Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Dinamarca»Trinta sinais de que estou há muito tempo na Dinamarca
    Dinamarca

    Trinta sinais de que estou há muito tempo na Dinamarca

    Cristiane LemeBy Cristiane LemeMay 22, 2017Updated:October 3, 202112 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Foto: Løgstor, arquivo pessoal
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Volta e meia eu vejo listinhas circulando pelos sites de entretenimento da vida onde se fala sobre os sinais que mostram que alguém está há muito tempo num país. Essas listas geralmente sugerem que você já está tão acostumado a certas coisas do país que já age quase que como um nativo. Quais sinais mostram que estou há muito tempo na Dinamarca?

    OK, eu sei que eu já disse antes que a gente como estrangeiro jamais chegará a ser pæredansk, mas só pra fazer uma graça eu fiz a minha listinha também. Se você mora na Dinamarca, aproveite para refletir e, quem sabe, dar risadas.

    Esses são alguns sinais de que você está há muito tempo na Dinamarca:

    Comida e bebida

    1 – Você sabe o que é brændede kærlighed, biksemad e gemüse. E não há nada de errado com leverpostej, nem com karrysild. Kromad é hyggelig.

    2 – Você sabe a ordem de consumo dos pães no julefrokost e o que se come com rugbrød e com franskbrød e nunca erra as combinações de coberturas.

    3 – Você é um grande entusiasta das refeições práticas e frias para o almoço. Nisso, incluem-se saladas, em especial pastasalat, sanduíches e smørrebrød.

    4 – Feijão com arroz não faz a menor falta, mas deusolivre faltar rugbrød e pålæg na sua casa.

    5 – Você sabe que Faxe Kondi é melhor que Sprite. E que Harboe é uma cerveja de festa. E que cerveja barata pode ser boa mas cerveja muito boa é cara. E que se a intenção é ficar bêbado, vale qualquer coisa. E que o Små Blå poderia ser um primo distante do bombeirinho e da maria mole.

    6 – Você também sabe que a diferença entre a Tuborg Grønne e a Carlsberg é a embalagem.

    7 – Você é capaz de explicar com detalhes a diferença fundamental entre pølsehorn, fransk hotdog e hotdog.

    8 – Além de saber pronunciar, você também já provou – ou já fez – rødgrød med fløde.

    9 – Torta, pão doce, bolo, qual a diferença? É tudo kage, mesmo. Importante de verdade é saber que os morangos só são realmente bons de junho a agosto, mas como ninguém é de ferro, dá pra tapear com uns morangos estrangeiros já em abril. Maçapão só se come no Natal ou na Páscoa – OK, num dos bolos da Lagkagehuset também, a qualquer época do ano.

    10 – Krebinetter podem ser karbonader mas nenhum dos dois é sinônimo para kødboller e você sabe o porquê.

    Hábitos

    11 – Festas têm hora pra começar e hora pra terminar, porém ir para um bar depois da festa, ainda que seja mais de duas da manhã e que todo mundo já esteja muito bêbado e cansado é algo normal e esperado.

    12 – Bicicleta é seu meio de transporte para ir trabalhar, estudar, passear, namorar e até beber.

    13- Guarda-chuva? HAHAHAHA.

    14 – Seus melhores amigos na primavera e no outono: galochas, poncho e roupa de chuva. No inverno: sua parka ou casaco, bota de neve, luvas, cachecol e protetor de orelha ou touca. Seus melhores amigos no verão: Momondo, TripAdvisor, Riis Rejse, Spies, AirBnb e Trivago.

    15 – Parte da sua rotina inclui sentar no domingo pra fazer o madplanen da semana seguinte.

    16 – Seus compromissos são marcados por semanas que vão de 1 a 52, assim como suas férias, folgas e atividades das crianças na escola/creche.

    17 – Tocou a campainha sem você ter combinado com alguém de vir te visitar? Já sabe, só pode ser Testemunha de Jeová. Ou o correio. Ou aqueles grupos de coleta de ajuda para a Cruz Vermelha, Red Barnet ou algo do tipo.

    18 – Espaços públicos como ônibus não são lugares para puxar papo com estranhos. Aliás, nenhum lugar público é lugar de puxar papo com estranhos, né? O único lugar para conversas com desconhecidos é onde houver consumo de álcool.

    19 – Reclamar do tempo e de como de repente todo mundo ficou doente pode, a qualquer hora do dia. Falar de desgraça – sobretudo alheia – na pausa do almoço, não.

    20 – A paleta de cores do seu guarda-roupa inclui quase que exclusivamente peças em preto, cinza e azul escuro em diversas tonalidades e nuances.

    Leia também: regras para morar na Dinamarca

    Diversos

    21 – Você cumprimenta dando um tchauzinho de longe ou, no máximo, um aperto de mão para desconhecidos, e um abraço para amigos. Só isso. Mais que isso é assédio e invasão de espaço individual. E às vezes, propositalmente, você ignora e passa por conhecidos na rua sem os cumprimentar.

    22 – 12 graus e sol? Você corre pra botar as canelas e braços pra fora! Dá-lhe vitamina D! Aliás, todo dia com sol é dia de desentocar e botar o carão e as pernas e braços, se possível, descobertos, na rua.

    23 – Sua vida é regida por um calendário pendurado na parede da cozinha.

    24 – Pão é uma refeição. Fim de discussão.

    25 – Você prefere dedicar tempo aos amigos que já tem a ter que se aventurar a fazer novos amigos.

    26 – Faça sol, chuva, neve ou tudo junto, você sai pra se exercitar, ainda que seja só uma volta de bike de casa até a padaria da esquina.

    27 – Lakrids é vida! Praticamente tudo tem um gosto melhor com lakrids. As lakrids bolsjer são companheiras fiéis de viagem. Só de pensar no pozinho de salmiak você já está salivando…

    Leia também: como conseguir a cidadania dinamarquesa

    28 – Você acha normal nunca abrir as portas e janelas para arejar a casa, ainda mais no inverno.

    29 – A primeira reação que você tem ao bater o pé numa quina é gritar: “for satan!” ou “for helvede!”. E você intercala papos em português com “nå” infinitamente, em suas diversas nuances que, aliás, você domina.

    30 – Você viaja para o Brasil porque está com saudade e quando está no Brasil, quer voltar correndo pra Dinamarca.

    Leia outras listas com essa temática (em inglês) aqui e aqui.

    Textos relacionados

    • Enfrentando a pandemia de COVID-19 na Dinamarca
    • Conhecendo a Dinamarca através do cinema
    • Comidas de Natal na Dinamarca
    • Asatro, a crença nos deuses nórdicos vikings
    • Aborto na Dinamarca
    • Confirmação na Dinamarca: tradição e consumismo
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    calendário Calrsberg cerveja Harboe lakrids leverpostej sinais de que você está há muito tempo na Dinamarca sol Tuborg
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Cristiane Leme
    • Website
    • LinkedIn

    Cristiane é formada em Comércio Exterior e Marketing Internacional, é colunista da Dinamarca desde maio de 2013 e foi editora-geral do Brasileiras Pelo Mundo de janeiro de 2015 a setembro de 2016. Também é sommelière, consultora independente em importação e exportação e foi colunista do blog para expatriados Expat in Denmark, que fechou em julho de 2015. Mora com o marido e a filha na Jutlândia Ocidental.

    Related Posts

    A história da cerveja na Croácia

    May 7, 2021

    Enfrentando a pandemia de COVID-19 na Dinamarca

    May 7, 2020

    Fogos de artifício no Réveillon na Dinamarca

    December 30, 2019

    12 Comments

    1. Marcella on May 23, 2017 3:43 am

      Adorei o texto!!!! Nunca fui a Dinamarca mas a cada nome estranho que eu li no texto, coloquei no Google pra traduzir e descobrir o significado!!!! Fui ficando com uma vontade de conhecer esse país!
      Essa tal de Lakrids me deixou curiosa já que vc disse que tudo fica melhor com ela!!! Rs…
      Parabens! 😉

      Reply
      • Cristiane Leme on May 23, 2017 6:51 pm

        Olá. Obrigada por ler e comentar.
        Lakrids é uma planta conhecida em português como alcaçuz, e a raiz é usada para fazer um pó e xaropes usados em confeitaria. Também se usa fazer chá das raízes. O gosto é parecido com anis, um pouco mais adocicado. Brasileiros em geral detestam e dificilmente se acostumam com o sabor do alcaçuz, então coloquei a observação para também ser irônica, pois somente morando há muitos, mas muitos anos na Dinamarca pra conseguir aprender a gostar de lakrids. Os dinamarqueses amam loucamente! 😀

        Reply
    2. Touché Guimarães on May 23, 2017 6:55 pm

      oi Cris,

      parece que você já dinamarcou mesmo! quanto tempo já?
      abraços,

      Reply
      • Cristiane Leme on May 23, 2017 6:58 pm

        Ahahaha, 5 anos bem vividos, parece que já faz 30 😀
        Na verdade o texto é resultado de um bate-papo num dos grupos de brasileiros na Dinamarca nas redes sociais. Peguei comentários aqui e ali, bordei uns pedaços à mão e fui tecendo essa colcha de retalhos. O pessoal que mora aqui tem dado um retorno positivo sobre o texto 🙂

        Reply
    3. Monica on June 30, 2017 3:03 pm

      Oi cris casei com um dinamarques em 13 de junho estou passando 1 mes em lua de mel na Dinamarca seus comentarios tem me ajudado muito

      Reply
      • Cristiane Leme on June 30, 2017 6:20 pm

        Obrigada, Monica, que bom saber!
        Espero que continue lendo os demais textos para descobrir mais sobre esse país fascinante 🙂

        Reply
    4. Luciana on July 9, 2017 11:13 pm

      Amei o texto? Parabéns
      Me inditifiquei muito, kkk. Há 14 anos moro em Færøerne- Ilhas Faroes, e muitas vezes minha filha de 7 me corrije, dizendo q eu falei “nåå” ou “ok” ao invés de sim….kk
      E muitas outras ocasiões?
      Obrigada pelos textos marvilhosos q tu escreve???

      Reply
      • Cristiane Leme on July 10, 2017 6:58 pm

        Obrigada por ler e comentar! E se tiver sugestões de temas sobre os quais deseja ler, fique à vontade para dizer!
        Continue nos acompanhando 🙂
        Abraços

        Reply
    5. Rosenilda cunha on July 29, 2017 6:17 pm

      Adoro viajar. Gostei muito de ler. Comidas e cervejas, adoro. Certamente vou correr dos pães e cervejas, acredito que engordam:)

      Reply
    6. Valdete Andrade on December 2, 2018 7:51 pm

      Hahahahaha.. consegui dar 2 mordidas no rugbrød mas a salmiak não descem nem com reza ????

      Reply
      • Cristiane Leme on December 16, 2018 9:40 pm

        Ahahaha, eu amo esse alcaçuz salgado! Também gosto de pão de centeio, como todos os dias no café da manhã pra manter o nível no consumo de fibras. Pão preto, aliás, é uma coisa da qual aprendi a gostar na Alemanha, mas o da Dinamarca tem mais grãos e é mais gostoso 🙂

        Reply
    7. Sandra Bugs on October 3, 2021 2:07 pm

      Seus textos são muito ‘saborosos’ e muito bem escritos. Leitura prazerosa!

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.