Dez coisas que eu gosto no povo português

7
1215
Fonte:www.pexels.com
Advertisement

Todo mundo já sabe que morar em outro País tem suas pedras no caminho. A questão de onde morar, custo de vida, fazer novas amizades, enfim, tudo muito novo, muito bonito mas também muito complicado. Já falei aqui, mais de uma vez que os portugueses deixam toda essa adaptação um pouco mais divertida e fácil, principalmente aqui no Porto, onde eu moro. Para esse post, pensei em 10 coisas que mais gosto no povo português. Logicamente que como moro no Porto, muito desses pontos são características dos portuenses.

1 – São diretos no que pensam – Os portugueses são extremamente diretos no que pensam e não tem “papas na língua”. Não tem aquela coisa nossa, de procurar as melhores palavras, falar de uma maneira “mais suave”, nada disso. Aqui eles são extremamentes diretos, e falam sem meias palavras o que acham, o que pensam e o que querem. No início, para nós, pode parecer estranho, às vezes, mal educado, mas com o tempo você percebe que isso facilita muito a vida, principalmente no meio de trabalho. E mesmo falando diretamente o que acham (pode ser algo que você não goste), no momento seguinte tudo volta ao normal. Você acaba aprendendo a não levar nada para o lado pessoal.

2- Receptivos – Os portugueses são muito receptivos. Entretanto, só posso falar com mais autonomia pela região que moro, a do Porto. Os portuenses são todos muito solícitos e atenciosos, você vai a um restaurante e se sente em casa, vai comprar uma fruta, e ganha outra de presente. Adoram receber, todo encontro e uma grande festa, e aquele almoço de domingo sempre acaba virando um jantar. E ai de você de não ficar até o final da comilança! Sempre à base de muito vinho, por sinal.

3 – Igualdade – Igualdade é uma característica de portugal. Todos são tratados da mesma maneira, desde o balconista do supermercado até um professor univesitário. Pelo que tenho visto, os salários não tem as variações tão grandiosas do Brasil o que acaba facilitando essa igualdade social.

4 – Literais – Essa parte é a mais engraçada. Eles são extremamentes literais. Há inúmeras histórias engraçadas. Por exemplo, você pára em uma rua próximo ao metrô e pergunta: “aqui tem um metrô?” e ele te responde: “aqui não tem metrô” e você: “como não, me falaram que aqui tinha um metrô” e ele: “Aqui não, mas se você andar na outra rua, tem”; mais um exemplo: uma amiga minha tem intolerância ao glúten, foi à farmácia para procurar uma enzima, que ajudaria nessa digestão, explicou a farmacêutica que tinha certa intolerância, que precisava da enzima para poder comer glúten, que toda vez que come pães e pratos com glúten tinha sérios sintomas e tal. A farmacêutica respodeu “não temos a enzima, mas é só você não comer alimentos com glúten”. Pronto! E não vai dizer que tudo isso não deixa a vida mais divertida?

5 – Por aqui ninguém envelhece – Como uma característica do Porto, você pode ter lá pelo seus 30 e poucos anos e por aqui sempre será chamada de “menina”! A primeira vez que fui chamada de “menina”, fiquei tão feliz, achei que Portugal tinha me remoçado, depois descobri que todas as mulheres são chamadas dessa forma. Mas mesmo assim é tão bom, ir à padaria e ouvir “o que a menina vai querer?” um luxo, para bem poucos….

6 – O valor da palavra – Por aqui a palavra vale muito, e isso faz toda a diferença para os portugueses. Uma vez fui a um restaurante que não tinha máquina para pagar com cartão, fiquei pensando como sairia para sacar dinheiro e pagar aquela conta, quando a garçonete me diz “vai lá levantar (sacar) dinheiro, menina, depois volte aqui para pagar”. Sim, há muita confiança e acredita-se muito na palavra do outro. Isso, pra gente,  principalmente pra mim, que morava no Rio de Janeiro, muita vezes ainda assusta, mas com o tempo você se acostuma e  vê o quanto é bacana viver com um povo assim.

7 – Respeito às mulheres –  Você sabia que Portugal é um dos países mais seguros do mundo para as mulheres? Sim, por aqui percebo um respeito muito grande com a gente. Mas não fui eu que disse isso não, foi uma pesquisa do site US News & World Report. Além das mulheres portuguesas, desde 1976 terem plena igualdade jurídica, tal como os homens, o dia-a-dia nos mostra em pequenos detalhes o quanto é um país seguro para as mulheres: nada daquele “psiu, psiu” na rua, ou de se sentir assediada em ônibus e metrô. Não vou dizer que não acontece, porque já ouvi relatos, mas os problemas são bem mais esporádicos.

8 – Generosidade – Genorosidade é uma coisa em falta no mundo de hoje. Mas por aqui tem em abundância; o povo é extremamente generoso. Não sei explicar muito bem, acho que só o convívío diário com as pessoas, certos detalhes, você vai percebendo essa característica. Todos querem ajudar, torcem por você  e acaba que a gente também fica um pouco mais generoso.

9 – Amor ao Brasil – Sim, os portugueses gostam muito do Brasil. Vou te falar que eles sabem mais das nossas questões políticas do que nós mesmos. Não são poucas as vezes, que quando vêem que somos brasileiros, param e começam a puxar papo, falando de política, ou então que já foram ao Brasil e contam as suas impressões além de sempre terem um parente por lá. E como não se apaixonar por um povo que gosta tanto do nosso País além de adorarem nosso sotaque?

10- Cozinham bem – Sim, os portugueses cozinham muito bem, então em qualquer lugar, por um preço muito barato você come como um Deus. Pode ser de tripa à bacalhau, mas tudo fica muito saboroso nas mãos deles. Azeites maravilhosos e batatas de todos os tipos, estão por toda a parte!

Com esse tempo por aqui, percebo que nós brasileiros temos muitas características dos portugueses, mas acredito que precisamos ainda aprender mais um pouquinho.

E você o que mais ama no povo português? Deixe seu comentário!

Leia sobre o custo de vida no Porto, em Portugal!

7 Comentários

  1. Li seu artigo com minha esposa e concordamos com você. Estamos terminando quase duas semanas de viagem por Portugal e nada parece ser mais certo do que suas observações. Agora voltaremos inspirados.

  2. Excelente Priscila! Gostei muito do teu texto. Em todas as vezes que estive em Portugal sempre tive a sensação de estar em casa, além da diversão cotidiana devido às diferenças que temos. Grande beijo no coração!

  3. amei e concordo com as 10 características dos portugueses apontadas por ti, Priscila, parabéns! Os itens 1, 3 e 4 foram os que mais me chamaram a atenção; com relação à Igualdade, realmente é impressionante como o povo, independente de sua categoria social, conversa contigo de igual pra igual, olhos nos olhos e peito aberto, e isso é maravilhoso!!! E graças ao Universo, brevemente estarei a morar em Portugal, pois tenho certeza de que eu e meu jeito de ser se dará muito bem com o cotidiano português, graças a Deus.
    1 forte abraço, <3

  4. Estive aí em Portugal pela segunda vez…dessa vez fiquei em Figueira da Foz..amo esse país e perfeito seu relato,pura verdade tudo que disse..

  5. Portugal é terra de nossos antepassados,para quem descende de portugueses e portanto temos caraterísticas comuns.Porém a diferença é que são europeus e não viveram nos trópicos,e não existem megacidades como nós onde o egoísmo e o crime impera.Viva Portugal !

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui