A famosa Padaria Portuguesa em Lisboa

0
254
Padaria Portuguesa - Foto: acervo pessoal
Padaria Portuguesa - Foto: acervo pessoal
Advertisement

Sabe aqueles lugares que frequentamos mais constantemente quando moramos no local – padarias, supermercados, farmácias, entre outros? Pois bem, nesse artigo destaco a Padaria Portuguesa, que é uma rede espalhada por diversos endereços em Lisboa. Vivendo no dia a dia na cidade, um dos primeiros lugares que me encantou, desde quando cheguei, foi a Padaria Portuguesa, em razão da qualidade dos seus produtos e preços.

Eu já tinha ouvido falar no famoso pão de Deus que ela fabrica; é um pãozinho doce, de massa macia coberta com creme e coco. Parece simples, mas, para quem gosta de coco, duvido que se contente com apenas um! Ainda que sejam em dias diferentes, pois é grandinho, é impossível comer um só. Bom, a primeira vez que fui à Padaria Portuguesa, adivinhe o que pedi? Foi o famoso pão de Deus! Confesso que também caí nos encantos desse pão e logo me apaixonei.

Essa padaria é uma ótima dica para turistas, pois, em razão dos seus muitos endereços, é fácil de encontrar uma de suas filiais e é um bom lugar para dar uma parada, descansar e comer algo de preço acessível e rápido. Vou dar um exemplo: o pequeno-almoço (café da manhã) composto por uma xícara de café espresso, um croissant com presunto e queijo e um copo de suco de laranja natural, custa 2,50 euros. O pão de Deus, sobre o qual falei anteriormente, custa um euro e, destaco, não é pequeno. Também gosto muito do croissant feito com a mesma massa do pão brioche: você pode escolher o croissant francês, com a massa tradicional deste pão, ou o croissant brioche. Há também as sopinhas no inverno, e tantas outras delícias.

O design interior da Padaria Portuguesa é moderno, agradável e padronizado. Para quem estiver passeando no bairro da Baixa Pombalina, próximo à Praça do Comércio, há uma instalada na Rua da Prata, 134. Ela é relativamente pequena perto de outros endereços, mas é uma opção para comer algo rápido e acessível, ou até mesmo para beber uma água ou usar a casa de banho (banheiro). Essa rua é paralela à famosa Rua Augusta. No entanto, há uma especial com uma decoração totalmente diferente das demais da rede. Para quem aprecia decoração e design, indico esse endereço: ela fica no Bairro Alto, no Príncipe Real, Rua D. Pedro V, 102. Esta padaria é a antítese de todas as outras padarias da rede.

A foto acima eu tirei no ano passado, no outono. Essa é a Padaria Portuguesa, do Príncipe Real, e tem arquitetura que remete às padarias do sul da Itália. São vários ambientes, com um estilo rústico e, ao mesmo tempo, aconchegante. Há um ambiente conhecido como sala da lenha, que é charmoso e tem uma mesa de madeira maciça bem grande e janelas de vidro de onde é possível ver um pátio, ou seja, uma área ao ar livre que existe nos fundos da padaria. Até mesmo o desenho do cardápio é diferente dos existentes nas outras lojas. O menu é o mesmo, mas o ambiente é totalmente outro. Ela foi inaugurada no primeiro semestre de 2016. Vale a pena conferir pelo ambiente, pelas delícias, pela praticidade e pelos preços.

Uma dica: não deixe de observar o quadro da ceifeira e uma parede decorada com vários tipos de pães, é muito original. É possível perceber que cada espaço do ambiente foi meticulosamente pensado, imaginado e realizado. Gostoso de ver.

Há outro ponto muito interessante que deve ser destacado: o Miradouro São Pedro de Alcântara. Ao sair da Padaria Portuguesa do Príncipe Real, vire para o lado esquerdo e vá reto; a poucos metros dali você irá se deparar com o Miradouro São Pedro de Alcântara, o mesmo que faz parte da fotografia do filme “Trem Noturno para Lisboa”, do diretor dinamarquês Bille August. É um dos miradouros que mais gosto em Lisboa, a vista é linda e imponente, poderá ver o majestoso Rio Tejo e lá, bem adiante, o Castelo de São Jorge e muitos outros sítios (bairros).

O miradouro está localizado no Jardim de São Pedro de Alcântara, que foi construído no século XIX. Existe um mapa de azulejos junto à grade do jardim que ajuda a identificar alguns pontos da cidade. No jardim há bancos e árvores que fazem do miradouro um lugar ideal para descansar e observar. A vista é linda durante o dia, mas se for à noite, também irá se encantar com as luzes de Lisboa acesa. O miradouro São Pedro de Alcântara é um lugar que serve de ponto de encontro noturno comum para lisboetas que têm a intenção de seguir para a famosa noite do bairro alto.

A rede Padaria Portuguesa está, como destaquei, espalhada por toda a cidade, porém a localizada no Príncipe Real se destaca por seu design interior que é diferente de todas as outras da rede, e por estar localizada a apenas alguns metros do miradouro São Pedro de Alcântara, outro ponto que merece ser visitado.

Interessante é que a Padaria Portuguesa, como a maioria das padarias por aqui, é um misto de padaria, café, restaurante e pastelaria (doceria). Na hora do almoço há opções práticas, rápidas e acessíveis, o que é bom tanto para os moradores da cidade quanto para os turistas que, além de poderem aproveitar a qualidade da rede, poderão conhecer um pouco mais do dia a dia dos lisboetas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui