BrasileirasPeloMundo.com
Reciclagem e Meio Ambiente Suécia

A importância do lixo na Suécia

A importância do lixo na Suécia.

Mesmo antes de me mudar, eu já havia escuta muito sobre a questão do lixo na Suécia.

Quem chega aqui, logo se depara com um rigoroso sistema de coleta de lixo. Para mim, foi uma grande aventura aprender a separar corretamente o lixo. A princípio parece fácil, e o mais curioso é que até os suecos tem dúvidas, às vezes.

Apesar de ter pesquisado muito a respeito antes de me mudar, fiquei completamente perdida quando tive de colocar a mão na massa. Afinal, a teoria nem sempre é tão simples quanto a prática. Recebi muitas dicas de colegas brasileiros e suecos para chegar num consenso final da separação.

Na Suécia, o descarte do lixo de forma correta é muito importante e faz parte da política do país. Não é à toa que 99% dos quase 500 quilos de lixo produzidos anualmente por habitante do país é reciclado. Este lixo é encaminhado para usinas que geram energia através do vapor produzido pela incineração do lixo em um ambiente controlado – 3 toneladas de lixo contêm tanta energia quanto uma tonelada de petróleo. Ou seja, ou o lixo é reciclado, ou ele é transformado em energia.

Então, vamos para a saga da separação do lixo!

Primeiramente, tive de verificar se o prédio em que moro tem lixeira própria. Há condomínios que não possuem essas lixeiras e, nestes casos, o lixo deve ser levado até os containers ou para as estações de reciclagem.

Leia também: custo de vida na Suécia

No caso do condomínio em que eu moro, cada conjunto de prédios possui sua lixeira externa, que está dividida em:
1 – Orgânicos e Não-orgânicos (Hushållssopor)
2 – Plástico (Plastforpackningar ou Hårdplast)
3 – Papel (Papper ou Förpackningar)
5 – Vidro incolor (Ofärgat glas)
6 – Vidro colorido (Färgat glas)
7 – Jornais e Revistas (Tidningar)

Nos containers e estações ainda se adicionam:
8 – Metais (Metallförpackningar)
9 – Baterias (Batteri)
10 – Lâmpadas (Lampor)
11 – Papelão Grosso (Papperförpackningar)

Isso significa que a mão-de-obra dentro de casa é grande, afinal, parte-se do princípio de que cada um é responsável pelo lixo que gera. Minha dica para separar o lixo de forma eficiente é ter ao menos 4 lixeiras em casa (papel, plástico, orgânico e inorgânico).

Tenha lugar em casa disponível para colocar várias latas de lixo. Dessa forma, o trabalho é menor e passa a ser automático. Nas casas suecas, é muito comum que o armário que fica embaixo da pia da cozinha seja disponibilizado para guardar o lixo. Há espaço suficiente para 4 lixeiras aproximadamente.

Para o lixo orgânico, é comum que o condomínio disponibilize sacolas especiais (geralmente ficam na lavanderia comum de cada prédio) para depositar os orgânicos. Caso não encontre as sacolas, é possível comprar sacos de lixo no mercado. Atenção para as cores, pois o saco de lixo para orgânicos deve ser verde. Todo este lixo se transforma em compostagem depois.

Já o lixo inorgânico, em que colocamos cotonetes, algodão, lixas de unha, e afins. Na lixeira do condomínio, este lixo é depositado juntamente com o lixo orgânico, no entanto, a cor do saco é diferente. Deve-se usar sacos brancos ou cinzas. Lembrando que, aqui na Suécia, papel higiênico usado e fio dental devem ser jogados no vaso sanitário para irem embora na descarga.

Para plástico e papel, não podemos esquecer de lavar as embalagens e separá-las. É comum encontrarmos embalagens de papel com tampa de plástico, então, deve-se separar a tampa da embalagem e colocá-las nas lixeiras corretas.

Na minha casa, ainda deixo mais 3 sacolas, uma para vidro, uma para jornais e revistas e outra para metal. Estes são lixos que demoram mais para juntar, então eu não preciso de lixeira especial.

Os containers para depósito de lixo encontram-se espalhados por vários locais nos bairros suecos. É fácil, simples, e não é vergonha para ninguém levar seu lixo para depositar ali. Inclusive, é rotina que as pessoas carreguem os lixos até lá, até mesmo de carro.

Leia também: empregos na Suécia

Por falta de informação, e um pouco de confiança demais, já lavamos uma bronca de um sueco por estarmos depositando garrafa de vidro incolor no container para vidro colorido. Então, vale prestar bastante atenção e também conhecer as palavras, ou valer-se de um tradutor, e entender melhor os desenhos.

Garrafas pet e latinhas de alumínio (aquelas de refrigerante) tem um tratamento especial. Aqui, quando você compra sua bebida, geralmente, paga-se o valor da bebida mais o valor da garrafa. É por isso que este lixo vale dinheiro aqui. Esse valor retorna a você quando levar e depositar as garrafas nas cabines, que geralmente ficam localizadas nos mercados. Quando você deposita, você tem duas opções: receber um vale compra no valor das suas garrafas – que deve ser utilizado no mesmo mercado que você depositou as garrafas –, ou doar este valor para algumas instituições (a Cruz Vermelha é um exemplo). Vale ressaltar que alguns tipos de vidro também podem ser depositados nestas máquinas e, quando isto for possível, há placas ou está escrito no próprio rótulo do produto.

Além disso, caso você pense em fazer alguma reforma, então, já saiba que há estações próprias para depositar entulho e afins. Aqui, encaixam-se lixos como: gesso, madeira, revestimento térmico, e funciona assim: você vai até o local, você mesmo deposita seu lixo da forma correta, e depois você deve deixar o local limpo e organizado e, para isso, há vassouras disponíveis no local.

Aqui em casa, temos um sentimento muito bom em fazer toda esta separação. Dá um certo trabalho, mas o que se ganha em troca é muito maior do que isso, é um futuro. É um grande alívio saber que podemos contribuir para um mundo melhor, em vez de enchê-lo de lixo. É um grande passo para a humanidade.

Que tal começar a separar seu lixo também?

Related posts

Conheça as doenças de inverno que assustam os suecos

Verônica Ferreira Iwarson

Informações sobre trabalho e dicas para recém-chegados na Suécia

Vânia Romão

Como levar seu cachorro para a Suécia

Priscilla Furlanetto

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação