10 motivos para morar na Argentina

14
4112

Neste post vou listar 10 motivos para morar na Argentina!

Neste momento de crise no Brasil, sei que muitos estão pensando: “e se eu me mudar para outro país?” Em alguns casos pode ser uma boa ideia, em outros, nem tanto. Por isso, recomendo fortemente que se você está nessa situação, pense muito a respeito.

Sei que num primeiro momento o alívio de pensar “vou para um país onde há emprego, segurança, qualidade de vida” conforta seu coração. Mas com tudo isso vêm algumas dificuldades também: aprender uma nova língua, acostumar-se a uma nova culinária, traduzir um monte de documentos, conseguir uma nova casa, um novo emprego, escola para os filhos, plano de saúde etc.

Pesquise, pergunte, informe-se. Essa é uma decisão muito importante e que vai mudar bastante a sua vida.

Para te dar uma ajuda, hoje venho dizer os dez motivos que me fazem escolher a Argentina – e Buenos Aires – para viver.

10. Idioma

Já disse anteriormente e volto a repetir: espanhol não é português, mas nada como ter que aprender um novo idioma quase irmão gêmeo do seu, não é mesmo?

Curiosidade: Português e Castelhano tem 75% de semelhanças em gramática e vocabulário. Estudando 3 horas por dia, podemos ir do básico ao avançado em menos de 4 semanas.

E também se falar uma ou outra palavra em português no pasa nada, as pessoas até vão gostar!

9. Localização

Momentos como: ter uma urgência familiar e você poder ir ajudar; visitar seus pais (que não estarão por muito mais tempo) num feriado longo; ir no casamento da sua melhor amiga; conhecer o novo sobrinho que nasceu, devem e podem fazer parte da sua vida.

Viver fora do Brasil numa distância de um voo de 2 horas não tem preço! E muitas passagens são mais baratas que voar dentro do próprio Brasil.

8. Custo

De todas as “big cities” Buenos Aires é a que melhor tem um custo-benefício para viver. Com um salário razoável você pode alugar um apartamento num bairro super bacana, comer fora, ir ao cinema, ao teatro, passear e fazer compras.

Compare com suas colegas Londres, Paris, NY, LA, Tokyo, Madrid, Amsterdam, Berlin, SP, RJ, Barcelona, Milão e veja se não compensa!

7. Educação

Escolas e universidades públicas e gratuitas de excelência.

Escolas públicas de primeiro e segundo grado (ensino fundamental e médio) em tempo integral, bilingue e com atividades extracurriculares.

Universidades nacionais – públicas, gratuitas e sem vestibular – que oferecem uma imensa variedade de cursos nas áreas humanas, artes, ciências biológicas e exatas.

6. Saúde

Bons hospitais e sistema de saúde pública que funciona bem. Sobre este assunto falei um pouco mais detalhadamente nesse post aqui.

5. Segurança

Buenos Aires é segura assim como a grande maioria das cidades argentinas.Óbvio que existem casos de violência, mas são isolados e nada diferente do que acontece em toda grande metrópole. Por outro lado, terrorismo e catástrofes naturais ainda não chegaram por aqui.

4. Oportunidades

País que está se desenvolvendo é ótimo para novas oportunidades.

Ainda há muita ideia/projeto/empresa/indústria para se criar por aqui e você pode ser a primeira nisso.

3. Documentos

Pelo acordo do Mercosul, Brasileiros podem pedir residência na Argentina e vice-e-versa.

Isso quer dizer que, mesmo sem estudar, trabalhar, ter descendência ou estar casada com um argentino você pode vir morar aqui.

Nada de dúvidas, angústias ou incertezas. Uma vez que você apresentar sua solicitação com todos os documentos em mãos, sua residência é aprovada e você volta para casa despreocupada. Para saber como funciona este processo leia este post.

2. Cultura

Buenos Aires é uma cidade culturalmente vibrante em todos os sentidos.

Como disse antes, boas escolas e universidades formam pessoas interessantes e cultas. Sair para bater um papo com os amigos, além de divertido, pode ser um evento muito enriquecedor. Sem falar na imensa quantidade de opções de museus, exposições, galerias, cinemas,teatros, livrarias e cafés. E que cabem em qualquer bolso.

1. Sentir-se Bem-Vindo

http://www.migraciones.gov.ar/accesible/indexD.php

Nada melhor para um expatriado que ser bem recebido no novo país. E na Argentina é assim: somos muito bem-vindos.

Fala a verdade, que país te recebe com a seguinte mensagem?

“A Argentina que queremos construir é inviável sem a contribuição do imigrante”

Todos adoram quando dizemos que somos brasileiros, não temos problema para conseguir residência permanente, nem emprego, nem alugar apartamento.

Não há discriminação na escola, nem na universidade, nem no trabalho, a não ser quando o assunto for futebol…. mas, aí, é porque, bem, sabe como é, Argentina e Brasil numa final fica difícil para ambos lados.

14 Comentários

  1. Adorei seu texto. A Argentina sempre foi um países da minha listinha de lugares para morar. Já havia cogitado a possibilidade em 2013, mas não deu certo. Atualmente estou morando e estudando nos EUA, porém, não dá para ficar aqui por muito tempo.
    Gostaria de saber se você tem conhecimento de como é a demanda para profissionais da área de TI. Quem sabe quando concluir o curso aqui, “pouso” por aí? Rsrs…
    Obrigada!

    • Que bom que gostou, fico feliz! E pode vir tranquila, a demanda é boa e a época melhor ainda porque como disse no post, de uns poucos anos para cá a Argentina está crescendo e as empresas e idústrias aparecendo. Oportunidade não vai faltar, te garanto. 😉

  2. Olá, me chamo Thiago, tenho 21 anos e sou louco pela Argentina!
    Atualmente estudo jornalismo e trabalho em farmácia, mas quero largar tudo e ir morar na Argentina!
    Conseguir serviço na Argentina é fácil para um brasileiro?

    • Oi Thiago, tudo bem?
      Aqui sempre tem oportunidades de trabalho. Se vai ser fácil ou não dependerá da sua formação e do seu castelhano. Quanto ao fato de você ser brasileiro não há problema algum! 😉

  3. Olá, Fabíola estou pensando muito em ir morar na argentina, tenho curso de mecanico de automoveis queria saber se a area ai é boa, me deixa um pouco preocupado pq vou com minha esposa e filho, e tbm pretendo estudar.

    Obg

    • Olá, tudo bem?
      Então, sobre esse mercado específico eu não saberia te dizer. Melhor você dar uma pesquisada no site de empregos zonajobs.com.ar.
      O que te recomendo é já saber algo de espanhol. Entender e se fazer entender faz toda a diferença na hora de conseguir um trabalho.
      Para estudar será fácil e tranquilo, existem muitas instituições de ensino gratuitas e de acesso a todos.
      Boa sorte!

  4. ola, sou Jof Romel, sou motorista queria trabalhar la com entregas será que daria para trabalhar deste jeito e o mercado é bom para isso? e da para se manter trabalhando la com este tipo de emprego?

    • oi, tudo bem sim, e com você?
      então para conseguir trabalho depende do que vocês estão pensando, mas não costuma ser muito difícil não
      tem muitos estudantes que trabalham em bares, cafés e restaurantes da cidade
      😉

  5. Oiii!
    Eu e minha namorada estamos pensando em morar em Buenos Aires. Sabe informar se tem uma demanda de emprego legal por aí na área de Administração e Psicologia? Grata! Adorei o post!

    • Oi, tudo bem?
      Então, antes de tudo, sugiro que vocês dois preparem todos os documentos para poder trabalhar aqui (traduzir, validar, etc.) e estejam com o espanhol em dia (se tiver certificado então, melhor).
      Na área de administração conheço um pouco mais e sei que há boas oportunidades sim, já na de psicologia não poderia te dizer. Apenas que este é um assunto muito forte por aqui. Todos os estabelecimentos educacionais contam com psicólogos e todos por aqui fazem terapia. Não imagino que será tão difícil.
      😉

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui