BrasileirasPeloMundo.com
Austrália Curiosidades Pelo Mundo

Curiosidades sobre a cultura australiana

Curiosidades sobre a cultura australiana

Viajar, na minha opinião, é a forma mais rica de se adquirir cultura. A gente aprende muito sobre as outras nacionalidades, mas aprende sobre nossa cultura também. Afinal, apenas observando e vivendo uma realidade diferente é que nos damos conta de como realmente somos, quais são nossos hábitos, costumes, e por aí vai. E, com isto, desenvolvemos nosso senso crítico, passamos a nos valorizar mais enquanto brasileiros, e também visualizamos pontos a desenvolver.

Hoje vou falar um pouquinho sobre hábitos curiosos – ou não – da cultura australiana, quais deles eu incorporaria facilmente à cultura brasileira e quais eu deixaria aqui pela Austrália mesmo (risos).

Leia também: Cultura Aborígene

Australianos andam descalços na rua: já faz mais de 1 ano e meio que estou por aqui e não consigo me acostumar com isso. Claro, não é todo australiano que sai sem sapato na rua, mas é bastante comum esbarrar com um por aí, seja no supermercado, no shopping ou no meio da rua mesmo. Faz parte da cultura deles. Tenho dificuldades em aceitar esse padrão, confesso. Acho M-U-I-T-O estranho, para não falar nojento, porque afinal de contas, o chão da rua é imundo, minha gente! Mas, enfim, eles parecem achar isso bem normal. Então, esse é um hábito que deixo na Austrália, para os australianos.

Foto: Pixabay

Australianos são silenciosos: já vou começar com o contraponto. Se tem uma coisa que percebo quanto mais tempo passo aqui é o quanto nós, brasileiros, somos barulhentos. Quando estou na rua e escuto uma risada mais alta, um burburinho, um grupo com tom de voz superior, não tem erro: pode procurar que tem brasileiro na área! Somos animados, felizes, em geral, e acho que isso reflete no nosso modo de falar, de gesticular. Somos um povo intenso! Não posso dizer o mesmo dos aussies, eles são bem contidos. Transporte público é um silêncio só, já fui em restaurante silencioso… Em geral, eles são quietos, sim, e eu gosto disso. Levaria para o Brasil!

Australianos possuem senso de coletividade: o que isto significa? Que por aqui respeita-se fila, a faixa de pedestres dá prioridade ao pedestre (os carros param para que a gente atravesse a rua), regras existem para serem respeitadas. Preciso nem dizer que eu, a considerada “Sra. Certinha” no Brasil, A-D-O-R-O esse ponto, e levaria para casa, tipo, ontem, né?

Australianos têm dificuldade em improvisar: acho que uma consequência do ponto acima é que as pessoas aqui vivem tão dentro das regras que acabam não sabendo lidar com imprevistos. Ou não querem, sei lá. Fato é que aqui na terra do canguru, se sua tarefa é apertar botão, não tente fazer mais que isso, eles piram! Cada um tem uma função específica e improviso não é bem a praia deles. Neste ponto, minha gente, eu fico com a cultura brasileira mesmo. Eita povo que sabe fazer do limão uma limonada! Como somos criativos!

Australianos adoram tomar café-da-manhã fora: sim, e eles saem de casa cedo para isso. De manhã costumo dar uma corrida na orla, cedo, por volta das 7 horas. E, sim, os cafés sempre estão cheios de aussies desfrutando a primeira refeição do dia, seja em família, com os amigos ou até mesmo sozinhos. Eles gostam de aproveitar o dia, mais que a noite. E eu curto essa ideia. Assim, não precisa ser tão cedo, mas sair para tomar café fora é bem gostoso. Levaria essa cultura para o Brasil com certeza!

Leia também: O café da manhã australiano

E, vejam só, no fim das contas, não é que eu levaria mais aspectos da cultura australiana para o Brasil que vice-versa? Claro, há mil outros tópicos que eu poderia escrever aqui, e vários deles eu não incorporaria ao meu estilo de vida, mas o ponto principal, além de apresentar algumas curiosidades a vocês, era realmente provocar a reflexão que cultura é cultura, cada uma tem a sua, portanto temos que observar, eventualmente aprender, mas nunca julgar!

Até a próxima!                           

Related posts

Mzungu e a desvantagem de ser branco no Quênia

Daniela Milani

Palavras e expressões da Costa Rica

Jesuela Macedo

Comprando roupas na Arábia Saudita

Gabriela Lirio Delfino

4 comentários

Edna Catharina Julho 31, 2019 at 10:18 am

Vivendo e aprendendo… Essa frase não envelhece nunca. É bom conhecer os custumes das outras nações. Amei!

Resposta
Lívia Campos Agosto 1, 2019 at 12:35 am

Verdade! 🙂

Resposta
Carolin Agosto 8, 2019 at 10:03 am

Otimo, como sempre Livia! Amo o jeito que voce escreve.
Vez em quando eu ando descalca no trabalho e brinco que virei aussie!

Resposta
Lívia Campos Agosto 9, 2019 at 12:07 am

Ahhh, obrigada!!!
Hahahaha, boaa!!!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação