BrasileirasPeloMundo.com
Arábia SauditaTurismo Pelo Mundo

8 Atrações imperdíveis em Eastern Province

Arábia Saudita, Atrações imperdíveis em Eastern Province

8 Atrações imperdíveis em Eastern Province.

Eastern Province – em português a tradução literal seria Província Oriental – é a maior província em área da Arábia Saudita e a terceira mais populosa, perdendo apenas para a Província de Riade e de Makkah (Mecca).

Conforme o senso demográfico, em 2017 a população era de 4.900.325, sendo que cerca de 40% da população da região é composta por estrangeiros e, exatamente por esse motivo, é considerada a região mais “liberal” do Reino.

8 Atrações imperdíveis em Eastern Province

A província é nomeada dessa forma justamente por sua localização geográfica em relação ao resto do reino.

A região é extremamente procurada pelos turistas por suas praias no Golfo Pérsico, já que abrange toda a costa leste do país, e pela proximidade com outros países do mundo árabe.

Por exemplo, os Emirados Árabes Unidos, o Qatar e o Bahrain, sendo que este é interligado a província por uma ponte sob o mar, de 25km – a King Fahd Causeway.

Leia também: Liberação do visto de turismo na Arábia Saudita

A principal cidade da região é Dammam, a capital da província, que é também a sexta cidade mais populosa do reino. Outras cidades populosas da província incluem Hofuf, Mubarraz, Hafr al-Batin, Jubail e Khobar.

A região é de extrema importância econômica para o país, visto que comporta a maior parte da produção e exportação de petróleo do reino, além de ser a região onde habita o primeiro poço de petróleo encontrado no país e por consequência, a maior cidade industrial do país e do mundo – a cidade industrial de Jubail.

Assim, colocado a região em contexto, vamos ao tema do artigo: as 8 atrações imperdíveis na região; na minha opinião.

1. Montanha Al Qarah

A montanha Al Qarah, localizada na cidade de Al Hofuf, é na verdade uma colina e pode ser facilmente escalada.  No alto da colina é possível apreciar uma vista incrível do Oásis onde está situada.

Surpreendentemente, a área da base da montanha Al-Qarah consiste em rochas sedimentares de cor avermelhada e seu interior possui temperatura moderada ao longo de todo o ano, em cerca de 20°C.

Por este motivo justamente, foi habitação dos nômades da região no passado.

O complexo conta com montanha, cavernas e um museu. A entrada custa 25,00 saudi riyal (aproximadamente 36 reais). Al Qarah é considerada um dos locais naturais mais importantes da região de Al Ahsa e foi registrada como patrimônio mundial da UNESCO em 2018.

2. Lago Asfar

O Lago Asfar, conhecido como Asfar lake ou yellow lake, está localizado no deserto da cidade de Umran, na região de Al Ahsa.

Sem dúvida, a paisagem do lago em meio ao deserto é impressionante, devido a diversidade vegetal e animal, especialmente aves.

Para acessar o lago é preciso contratar um guia local ou ter um carro 4×4. A paisagem é realmente incrível; em meio ao deserto “estéril”, um lago com muita riqueza natural.

Leia também: 10 Atrações imperdíveis na Arábia Saudita

Certamente é algo que deve ser considerado em seu roteiro.

Para chegar ao local basta seguir no GPS para “Asfar Lake Entrance”. A estrada não é ruim e parte do lago pode ser acessado sem a necessidade de um carro 4×4. Além disso você provavelmente vai cruzar com muitos camelos pastando na vegetação local.

Visto que a paisagem é surreal, recomendo fortemente fazer um piquenique enquanto aprecia a vista e curta a energia e a paz do lago, e claro, não esqueça de levar água.

3. Khobar Corniche

Corniche é uma palavra de origem francesa muito utilizada nos países árabes para definir a orla da praia.

Ao longo da corniche repleta de tamareiras, você pode admirar a mesquita Al Hariri à beira-mar, com uma estrutura branca que se destaca de uma forma deslumbrante no azul do Golfo Pérsico.

No mar, a torre de água Khobar de três andares é um dos marcos mais emblemáticos do horizonte da Corniche. Com um restaurante no topo, onde os clientes podem desfrutar de vistas incomparáveis ​​da cidade.

Leia também: 12 pratos árabes que você deve provar

Além disso, a região é repleta de parques, tornando a área especialmente atraente para corredores e ciclistas.

A corniche de Al Khobar é repleta de restaurantes, dos mais diversos tipos de culinária internacional e local. Além disso, no por do sol, especialmente nas estações de clima mais ameno, é muito comum que famílias sauditas se reunam no gramado da Corniche para um piquenique.

4. Al Ahsa Oasis

O oásis de Al Ahsa possui uma área de cerca de 85 km², o que faz dele o maior oásis do mundo. Nele habitam cerca de 2,5 milhões de tamareiras alimentadas por um enorme aquífero, o que permite a agricultura durante todo numa região em meio ao deserto árido.

Como você pode imaginar, o oásis é recheado de fazendas de tâmaras, que podem ser visitadas e aproveitar para aprender mais sobre esse tipo de palmeira bem incomum para nós brasileiros.

Segundo os locais, a região tem a melhor tâmara do país, mas eu preciso ressaltar que esse relato é contraditório, pois todas as regiões agricultoras apropriam-se do mesmo mérito. O jeito é provar todas!

5. Souq Al Qaisariya

Souq são os mercados de rua muito comuns nos países árabes. Localizado na cidade de Al Hofuf, esse especificamente mantém a arquitetura e os produtos vendidos desde a antiguidade.

O Souq Al Qaisariya foi construído em 1822dC e possui 422 lojas. É um lugar sensacional para entender como os comerciantes trabalhavam no passado e também para adquirir itens de produtores locais, tais como: tâmaras, mel, aromatizadores, especiarias, roupas típicas, espadas e facas (que são verdadeiras obras de arte).

6. Museu Ithra – King Abdulaziz Center for World Culture

Localizado na cidade de Dharan, o museu Ithra consiste em um prédio de 90m de altura, construído próximo ao local onde o petróleo foi explorado pela primeira vez. Ithra em árabe que significa “enriquecimento”.

O edifício com cerca de 80.000m² conta com uma vasta biblioteca, teatro, cinema, galeria de arte islâmica, museu da história natural, museu das crianças e uma exibição de energia que mostra a história do petróleo na região, além de ensinar de forma lúdica algumas partes do processo industrial.

7. Dammam Heritage Village

Dammam Heritage Village é um restaurante-museu. A decoração é típica da região e a culinária local conta com iguarias que você não pode deixar de provar.

Além disso, vale a pena examinar os vários itens antigos do último andar, incluindo carros, armas e trajes regionais.

8. Praia Ras Tanura

Localizada na cidade de Ras Tanura, sede do maior porto da Saudi Aramco, a praia consiste em uma pequena península na costa do golfo árabe. A cidade é pequena e tem apenas dois hotéis, mas a praia é linda e vale muito a pena ser visitada.

Related posts

Dicas de turismo em Chicago

Liliane Oliveira

Verão na Escócia

Narister Oliveira

Balneários fora do clichê no Uruguai – Parte 1

Vanessa Gazetta

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação