto que até fez um poema em homenagem ao prato.

7Enguias

Fonte: O Ribatejo

Esse tipo de peixe é conhecido por aqui como a ‘cobra do mar’. É muito apreciada na região norte do país e pode ser preparada de maneira frita ou ensopada. Não sei decidir qual das duas maneiras é melhor, já que achei as duas uma delícia!

8Morcela

Fonte: Ibergados

Lembra muito o nosso chouriço e, assim como a Dobrada de Boi: ou as pessoas adoram ou detestam. É um embutido feito a base de sangue e gordura de porco, que pode ter algumas variações dependendo das regiões onde se é preparado. É feito no forno e acompanha as refeições. Esse ainda me falta provar… mas confesso que ainda tenho um pé atrás.

9Ouriço do Mar

Já deu para perceber que os tugas adoram comida que vem do mar, não é mesmo? Nada para eles é esquisito: Os ouriços são parentes das estrelas-do-mar e têm uma carcaça dura e cheias de espinho. É necessário ter muito cuidado para conseguir abri-los e encontrar a parte comestível, que é, nada mais, nada menos, que os órgãos reprodutores do bichinho, (as chamadas ‘ovas’). Como dizem eles: sabe mesmo a mar!

10Miolos de Boi

Deixei o mais esquisito de todos para o último. Acho que é o único da lista que me causou uma certa impressãozinha… comer cérebros não é comigo (sim, miolos são mesmo os cérebros!). Sei que no Brasil também existem pratos feitos com miolos, mas aqui é costume de muitas aldeias que, para não desperdiçarem nada, fazem um prato com os miolos fritos.

Leia mais sobre a culinária portuguesa!

E você? Provou ou viu alguma comida diferente enquanto estava de visita por Portugal? Conte para nós nos comentários.

Se você gostou não se esqueça de compartilhar com os amigos e curtir a página do BPM  e do Vou Pra Onde? no Facebook!

2 Comentários

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui