Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Suíça»Como é a chegada do inverno na Suíça
    Suíça

    Como é a chegada do inverno na Suíça

    Teca HungriaBy Teca HungriaNovember 29, 2016Updated:August 17, 20181 Comment5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    foto: www.minhasuica.com
    foto: www.minhasuica.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Como é a chegada do inverno na Suíça?

    O frio chega discretamente na Suíça, primeiro esfriando as noites e refrescando os dias até que de repente, fica tudo frio. Muito frio e por um bom tempo.

    Existe, porém, uma transição interessante, além de muito preparo das pessoas e da natureza, para a chegada do longo inverno.

    Pássaros

    Uma das coisas que mais chama a minha atenção é a debandada dos pássaros, ainda no outono. Quando o frio começa a chegar, eles se agrupam disciplinadamente fazendo uma barulheira típica de quem se despede. Partem então em revoada para o sul.

    Vivendo na Suíça, aprendi que quando os pássaros se vão o frio realmente chega. O inverno é invariavelmente mais silencioso, com poucos pássaros cantando. A gente se acostuma sem eles. A gente se acostuma com tudo.

    Mas bonito mesmo é quando os pássaros recomeçam a serem ouvidos novamente, lá na primavera. Eles voltam anunciando temperaturas mais amenas e avisando que os dias de frio finalmente estão contados.

    Leia também: 10 pratos suíços além do fundue

    foto: www.minhasuica.com
    foto: www.minhasuica.com

    Cores

    As cores do outono, com árvores espetacularmente coloridas, somem, deixando caules marrons, quase sem vida.

    As pessoas também perdem cores, nas roupas e na pele. O suíço, geralmente discreto para se vestir, abusa mais das cores no verão. No inverno, predomina o preto, o cinza, o marrom.

    Os dias encurtam. Amanhece mais tarde. Escurece mais cedo. O escuro da noite predomina, vencendo as cores do dia.

    Até que chega a neve e traz aquele branco intenso que contrasta maravilhosamente bem com os dias de céu azul. Aprendi que as cores se escondem lá em cima, no alto das montanhas.  Lá os esquiadores também abandonam o escuro e se colorem. Quando canso do monocromático, é pra lá que eu vou.

    Leia também: como abrir conta bancária na Suíça

    Vida rural

    Nas fazendas o feno já é enrolado no verão, planejando o alimento dos animais para quando a neve tomar conta de tudo.

    No outono, os animais descem das montanhas e são recebidos com uma festa típica chamada Désalpe, descendo dos Alpes.

    No inverno os animais ficam confinados. Muitos dos pastos gelam. A vegetação adormece. A neve cobre tudo.

    Achados e perdidos

    No Brasil, a combinação do frio com a umidade e a falta de ambientes aquecidos, faz com que o frio seja percebido como mais intensidade. Na Suíça, como quase todos os lugares têm aquecimento, é um tal de pôr e tirar roupa que não acaba mais. Eu costumo brincar que sinto mais frio no inverno de São Paulo que no daqui.

    Acontece que cada vez que se entra em um local, a gente tem que abrir as roupas, afrouxar o cachecol, retirar luvas e gorros. É fácil perder algo e nem perceber.

    Acho charmoso que, quando os suíços encontram objetos pelas ruas, penduram em um lugar visível, para que o dono possa reencontrar. Já achei uma meia de ginástica que perdi pendurada em uma árvore em um parque que passei. É genial.

    Tentações

    As comidas ficam mais pesadas no inverno. As saladas comidas nos terraços ensolarados dão espaço a deliciosas sopas, degustadas não só no jantar como também nos almoços. Batatas, queijos e pães são combinações calóricas bastante presentes nos fondues e raclettes, pratos típico daqui, geralmente acompanhados de um bom vinho.

    E tem também aquele chocolatinho, reconhecido como um dos mais deliciosos do mundo. “Só um pedacinho”. “Já que abri, tem que acabar”.  Ah, o inverno é realmente tentador.

    Como o corpo gasta mais calorias para se manter quente, é aceitável consumir um pouquinho mais no inverno. E é justamente aí que mora o perigo. Ficamos mais permissivos e esquecemos que quando a gente abre a guarda para tentações diárias, depois é difícil fechar.

    Esportes

    Demorei a entender que muitos esportes são sazonais. Na minha cabeça de brasileira quem joga tênis, joga tênis. Não, tênis aqui é esporte de verão.

    As pessoas geralmente têm o esporte de verão e o de inverno.  E tem gente que consegue ser bom nos dois.

    Golfe e esqui.

    Hiking e snowshoes, ou andar nas montanhas e andar na neve com raquetes.

    Vela e snowboard.

    O importante para o suíço é se mexer, sempre.

    Segurança

    Não trocou os pneus do carro e entrou em um acidente? A culpa é sua. E pior, seguro não cobre.

    A neve do teto do seu carro voou e bloqueou a visão do carro de trás? Você é o responsável.

    Seu encanamento congelou? Sinto muito!

    Trocar os pneus de verão para inverno. Cobrir plantas e móveis do jardim. Cortar arbustos. Tirar a neve das calçadas. Limpar a neve dos vidros do carro. Tirar a neve do teto dos carros. Desligar a água do jardim. Esvaziar mangueiras.

    A lista de preparação é extensa, mas se você resolver ser esperto, ou displicente, o problema será sempre seu.

    A vida continua

    Diferente do que sempre imaginei, o frio não é restritivo para ninguém. As pessoas continuam a ir ao supermercado, a passear na borda do lago, a trabalhar e a visitar amigos. O que muda é a maneira de se vestir.

    Me delicio ao ver pessoas realmente idosas caminhando com passos pequenos e lentos, muitas vezes auxiliadas por seus andadores, seja no inverno, assim como no verão.

    Cachorros caminham diariamente com seus donos, independentemente de neve ou de ventanias cortantes.

    Bebês acompanham seus pais dentro de seus carrinhos, mesmo nevando.

    Os suíços conhecem e convivem com as quatro estações. Sabem que a vida tem que continuar, e que continua.

    Textos relacionados

    • Minhas impressões das férias no Brasil
    • Funeral na Suíça
    • Como é ter um cachorro na Suíça
    • A Suíça nem sempre é tão cara
    • Cinco programas imperdíveis na Suíça
    • Nove dicas importantes na hora de visitar um suíço
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    inverno na Europa inverno na suíça o que fazer no inverno na suíça preparação para o inverno suica vinho suíço
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Teca Hungria
    • Website
    • Facebook
    • Instagram

    Teca é Engenheira Mecânica pós graduada em Hotelaria. Cansada da vida de executiva, e da loucura de São Paulo, pediu demissão e mudou-se para Suíça, inicialmente para uma pós graduação de um ano. Enraizou e ficou. Dirige Minha Suíça, empresa que oferece roteiros exclusivos e serviços personalizados para brasileiros que querem conhecer este país através de um olhar local.

    Related Posts

    BRISA é o nome do grupo de brasileiras na Suíça

    November 9, 2019

    Mercado de trabalho na Suíça

    November 4, 2019

    Resenha do livro “The Trailing Spouse Reimagined”

    October 30, 2019

    1 Comment

    1. Jose Dias on October 9, 2017 8:03 pm

      A Suíça é o país mais seguro no Mundo tem tudo trabalho segurança para todos na área da saúde é o melhor que há paga- se muito mas está seguro há respeito vive com dignidade em Portugal por exemplo subrive-se eu pessoalmente gosto muito da Suíça você se trabalha na Suiça pode comprar o que lhe apetece porque o seu ordenado é suficiente para tudo ok

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.