BrasileirasPeloMundo.com
Portugal

1 ano morando em Portugal

1 ano morando em Portugal.

Há um ano eu chegava em Portugal com marido, bebê, cachorro, mala e cuia para uma nova etapa de vida. Eu não conhecia Portugal até então, me sentia como em um casamento arranjado onde só conheceria o noivo no dia da festa. E foi assim, casamento sem namoro mesmo. Chegamos no começo do verão de 2016, num dia lindo de sol e céu azul.

A primeiríssima impressão foi de não conseguir entender o português de Portugal. Aquele sotaque forte e arrastado da terrinha confundia meus ouvidos e eu tinha que prestar muita atenção para conseguir entender. O bom é que isso passou depois de uma semana, acho que foi o tempo para o cérebro se acostumar, talvez.

A segunda sensação foi de familiaridade (como já contei neste texto aqui). Em Portugal, existe uma maior facilidade em se encontrar produtos brasileiros em comparação a qualquer outro país da Europa. Fora que existem muitos brasileiros vivendo por aqui, assim a sensação de proximidade com o Brasil e similaridades com a nossa cultura são grandes.

Outra coisa muito boa é que Portugal, região de Lisboa para ser mais específica, tem cerca de 300 dias de sol por ano! E isso, sem dúvida nenhuma, faz a diferença no humor de quem vive longe da família e amigos.

Leia também: custo de vida em Lisboa

Diferentemente de quando morei na Inglaterra, a partir do momento que abro a boca para falar, todos já sabem que sou brasileira. Nunca senti desrespeito nem preconceito escancarado por esse motivo. Quando sinto levemente um julgamento, faço questão de ser educada, sem dar muita importância. Mas uma coisa é fato: para brasileiros que vêm trabalhar em Portugal, é preciso provar em dobro sua competência, comprometimento e confiabilidade. Isso é um preconceito indireto, que existe sim. Mas é fácil de driblar, não vale a pena se indignar com ele. Costumo pensar nos meus próprios preconceitos enraizados… Quando você conhece alguém de outro país, enxerga primeiro o indivíduo ou pergunta logo de onde ele é? Isso é inato ao ser humano… tentar colocar as pessoas em caixinhas de estereótipos. Não acontece só em Portugal, acontece em todo lugar.

Voltando ao “noivo” que conheci no dia do casamento: Portugal. Como é lindo! Isso sem dúvida nenhuma é um diferencial. Eu não fazia ideia de como a natureza presenteou a terrinha com belíssimas praias, campos, montanhas e rios. É possível ir a praias maravilhosas e também ver a neve. Tem paisagem para todos os gostos. Além de construções lindíssimas e cidades históricas de encher os olhos e a alma com tanta beleza.

Foto: Pixabay.com

Portugal é um país tradicionalista. Por isso, algumas coisas podem parecer um pouco “atrasadas” ao nosso ver. Tenho dificuldade com compras online, por exemplo. A Amazon daqui não é nem de longe a maravilha que é no Reino Unido e mesmo no Brasil. Existem bem menos opções de compra online, mas é um perfil de consumidor que vem crescendo e, com certeza, em poucos anos isso tende a mudar (“olha o caminhão da oportunidade passando por aqui, freguesia!”). Um detalhe: nas vezes em que comprei online, a entrega foi levada super a sério, data e horário foram sempre respeitados. O serviço é reduzido, mas de muita qualidade.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar em Portugal

A comida é deliciosa. Os ingredientes são frescos por virem de produtores locais. Frutas, legumes, peixes, carne… tudo como estamos acostumados no Brasil. Tudo isso com sabor de comida de verdade, sem muita embalagem. Este “noivo” me incentivou a cozinhar e a ter um estilo de vida mais saudável: indo à feira semanalmente e preparando minhas próprias refeições. Vale ressaltar que os vinhos portugueses são um convite a você nunca mais tomar vinho de outro país. Bons preços, qualidade e variedade. Me conquistou com facilidade neste ponto.

Leia também: visto D7 para morar em Portugal

Decidimos por morar em Cascais, cidade de praia que fica pertinho da capital, Lisboa. E esta cidade me inspirou muito a praticar esportes. A todo momento se vê alguém correndo ou andando de bicicleta na beira da praia. Existem boas ciclovias e o clima é perfeito para a prática esportiva outdoor. Para quem gosta, existe ainda uma infinidade de esportes aquáticos como surf, kitesurf, stand-up paddle, windsurf… Ou seja, é difícil ficar parado com tanto movimento em volta. Para quem gosta, é fácil entrar na vibe esportiva e adotar um ou mais esportes. A qualidade de vida agradece!

Eu também não imaginava que a comunidade de estrangeiros/expatriados vivendo em Portugal era tão grande. A terrinha não é só o país da oportunidade e sonho para nós, brasileiros: existem muitos ingleses, americanos, suecos, chineses, holandeses, entre outros morando aqui. Tiro proveito disso, participando de grupos de expatriados para correr, fazer amizades e conhecer outras mães com filhos pequenos. Acabei por conhecer pessoas de diversas nacionalidades que, assim como eu, estão longe de suas famílias e amigos. Vou deixar o link aqui de uma comunidade internacional que faço parte e organiza diversos eventos.

Para nós brasileiros, Portugal geralmente não é o primeiro destino europeu que nos vêm à cabeça quando planejamos férias. Acabamos por pensar que é muito parecido com o Brasil, ou que não é tão interessante culturalmente quanto os demais países. Mas esse mito logo desfaz-se na primeira visita ao país. Com tanta história, beleza natural e comida boa, conquista sempre a todos. E para quem vem morar aqui, se vier com o coração aberto para entender e fazer parte da cultura portuguesa, pode vir com a alma tranquila que será uma experiência incrível.

No geral, este “casamento” com Portugal tem funcionado bem. Não sei se porque ainda estamos na fase do namoro, se conhecendo, mas o “noivo” se apresentou amigável, receptivo e encantador. Tem tudo para ser “eterno enquanto dure”.

Related posts

Violência doméstica em Portugal

Edijane Costa

Como validar o diploma de Psicologia em Portugal

Tamyris Almeida

Cheguei em Portugal para estudar. E agora?

Tamyris Almeida

39 comentários

Marta Cereser Junho 29, 2017 at 1:41 pm

Oi Analu,
Gostei muito dos seu texto sobre Portugal, especialmente sobre o clima e a fartura de sol durante o ano. Mas gostaria de saber sobre o custo de vida; as condições dos imóveis para alugar ou comprar; se o processo de compra de imóvel é muito complicado ou é parecido com o do Brasil; quais as regiões que tem o melhor custo benefício para que quer comprar imóvel. Se puder fornecer esse tipo de informação, agradeço.
Abraço,
Marta Cereser

Resposta
Franck Agosto 3, 2018 at 12:48 am

Olá Marta, posso te ajudar!!

Este curso pode tirar todas suas dúvidas.

http://snip.ly/krj6i5

Boa Sorte!!!

Resposta
Jacqueline Martins Junho 6, 2019 at 11:33 am

Parabéns pelo Post, Mas é verdade no começo tudo parece flores já digo de experiência própria destes 4 anos e meio aqui em Portugal,como você diz Portugal nos encanta só o fato de dizermos moramos na Europa já nos sou agradável.
Mas como disse no começo parece fácil mas passado um tempo nos deparamos com a realidade.

Resposta
Silvia Macedo Julho 8, 2017 at 5:47 pm

Olá Analu!
Muito bacana o seu artigo. Concordo com suas colocações acerca de Portugal, sou paulistana também, de São Paulo, capital e moro em Lisboa. Cheguei alguns meses antes de ti. Achei muito interessante o link que você adicionou sobre a comunidade internacional. Temos algumas coisas em comum… nacionalidade, naturalidade … e agora Brasileiras Pelo Mundo e Portugal. Um abraço, Silvia Macedo

Resposta
Analu Tavela Julho 13, 2017 at 9:29 am

Olá Silvia! Muito obrigada por deixar seu comentário. Vou seguir seu blog, pois como disse, temos muito em comum. Um grande beijo, Ana

Resposta
RENATA ADRIANO CAVALHEIRO Setembro 11, 2017 at 9:56 pm

Olá Analu! Estou visitando o teu blog pela primeira vez e me identifiquei logo de cara quando você falou que pisou em Portugal com filho rssss

Eu Tenho um baby de 6 meses e acabei de voltar de férias da Europa, sempre quis morar aí e agora meu marido voltou falando que vamos para Portugal. Tenho uma tia em Portugal que vive dizendo pra eu ir e estou cada vez mais convicta de que é isso que desejo. Queria saber como foi sua ida, a questão de ter um filho e tudo mais. É muita loucura deixar tudo no Brasil com um bebê de 6 meses e tentar a vida por aí? rsss

Aguardo ansiosa a sua colocação.

Resposta
Analu Tavela Setembro 13, 2017 at 11:07 am

Olá Renata, fico feliz que tenha se identificado e gostado do texto. Não acho loucura mudar de país com filhos pequenos não, inclusive acho que deve ser muito mais difícil quando os filhos são maiores por questões de escola e adaptações. A questão é o “tentar a vida por aí” isso sim é difícil, vir pra Portugal sem emprego pode ser difícil, dependendo da área de atuação. O ideal é vir de forma legal e com uma reserva financeira para recomeçar a vida e alugar um imóvel, que quase sempre pede cauções altos para quem acabou de mudar para o país. O ideal é já pesquisa e planejar tudo estando no Brasil, para que a decisao seja tomada de forma consciente. Boa sorte e qualquer dúvida, pode me escrever! Bjs, Ana

Resposta
Rogerio Setembro 12, 2017 at 11:56 am

Bonitas palavras e num português perfeito. Já agora. Como foi arranjarem trabalho quando chegaram a Portugal ?

Resposta
Analu Tavela Setembro 13, 2017 at 11:02 am

Obrigada pelo comentário, Rogério. Fico feliz que gostou do texto. Obrigada, Ana

Resposta
David Outubro 18, 2017 at 12:17 pm

Olá Analu, gostei muito deste documentário. Estou conversando com minha esposa para mudarmos para Portugal, ou Lisboa ou Cascais, entretanto, há um receio…Na realidade não sabemos por onde começar rsrs

Resposta
Rodrigo Silva Outubro 23, 2017 at 2:53 pm

Parabéns Analu muito boa a matéria, Portugal realmente é uma ótima escolha para quem deseja morar na Europa.

Resposta
Ida Sartori Outubro 30, 2017 at 11:04 am

Oi, Analu. Bom dia (aqui são 8:30). Li uns dois ou três textos seus aqui. Parabéns pelo seu estilo delicioso, que dá vontade de ficar e ficar lendo mais. Gostei de ler seu amor por Portugal, que eu compartilho. Minha irmã morou em Lisboa por 8 anos, agora mora em Genebra, mas só aguarda o momento de aposentar e morar na Ericeira. Ela me deu ótimas dicas sobre Portugal e eu fiz uma viagem de férias em Portugal, só 16 dias, que serviram para amar o país, a história, o povo, as paisagens, a natureza, tudo, em Portugal.
Estou prestes a aposentar pelo serviço público aqui em São Paulo. Sou analista judiciário no TRE – Tribunal Regional Eleitoral, em Americana, SP. Perto de Campinas. Tenho cidadania italiana, por desccendência. Pretendo morar em Portugal, sem gastar muito, para poder viajar bastante. Só não sei por onde começar. Posso receber meus proventos de aposentadoria pelo banco Santander? Poderei alugar um apartamento? O serviço de público de saúde me atenderá se eu precisar? Não tenho nenhum problema de saúde, mas sei que a velhice chegará.
Você pode me indicar uma região de pouco frio e muitos dias de calor e com baixo custo de vida?
Um abraço.

Resposta
Adriana Novembro 3, 2017 at 11:57 pm

Adorei a página, muitas informações. Eu estou indo para Portugal e esse foi o guia que me ajudou a planejar, tirar o passaporte, documentos, aonde vou ficar, enfim tudo, vou deixar o link para quem quiser saber mais….
http://bit.ly/2y5wZZm

Resposta
kenia Novembro 26, 2017 at 12:25 pm

amei a pagina , muito rica em conteúdo, eu agora com meus 42 anos nunca tinha pensado em sair do pais, mas sinceramente Portugal e um lugar incrível e estou certa que estarei morando la em breve, saúde educação, segurança, qualidade de vida, nossa são tantas coisas boas, que sinceramente quero que o tempo voe, encontre este material q me ajudou muito a tomar a decisão http://bit.ly/2AyxQH6

Resposta
Rafael Tirelli Dovigo Dezembro 4, 2017 at 11:18 pm

Olà Analu ! Estou tendo dificuldades para tirar minhas duvidas e as da minha namorada sobre realizar o ensino superior em Portugal , como eu poderia falar para tirar minhas duvidas ?! Concorrencia , metodo de seleção , cursos mais concorridos … poderia ser um email ou por face ?!
Muito Obrigado !

Resposta
Analu Tavela Dezembro 6, 2017 at 12:43 am

Olá Rafael, tem um texto aqui do blog que pode te ajudar, vou colocar aqui o link pra você dar uma olhada. Eu não tenho nenhuma experiência com ensino superior aqui em Portugal, então infelizmente não consigo ajudar neste quesito, desculpe. Boa sorte! Bjs, Ana

Resposta
Fernando Ferreira Janeiro 8, 2018 at 10:56 pm

Parabéns pelo texto. Gostei bastante. Devo dizer que estou absolutamente convencido de que não existe melhor país para morar na Europa do que Portugal. Desde que se tenha bons meios de subsistência, naturalmente.

Resposta
Elane Fevereiro 10, 2018 at 10:21 pm

Gostei demais do seu blog. Obrigada por suas informações. Estou pensando em ir morar em Portugal sim, estou pesquisando, estudando e fazendo um planejamento. Lendo sobre Cascais gostei de cara. É minha primeira opção de moradia, vou esperar meu filho terminar a universidade. Agradeço pelas as dicas.

Resposta
Thuany Março 28, 2018 at 6:52 am

Parabéns pelo texto.
Eu tenho 18 anos e quero começar atuar na área da fotografia, penso em começar aqui pelo Brasil e daqui uns aninhos ir para Portugal, pois tenho um desejo enorme de morar em outro país, e Portugal é um lugar onde mesmo longe me sentiria mais em casa.
Eu vou sozinha, sem conhecer nada ninguém, vou levar uma grana pra poder me virar uns 3 meses enquanto não encontrar um emprego, mas tenho medo de não conseguir e passar dificuldades, mesmo estando sujeita a isso nada me tira da cabeça esse sonho.
Gostaria de conhecer pessoas que moram em porto para conversar sobre o estilo de vida que levam por ai, para eu ir já sabendo mais com o que vou lidar.
Estou muito ansiosa pra ir.
Espero encontrar muitos brasileiros amigos hahahah

Resposta
Vânia Abril 1, 2018 at 8:31 pm

Boa tarde. Gostaria de saber se em Portugal na Região de Lisboa e Setúbal encontro lojas de móveis pronta entrega. Preciso mobiliar meu apto com urgência. Obrigada.

Resposta
Analu Tavela Abril 4, 2018 at 9:56 pm

Ola Vania, na IKEA consegue tudo a pronta entrega. Boa sorte! 🙂

Resposta
Osmarina Abril 5, 2018 at 8:05 pm

Boa tarde Analu, Passei rapidamente por Portugal nas duas vezes que fui pra Europa, conheci alguns lugares e cidades lindas como Óbidos, Fátima, Cintra, Lisboa, Nazarè , Cascais só de passagem , fiquei apaixonada pela terrinha e pretendo morar aí, Tenho 64 anos , meu filho caçula 24 e quer teminar os estudos aí, (Admistração) Você pode me dar uma luz .( Ele prestou ENEM este ano com intuíto de usar nas Universidades , fez até inscrição em Coimbra e Porto, estamos no aguardo do resultado),

Resposta
Analu Tavela Abril 5, 2018 at 8:47 pm

Olá Osmarina, não conheço muito a respeito, mas talvez este texto aqui do Blog possa te ajudar: https://www.brasileiraspelomundo.com/como-estudar-em-portugal-ensino-superior-45117332

Resposta
Daniela Peres Abril 23, 2018 at 4:01 pm

Oi Analu gostei muito dos seus comentários!! Estou muito interessada em me mudar pra Portugal,sou farmacêutica você exerce a profissão ai?? Como funciona pra validar o diploma?

Resposta
Analu Tavela Abril 24, 2018 at 10:26 pm

Ola Daniela, obrigada pelo comentario, fico feliz que gostou do texto! Nao validei meu diploma aqui pois nao trabalho na area farmaceutica. Acredito que seja uma boa ideia entrar em contato com alguma autoridade farmaceutica e informar-se corretamente. Desculpe nao pode ajudar.

Resposta
PAMELA A. APRIGIO Junho 2, 2018 at 1:11 am

Olá, também sou farmacêutica e procuro informações.

Resposta
Marcelo Mattos Abril 25, 2018 at 4:57 pm

OI, Vc ganhou na loteria, pq realmente morar no Brasil está insuportável (corrupção, violência, drogas e falta de respeito). também tenho intenção de morar em Portugal ao aposentar. bom como vc foi com a família qual o caminho que tomou para legalizar sua estadia em Portugal? vc fez através de despachante?

Resposta
Rafael Thiago Nery Abril 28, 2018 at 1:37 am

Gostei muito do seu texto Analu, estou pensando em mudar para Portugal com minha esposa e filhos, trabalho em farmácia hospitalar será que tenho dificuldade para arranjar emprego na área?

Resposta
Lucilene Maio 5, 2018 at 11:26 pm

Analu
Sou manicure, gostaria de saber como é esse ramo em Portugal?

Resposta
Henrique Miranda Primo Maio 29, 2018 at 4:47 pm

Boa tarde Analu gostaria de saber se encontro emprego fácil por ai e se e necessário experiência.

Resposta
PAMELA A. APRIGIO Junho 2, 2018 at 1:12 am

Olá, também sou farmacêutica e procuro informações.

Resposta
Ana Cristina Junho 29, 2018 at 6:12 pm

Oi Analu, tudo bem, adorei seu artigo 🙂 continue fazendo mais artigos assim ok 🙂 vou deixar também o contato de um Guia que acabei de ler que recomendo a todas as amigas do Brasileiras pelo mundo, ME AJUDOU BASTANTE na minha ida para Portugal http://www.zenlife.tv Boa sorte a Todas meninas 🙂

Resposta
Bruno Zampier Julho 28, 2018 at 5:09 pm

Este site sempre trás conteúdos relevantes. Pretendo ir morar em Portugal no próximo ano, pois está muito difícil morar aqui no Brasil. No início deste ano, quase fui assaltado. https://viajandopelaeuropa.com.br

Resposta
Franck Agosto 3, 2018 at 12:53 am

Olá, para todos que querem saber um pouco mais sobre esse País maravilhoso!!

http://snip.ly/krj6i5

Resposta
Tania Teixeira Agosto 20, 2018 at 11:33 pm

oi Analu, adorei como vc colocou a forma em que chegou a portugal!!!
estou me preparando para ir morar, sou aposentada e estou indo com filho e esposa, estou preocupada como fazer para alugar um imovel, se possivel onde va encontrar bastante brasileiros…
obrigada Tania

Resposta
Matheus Bezerra Dezembro 27, 2018 at 6:26 pm

Que legal Analu! É muito bom ver brasileiros que acharam em outro país, um pedacinho do Brasil. Tenho que concordar com você, Portugal é um país tradicionalista… Realmente, os portugueses não trocam de carro todo ano, geralmente ficam com eles por um bom tempo.

Tem muitos brasileiros nessa situação, mudar de país com filhos pequenos, e o seu exemplo é inspirador para quem deseja ter uma vida melhor.

Um grande abraço!

Resposta
Renata Adriana Freitas Santos Dezembro 28, 2018 at 4:05 am

Olá, me chamo Renata, sou enfermeira e estou pensando seriamente em passar um tempo em Portugal, o meu objetivo é trabalhar, estou precisando de ajuda. Gostaria de saber quais são os passos para essa mudança?

Resposta
Manuel Vieira Janeiro 21, 2019 at 12:34 pm

Olá Analu
Como português o seu texto encheu-me de orgulho. Conheço algo do Brasil e inclusive os meus avós paternos foram emigrantes no Rio, o meu avô tinha uma fábrica de seda em Niteroi, no final do século XIX principio do século XX e por isso meu Pai nasceu no Rio, era carioca e foi batizado na famosa Igreja da Candelária que eu já visitei. Gostava de estabelecer conhecimento com casal brasileiro na casa dos 60, 70 anos para alargar as minhas amizades.
Um abraço!

Resposta
Guia Morar Em Portugal Junho 16, 2019 at 4:21 pm

Interessante o artigo, bem realista e explicativo! Parabéns

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação