O Papai Noel existe e mora no Polo Norte. Eu acreditava nesta frase quando era pequena. Agora, que moro em terras escandinavas, bem perto da Finlândia (onde o bom velhinho tem a sua residência oficial) tento manter a tradição da visita do papai Noel aqui em casa. A minha filha é uma entre as muitas crianças suecas que todos os anos esperam a visita dele na noite de Natal. Neste post vou contar um pouco da expectativa do Natal para as crianças suecas.
Diferente do Brasil, as crianças por aqui começam a comemorar o Natal 4 semanas antes da véspera de Natal, quando o período do advento se inicia. Advento significa espera e com a chegada do Advento se começa a contagem regressiva para o Natal. Este ano o Advento começa dia 3 de dezembro. Aliás, o Advento é sempre um domingo. Em todas as casas suecas se acende 4 velas, decoradas com enfeites natalinos. No primeiro domingo de Advento se acende a primeira vela, no segundo domingo a segunda vela, no terceiro domingo a terceira vela e quando as famílias acendem a última vela significa que o Natal chegou. Esta tradição é muito apreciada pelas crianças, que sempre ajudam a enfeitar a casa para a chega do Advento.
O primeiro dia de dezembro é outra data que as crianças suecas também esperam com muita ansiedade, justo porque neste dia se inicia “O calendário de Natal” – julkalender em sueco – um programa de televisão infantil que existe desde os anos 60 e que conta sobre a magia natalina. O programa vai ao ar 24 dias, com o último episódio sendo exibido na véspera de natal. O programa de televisão vem acompanhado de um calendário de papel com 24 “janelas” datadas entre 1-24 de dezembro. Todos os dias as crianças abrem uma janelinha e ganham uma pista sobre o calendário de Natal. Os calendários, que no começo eram apenas de papel foram com os anos ficando mais sofisticados. O mais comum entre as famílias (e também o mais barato) é o calendário de chocolate. Para cada dia do calendário natalino, um chocolate. Mas, com o passar dos anos, as lojas e fabricantes têm usado de muita criatividade e os calendários de natal tem para todo gosto, como por exemplo Frost, Lego, princesa, super-heróis e por aí vai. Os calendários de Natal custam entre 5-30 euros.
Antes do bom velhinho chegar as crianças ainda comemoram o dia 13 de dezembro – o dia de Santa Lucia. Neste dia as crianças se vestem com vestidos brancos e longos e seguem em procissão, segurando velas e cantando músicas natalinas e músicas sobre a Santa Lucia. Segundo a tradição, uma menina deve ser escolhida para representar a Santa Lucia, carregando uma coroa com velas na cabeça. Esta tradição vem mudando. Para evitar que crianças não se sintam escolhidas, as escolas e creches decidiram que tantos meninos quanto meninas podem se vestir de Santa Lucia. Este dia é comemorado em todas as escolas e creches e principalmente para as crianças mais pequenas este e um dia importante, já que todas querem ser a Santa Lucia.
Leia também: doenças de inverno na Suécia
Depois da chegada da comemoração de Santa Lucia é só esperar pela chegada da véspera do Natal. Como muitas crianças ao redor do mundo, as suecas costumam mandar cartas para o Papai Noel com uma lista de brinquedos que desejam ganhar do bom velhinho. Sim, as crianças suecas, em sua maioria, acreditam no Papai Noel e esperam por ele com muita ansiedade. E como a tradição diz o bom velhinho sempre vem.
Quando me mudei para a Suécia, a tradição era que alguém da família se vestisse de papai Noel e distribuísse os presentes. Tudo simples e discreto. Mas o que noto é que com a chegada de nós imigrantes esta tradição tem mudado um pouco. Já é possível alugar um Papai Noel, através de empresas de eventos e fazer do momento uma coisa mais glamorosa. Mas prepare o bolso. Alugar um papai Noel custa entre 90 e 120 euros por 30 minutos, dependendo do bairro onde você mora.
Enquanto a véspera de Natal não chega as crianças aproveitam as muitas feirinhas de Natal onde adereços para decoração da árvore de Natal e doces natalinos são vendidos. Muito popular entre as crianças são as bolachas de gengibre e os pães de açafrão. Aliás, não posso me esquecer de citar uma outra tradição bem legal que anima as crianças por aqui. É a montagem da casinha de bolacha de gengibre. Geralmente ela se compra semi-pronta nos supermercados locais e as crianças montam e decoram com balas típicas de Natal.
Segundo a tradição nórdica, a árvore de Natal deve ser montada e decorada no dia 24 de dezembro e muitas famílias ainda seguem esta tradição. O momento, é claro, é de alegria para as crianças. Diferente do Brasil, as crianças suecas costumam decorar a árvore com enfeites confeccionados por elas mesma na creche e na escola. Mas as tradicionais bolas de natal não podem faltar, é claro.
Leia também: Natal Pelo Mundo
Os suecos compram árvore de Natal todos os anos. Sabem por que? Porque segundo a tradição, os pinheiros de Natal devem ser naturais vindo direito das florestas suecas. Um pinheiro de Natal custa em média 60 euros. Para os alérgicos, como aqui em casa, a árvore de plástico é a melhor opção. Não existe muita diferença de preços entre o pinheiro natural e o de plástico. A diferença e que o de plástico pode ser usada durante vários anos seguidos.
E enfim, o tão esperado dia para as crianças: a véspera de Natal. Geralmente, as famílias vão à igreja pela manhã com as crianças para ouvir a história do nascimento do menino jesus. Esta é uma tradição que a maioria das famílias segue, independentemente de serem religiosos ou não.
Depois da visita à igreja, é hora da ceia de Natal, que por aqui acontece as 4 horas da tarde. Antes da ceia de Natal as famílias costumam se reunir na frente da televisão e assistem o tradicional desenho animado natalino do pato Donalds. Depois dos comes e bebes, é a hora de entregar os presentes. Por aqui, não se costuma fazer amigo secreto, mas o sueco que é, na teoria, contra o consumo exagerado, aderiu uma outra regra. Muitas famílias compram presentes somente para as crianças.
Mas as comemorações não terminam no dia 24. O Natal é comemorado até o dia 26 de dezembro, isto para dar tempo das famílias se reunirem e aproveitarem o feriado prolongado. Por incrível que pareça não é comum ter neve na semana do Natal, não em Estocolmo, mas caso os suecos sejam agraciados com este presente as crianças aproveitam a ocasião para andar de patins e brincar de guerra de neve ou fazer um bonito boneco de neve no jardim.
Nos últimos anos, os suecos têm aderido uma nova tradição, a de viajar para o exterior e curtir o feriado de Natal onde tem sol e muita praia para as crianças, retornando para casa no começo de janeiro.
Minha dica para quem vai passar o Natal com as crianças na Suécia: Eu sempre tento manter viva a tradição do Natal brasileiro aqui em casa. E como faço isso?
Uma comida brasileira não pode faltar na Ceia de Natal;
Um papai Noel que fale português também sempre vem nos visitar;
E neste Natal faremos amigo secreto.
Que o Natal de 2019 seja cheio de alegria para todas as crianças ao redor do mundo.