Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Espanha»Os desafios de ser vegetariana no interior da Catalunha
    Espanha

    Os desafios de ser vegetariana no interior da Catalunha

    Juliana MarraBy Juliana MarraSeptember 2, 20172 Comments6 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Eu e meu marido somos vegetarianos, ou lacto-ovo- vegetarianos, para diferenciar dos veganos que não comem nada de origem animal. Morávamos em São Paulo e sempre foi muito fácil ser vegetariano numa das maiores metrópoles do mundo.

    Quando decidi vir para a Espanha sabia que a culinária local era famosa pelas carnes, os embutidos e os frutos-do- mar, mas esse não era meu foco, sempre cozinhei muito em casa e comemos pouco fora, então fiquei tranquila. Além disso a prefeita de Barcelona declarou a cidade a primeira cidade Veg-friendly do mundo, e estava curiosa para ver isso.

    Porém não vim para morar em Barcelona, vim para o interior, nos Pirineus, em uma cidade pequena, na fronteira com Andorra, chamada La Seu D’Urgell.

    Aqui, onde se fala predominantemente o catalão, as carnisserias (açougues) com seus embutits (embutidos, salsichas e linguiças) estão por todos os lados, e a cultura de consumir muitas carnes é grande. Meu primeiro passo foi identificar os diferentes mercados e supermercados da cidade.

    Essa base excessiva da alimentação espanhola nas carnes não me assustou muito pois
    sei que não é preciso suplementar para ter uma alimentação vegetariana completa, basta que ela seja diversificada e inclua bastante leguminosas, cereais e algumas castanhas e cogumelos.

    Há hoje em dia uma preocupação muito grande, e infundada, com a fonte de proteínas das pessoas com alimentação exclusivamente vegetariana.

    Segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira (fonte: publicação Tudo o que você precisa
    saber sobre alimentação vegetariana, Dr. Eric Slywitch, página 5, subtítulo proteínas) todas as proteínas são compostas de aminoácidos essenciais e não há nenhum que não seja adquirido através do consumo exclusivo de origem vegetal, em especial de cereais (arroz) e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de- bico, etc). Além disso, para uma dieta balanceada, as proteínas devem compor entre 10% e 15% do total do volume calórico diário da pessoa.

    Os moradores da cidade valorizam muito a compra de produtos locais e por isso a fonte de alimentos número um da cidade é a feira, conhecida como mercat, que acontece nas ruas principais do centro velho duas vezes por semana, pela manhã. Na feira é possível achar uma grande variedade de frutas e verduras, além de cogumelos e castanhas de vários tipos, queijos, mel e embutidos, todos de produção local, ou de regiões próximas.

    Eu, que estava acostumada a comprar tudo nas feiras de rua de São Paulo, fiquei logo animada, especialmente porque moro na praça onde a maior parte das barracas de feira se encontra. Mas logo descobri que aqui as feiras de rua são consideravelmente mais caras que os supermercados. Os produtos são mais frescos e bonitos, mas a diferença de preço é sensível.

    Por exemplo, um pé de alface na feira custa entre 1,50 e 3,00 euros, enquanto no mercado Dia encontro por entre 0,58 e 0,75 centavos de euro.

    Existe também uma variedade de mercados, como o La Sirena, de congelados, que vende predominantemente carnes e os preços são um pouco acima do meu orçamento. O Dis-Seu, mercado local com preços definitivamente acima do meu orçamento, porém é o mais frequentado pelos moradores locais, além da feira. O Mercadona, hiper-mercado, instalado na cidade para atender o público andorrano, com algumas boas opções vegetarianas e o preço não é ruim, mas também não é o melhor.

    Por fim, há um mercado Dia, rede comum por toda a península ibérica, e presente também em algumas cidades do Brasil, que é um mercado de baixos preços, com muitas marcas próprias. Desse mercado a existência é ignorada pelos locais e lá só encontro imigrantes, porém é o único que oferece preços adequados ao meu orçamento atual.

    Por isso compro no Dia entre uma e duas vezes na semana e o custo de uma compra vegetariana para duas pessoas fica entre 15 e 35 euros, dependendo da quantidade e tipo de itens. Fiz o cartão Club dia, acessível para qualquer pessoa empadronada (cadastrada na prefeitura) na cidade, e que me garante alguns descontos extras.

    Lá encontro uma boa variedade de alimentos, inclusive frutas e verduras, não tão frescos quanto os da feira, mas de boa qualidade e baixo preço, além de todos os itens secos, como grão-de- bico, lentilhas, feijões, arroz, macarrão, ervilha, couscous marroquino e outros grãos e cereais que são tão importantes na alimentação vegetariana.

    No Dia encontro também uma boa variedade de leites vegetais, inclusive os de soja, arroz e amêndoas, marca própria com preços entre 0,60 e 1,30 euros o litro. Porém queijos e iogurtes de origem vegetal ainda não encontrei lá, e acredito que no caso de uma alimentação vegana, a disponibilidade na cidade ainda deixe muito a desejar.

    Há inda uma pequena loja, Herbes i Coses, que mescla alimentos dietéticos, veganos e vegetarianos, cosméticos orgânicos e naturais, chá e cafés orgânicos e produtos que podem ser classificados de forma genérica como esotéricos, como pedras, alguns artesanatos, colares, e outros de inspiração oriental com um toque hippie. Lá foi o único local onde encontrei em boa variedade produtos veganos.

    O preço é mais alto, mas não impossível. Um pacote com 2 hambúrgueres vegetarianos sai por 3,25 euros. Um leite vegetal varia entre 1,50 e 4,00 euros. Há ainda iogurtes vegetais, alimentos sem glúten e muita disponibilidade para dietas restritivas.

    Uma coisa que me chamou muito a atenção aqui é a disponibilidade de frutas atrelada a sazonalidade. No Brasil, com o clima quente, e as técnicas agrícolas para produção de frutas em larga escala, inclusive para exportação, estamos acostumados a encontrar todos os tipos de frutas o ano todo, com pequenas variações de preço.

    Aqui aprendi a comer apenas maçãs no inverno, e a fazer algumas conservas doces no início dessa estação para ter frutas ao final. No início da primavera as cerejas abundavam e comprava o quilo por 1 a 3 euros. No verão as melancias e melões de vários tipos se tornaram baratos e comuns nos diversos mercados e feiras. No outono espero as pêras.

    Outro ponto é que por estar no interior e ter o hábito de fazer longas caminhadas e trilhas, encontro muitas frutas no mato. No final do verão já há algumas pêras e muitas amoras silvestres disponíveis.

    No outono e início do inverno, antes da neve, encontrei muitas maçãs silvestres. Esse é um prazer que a vida num vilarejo de montanha me trouxe.

    Por fim, o último desafio é o de comer fora. Faço isso pouco aqui, pois geralmente só encontro saladas e raramente alguma massa ou risoto como opção vegetariana. Opções veganas não encontrei nenhuma ainda. Mas em toda cidade, mesmo as pequenas, encontro os Kebabs, de imigrantes, onde sempre é possível pedir um falafel (feito à base de grão-de- bico), resolvendo assim meu problema de não querer cozinhar de vez em quando.

    Eventualmente vou a Barcelona visitar amigos ou resolver pendências burocráticas e lá aproveito para comer algo diferente vegetariano.

    Depois de quase um ano morando no interior da Catalunha posso dizer que manter minha alimentação vegetariana aqui não é nenhum bicho-de- sete- cabeças, basta um pouco de planejamento, conhecer melhor a cidade e estar disposta a adaptar meus gostos e hábitos à realidade e disponibilidade local.

    Textos relacionados

    • 5 motivos para não morar em Portugal
    • 5 motivos para morar em Portugal
    • Cinco atrações turísticas em Braga
    • Opções para o verão no norte de Portugal
    • Val d’Aran – O Vale dos vales
    • Portugal: casa da vó
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    espanha Veganismo vegetarianismo
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Juliana Marra
    • Website

    Juliana é viajante, vegetariana, professora de inglês/português, internacionalista, cozinheira amadora e yôginí em desenvolvimento. Se mudou para a Espanha em 2016, para acompanhar o marido, e atualmente se dedica à manter o seu blog em dia, escrever, fazer trilhas e caminhadas, e ensinar idiomas à distância.

    Related Posts

    Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores

    November 8, 2021

    Refugiados LGBTQIA+ acolhidos na Espanha

    September 13, 2021

    O universo das startups em Valência – Espanha

    August 2, 2021

    2 Comments

    1. Karina Fasson on October 25, 2017 1:57 am

      Adorei, Ju! Saudades! Bjs

      Reply
      • Juliana Marra on October 25, 2017 11:14 am

        Obrigada, Ka! BJU

        Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.