BrasileirasPeloMundo.com
China Páscoa Pelo Mundo

A Celebração da Páscoa na China

A Celebração da Páscoa na China.

Mais uma vez fico um pouco perdida na hora de escrever esses textos sobre as datas cristãs por aqui. Como já escrevi antes, a China não tem religião oficial. Hoje o próprio governo diz que eles seguem a filosofia de Confúcio, pois são os ensinamentos milenares da própria filosofia chinesa em si.

Claro que existem os templos budistas, os taoístas, uma forte comunidade mulçumana (formada por chineses, se tiver curiosidade veja o que escrevi no meu blog sobre isso), cristãos (católicos e evangélicos na maioria), mas elas não são reconhecidas pelo governo. É algo meio como: ‘sabemos que vocês existem mas que não daremos mais espaço do que isso’.

Oficialmente não há celebração da Páscoa na China. Na realidade para a grande maioria da população ela não tem sentido algum, já que eles não acreditam em Deus e muito menos na existência de seu filho, Jesus.

Acontece que vivo em Shanghai, uma metrópole cosmopolita e ocidentalizada (desculpem se fui um pouco redundante, mas ao viver na China você acaba ficando expert em usar superlativos e outras palavras que remetam à grandeza, já que nada aqui é grande, mas imenso… e por ai vai. rs). Então aqui e em algumas outras cidades em que vivem um número significante de estrangeiros existe a ‘páscoa comercial’, podemos dizer.

Os restaurantes sabem desse calendário cristão e sempre aproveitam a deixa para promover ceias, almoços festivos ou temáticos, algo que atraia o público dessas celebrações.

Leia também: Páscoa na África do Sul

A Celebração da Páscoa na China

A primeira vez que pusemos nossos pés na China, em 2004, numa cidade do Norte do país, quase não sabiam o que era chocolate, muito menos o que significava Páscoa… O que dirá ‘ovos de Páscoa’! Aí, em 2009, viemos para Shanghai, mas ainda naquela época encontrar algo para as crianças acostumadas a receber seus ovos de chocolate era um desafio e tanto. Havia uma ‘padaria’ alemã que fazia seus coelhos e galinhas (sim, isso foi a novidade para mim) de chocolate. Era praticamente o único local em que se podia comprar algo que remetesse aos ovos de Páscoa. E até hoje eles produzem esses chocolates nessa época.

pascoa1

Mas muita coisa mudou na China nos últimos cinco anos. E hoje a quantidade de supermercados e lojas que comercializam produtos importados é enorme, até porque o próprio chinês está começando a consumir esses produtos ocidentais. Então hoje podemos encontrar uma variedade maior de ovos de marcas conhecidas como Nestlé, Lindt, Godiva, e outras nem tanto para nós brasileiros, e comprá-los em supermercados como o Carrefour. Mas a oferta é restrita. Sempre recomendo que quando se vê os primeiros nas prateleiras, compre, pois senão fica sem.

Leia também: Páscoa em Portugal

Um fato interessante que ocorreu há uns três anos, quando começaram a chegar os ovos de chocolate de verdade por aqui, é que o dono de um pequeno mercado de produtos estrangeiros trouxe ovos das melhores marcas e causou a maior alegria na vida dos estrangeiros que vivem aqui. Mas muitos ficaram sem seu ovo, já que a quantidade era pequena.

pascoa2

No ano seguinte, o comerciante fez a compra novamente, mas numa quantidade razoável para atender a demanda. Só que, como ele não tinha ideia do que era a Páscoa, a celebração, comprou baseado na data do ano anterior que havia sido final de abril. Mas no ano seguinte a Páscoa foi final de março, ou algo assim. Resumindo, não havia ovos de chocolate na Páscoa dos estrangeiros… Mas depois de duas semanas, as prateleiras do mercado estavam abarrotadas de delicias suíças e algo mais… rs. Não sobrou outra alternativa ao comerciante do que fazer uma mega liquidação de todo aquele estoque (e diga-se de passagem, ele caprichou na compra!). Ai vocês podem imaginar a ‘corrida em busca do tesouro’… Afinal, quem poderia pensar que um dia ia comprar um ovo de chocolate Lindt, por cerca de 30 reais? E afinal, era chocolate e a nossa Páscoa já havia sido celebrada com as galinhas da ‘Bastian Bakery’!

E falando em celebração, as comunidades católicas se reúnem, desde a quaresma e todas as etapas desse período são cumpridas. Existem missas em mandarim, inglês, francês e espanhol nas igrejas católicas de Shanghai.

No domingo de Páscoa, as pessoas geralmente se reúnem para almoçarem juntas após a missa, já que para os que vivem fora do Brasil, os amigos são a nova e abençoada família.

Para todos que nos seguem aqui no ‘Brasileiras pelo Mundo’, desejo uma Páscoa de amor, reflexão e entusiasmo. E que o renascimento das esperanças e da fé nos dê a tranquilidade de continuarmos nossa jornada, seja aonde for!

Paz!

Related posts

China: mas… o que você come?

Christine Marote

Páscoa na Grécia

Amanda Fontenele

Linguagem corporal na China

Christine Marote

12 comentários

Marta Abril 8, 2014 at 4:43 pm

adorei!! Divertido pensar Páscoa na China! Eu tive uma professora de chinês e na Pascoa nossa dei um chocolate em formato de cenoura para ela experimentar. No período eu nao fazia idéia dela nunca ter comido chocolate..kkkkk Depois de um tempo eu perguntei se ela tinha gostado do chocolate. Ele me disse que achou bonito..kkkk e que ia levar para mostrar na China..kkkk

Resposta
Christine Marote Abril 9, 2014 at 12:20 pm

Marta, quanto tempo faz isso? Porque realmente em 2004, qdo chegamos aqui, quase não havia chocolate disponível nos mercados. Dove (chocolate) era o sonho de consumo…hehehe. Interessante esse seu relato.
Abraço! =]

Resposta
Luciana Cogo Marques Abril 8, 2014 at 10:09 pm

Olá Christine! Adoro seus posts! Este sobre a Páscoa é muito interessante morei numa cidade do interior da China por 3 anos e meio e por 2 anos ficamos sem ovos para celebração, mas no último ano abriu uma filial do supermercado Metro que foi a salvação mas havia apenas ovinhos minúsculos e coelhos pequenos de uma marca alemã, foi o que salvou a nossa páscoa na China. Hoje vejo que melhorou muito as ofertas de produtos estrangeiros. Quando cheguei nesta cidade, chamada Cixi, província de Zheijang, 2 horas e meia de carro de Shanghai, não havia sequer margarina nem manteiga no supermercado. Obrigada pelas preciosas informações. Sou tua fã! Beijão, Lu.

Resposta
Christine Marote Abril 9, 2014 at 12:22 pm

Obrigada Luciana pelos comentários. Sempre digo que o relato de quem vive ou viveu na China é sempre um presente para mim. Porque tem coisas que escrevo que tenho impressão que ninguém acredita! hehehe
Beijo e obrigada por todo o carinho! =]

Resposta
Valéria Gama Abril 9, 2014 at 8:06 pm

Chris, parabéns! Seu trabalho é ótimo.Cheguei na China em 2005. Nem sonhar c/ ovos de páscoa. Não havia muita coisa p/ estrangeiros, era difícil…. Mas, na China, tudo muda muito rápido. Morar aí, p/ mim, foi uma caixinha de surpresas a se abrir todos os dias e uma grande escola. Uma experiência indescritível e um aumento de criatividade inacreditável. A páscoa na China passamos de barras de chocolate Dove até ovos de Páscoa de diversos tipos e tamanhos. Hoje é muito mais fácil encontrar as coisas que estrangeiro gosta. Vida fácil, dura vida….. Bjsssss e Feliz Páscoa!

Resposta
Christine Marote Abril 10, 2014 at 3:16 pm

Valéria, obrigada por seu depoimento, como escrevi para a Luciana, isso é uma ótima referência para quem vem buscar informação sobre o país em questão. E vamos combinar que tem coisas na China, que só vc vivendo, testemunhando é que acredita, né?rs
Beijo grande e Feliz Páscoa para vcs também! =]

Resposta
Emilia Hanashiro Abril 9, 2014 at 11:38 pm

Que legal ! pois aqui só vemos ovos de chocolates nas lojas de produtos brasileiros embora exista japoneses católicos, eles costumam cozinhar ovos e decorar para as brincadeiras com as crianças no domingo de pascoa.

Resposta
Christine Marote Abril 10, 2014 at 3:17 pm

Também não deixa de ser uma coisa interessante, mas aquele gostinho de coisa especial, que só tem na Páscoa, como os ovos de chocolate, fica a desejar…hehehe. Beijo grande Emilia!

Resposta
Ana Cristina Kolb Abril 13, 2014 at 2:59 pm

Ai minha linda, que delicia ler seus posts! eu imagino como deve ser dificil manter as tradições principalmente oras crianças, em um pais de cultura tao distante! Que bom que o mundo ta globalizado e agora, temos acesso a tudo né, muito bom! Aproveite muito com sua família o domingo com o almoço com a família agregada de brasileiros e outros católicos! Beijo no coração linda! Namasté 🙂

Resposta
Christine Marote Abril 15, 2014 at 2:52 pm

Ua excelente Pascoa para vc também, Ana! beijo

Resposta
Brasileiras pelo Mundo – Páscoa na China? | Agosto 27, 2014 at 3:51 pm

[…] Se querem saber o que acontece, porque a foto da galinha de chocolate? Não deixem de dar uma conferida no link do post: China; a celebração da Páscoa!. […]

Resposta
Páscoa pelo Mundo! Abril 5, 2015 at 2:14 pm

[…] China – oficialmente não há celebração da Páscoa. Para a grande maioria da população ela não tem sentido algum, já que eles não são cristãos. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação