BrasileirasPeloMundo.com
Bélgica Natal Pelo Mundo

10 curiosidades sobre o Natal na Bélgica

10 curiosidades sobre o Natal na Bélgica.

Como um país predominantemente cristão, a Bélgica também considera o Natal como sua mais importante celebração. E apesar de sua conotação religiosa ter diminuído bastante, a Bélgica ainda celebra o Natal com muitos daqueles detalhes a que tanto estamos acostumados no Brasil. A maior diferença, claro, fica por conta da temperatura…que aqui beira 0 ºC, ou seja, neve fake sobre a árvore aqui, jamais!

Vejamos algumas curiosidades:

  1. Assim como na Holanda, as crianças na Bélgica acreditam que Sinterklaas/St. Niklaas (Flemish) ou Saint Nicholas (Walonia) quem St. Niklaas lhes traz presentes no dia 6 de Dezembro, o dia de St. Nicholas, ou São Nicolau. As crianças então colocam seus sapatos na frente da lareira ou junto à janela, com algum desenho ou biscoitos. Elas também deixam uma cenoura para o cavalo de Sinterklass e algo para Zwarte Piet (Black Pete, o assistente de Sinterklass). Então, na madrugada do dia 6, Sinterklaas chega no telhado em seu cavalo com Zwarte Piet, que deixa os presentes dentro e ao redor dos sapatos. Mas apenas para os obedientes, já que Sinterklaas tem um livro onde mantém todos os nomes das crianças e sabe se elas se comportaram ou não. As guloseimas tradicionais deixadas para Sinterklaas incluem tangerinas, pães de gengibre, chocolate e “mokjes” (biscoitos feitos no formato de letras). As crianças geralmente conhecem diversas canções sobre Sinterklaas e, dependendo da região do país, oscostumes e tradições sobre São Nicolau podem variar. Curioso, ainda, mencionar que , Zwarte Piet, por ser um personagem negro se tornou motivo de polêmica, principalmente na Holanda, devido a uma possível interpretação racista. Mas isso é tema para outro post.

2. Muitos já devem saber que na Bélgica existem 3 línguas oficiais: neerlandês, francês e alemão. Então, dependendo da região onde você está, desejar um simples “Feliz Natal” a alguém pode parecer um desafio de trava-língua: em neerlandês “Vrolijk Kerstfeest” ou “Prettig Kerstfeest”, em francês é “Joyeux Noël”, e em alemão é “Frohe Weihnachten”.

3. Na véspera de Natal, a maioria das famílias come uma refeição especial. Começa com uma bebida como vinho ou espumante e alguns petiscos, seguidos pelos pratos principais, como frutos do mar, peru ou pato recheado. A sobremesa costuma ser “Kerststronk” (na região de Flanders) ou “la bûche de Noël” (Valônia), semelhante a um rocambole recheado com com creme. O exterior é coberto com creme de manteiga de chocolate, feito para se assemelhar a um tronco coberto de casca. Pesquisando pela internet, encontrei esse christmasfoodinbelgium , um slide em que as autoras, Alice Przala e Julia Grochot, explicam detalhadamente cada prato e acrescentam a receita de cada um, com fotos deliciosas…então apesar de estar em inglês, vale a pena conferir!

Leia também: Natal em Londres

4. Natal na Bélgica não existe sem os tradicionais, e lindos, mercados de Natal. São montados diversos chalés de madeira para a venda de doces artesanais e milhares de luzes se aspalham pelo ambiente. A maior árvore de Natal é montada na capital, Bruxelas, no Brussels’ Winter Wonders, um dos mercados de Natal mais visitados do mundo, que dura o mês de Dezembro inteiro e hospeda dezenas de atividades. Você encontrará uma infinidade de árvores de Natal na Grand-Place, a praça principal, além de um show de luzes e som impressionante. Outros mercados populares de Natal acontecem em Leuven, Antuérpia, Liège e Hasselt, cada um com sua particularidade. Aqui você encontra uma lista dos principais na Bélgica. Uma coisa que todos têm em comum são os alimentos e bebidas: glühwein, jenever (ou “Flemish Gin”) e chocolate quente para manter os visitantes aquecidos, além dos waffles, claro, panquecas e smoutebollen (que lembram o nosso bolinho de chuva). Para as crianças, muitas atrações e pistas de patinação no gelo.

5. A maioria das famílias tem uma árvore de Natal em casa (real ou artificial) decorada com luzes, bolas, guirlandas e uma estrela no topo. Ao lado da árvore, muitas pessoas colocam um presépio também. Na maioria das cidades há grandes presépios tamanho real ao lado da igreja principal, com animais reais (burro, ovelha, boi) e músicas natalinas religiosas constantemente. Muitas pessoas também decoram o exterior de sua casa com luzes, renas ou um Papai Noel escalando o telhado.

6. Na noite de Natal, também há o costume de presentear familiares com as pequenas lembranças deixadas ao redor da árvore e, em algumas famílias, o Papai Noel ainda traz alguns presentes para as crianças no dia seguinte.

7. O tão conhecido amigo-oculto brasileiro não é muito comum aqui nessa época do ano. Alguns famílias realizam essa brincadeira no dia de Sinterklaas, com alguns amigos mais íntimos.

8.  Os belgas dão prioridade às árvores de Natal verdadeiras, naturais. Para a maioria das pessoas, Natal significa tradição. Comparada à árvore artificial, a árvore de verdade reflete a autenticidade da floresta e não há nada melhor do que tocar uma árvore verdadeira. A árvore fake costuma ser muito regular, danto um aspecto bem artificial à decoração. Além disso, ter uma árvore de Natal natural lhe dá a oportunidade de escolher uma diferente a cada ano. O fator ambiental também pesa nessa preferência: a natural é biodegradável e, portanto, reciclável, voltando para o ambiente por meio da compostagem. As árvores artificials são, geralmente, feitas de plástico, o que a torna não-reciclável, tendo seu fim em conteiners.

Leia também: pratos típicos da culinária belga

9. Como já mencionei em um outro texto aqui no BPM, a Bélgica tem o melhor sistema de reciclagem de lixo de toda a Europa. Isso vale também para as árvores de Natal. Em cada cidade existem dias específicos para a coleta da sua árvore de Natal verdadeira, com instruções de como ela deve ser descartada. Na maioria das cidades ocorre entre os dias 11 e 18 de janeiro, no dia da coleta do lixo orgânico, em um horário específico.

10. Como em outros países, o Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro. As crianças se vestem como os três reis magos e vão de porta em porta, pedindo dinheiro ou guloseimas e cantando.

Conhece mais algum fato interessante sobre o Natal na Bélgica? Vamos adorar saber aqui nos comentários!

Feliz Natal! Prettig Kerstfeest! Joyeux Noël! Frohe Weihnachten!

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Curiosidades sobre o verão na Bélgica

Bia Noronha

Porque tudo é belga: acabando com a farsa

Marcela Vitarelli

Natal à moda francesa

Marcella Delfraro

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação