BrasileirasPeloMundo.com
Suécia Turismo Pelo Mundo

A melhor estação para visitar Estocolmo

A melhor estação para visitar Estocolmo

A melhor estação para visitar Estocolmo.

Muito tem se falado na Escandinávia como destino turístico. Mas o que é a Escandinávia? Fazem parte da Escandinávia os reinos da Dinamarca, Noruega e Suécia. Às vezes, você também escutará o termo Escandinávia, referindo-se a toda península da Escandinávia, que inclui, também, a Finlândia e a Islândia. Estes cinco países são os chamados países nórdicos. Mas neste artigo, falaremos especificamente da capital da Suécia, Estocolmo. Porém, qual seria a melhor estação para visitar Estocolmo? Tudo depende do foco que você quer dar à sua viagem. Aqui, tentarei dar algumas dicas para ajudá-lo a decidir.

Antes de qualquer coisa, é importante frisar que as estações na Suécia, em especial em Estocolmo, são bem definidas. Como nas estações do ano nos desenhos animados, o outono é cheio de folhas secas pelo chão, o inverno tem neve, a primavera é florida e o verão ensolarado. Então, vou separar pelas estações do ano, ok!?

Inverno

O inverno se faz presente de dezembro a março. Mas é entre meados de janeiro e final de fevereiro que temos o período de inverno mais rigoroso. Temperaturas em torno de -10ºC e neve. Em Estocolmo, neste período de inverno mais rigoroso, é raro ter neve caindo constantemente. Ou seja, a neve cai, derrete e congela novamente devido às baixas temperaturas. Assim, as calçadas viram praticamente um ringue de patinação. É preciso ter sapatos especiais para andar pela rua e não se estabacar no primeiro quarteirão.

Mas se você é friorento, não se assuste, a cidade é totalmente preparada para as baixas temperaturas. As construções são feitas para reter o calor e todo lugar possui aquecedor. Para você ter uma ideia, nesse período, costumamos ficar de short e camiseta dentro de casa. Além disso, transporte via metrô funciona muito bem e muitas estações de metrô possuem saídas direto em áreas comerciais fechadas com supermercados, lojas e restaurantes.

O tempo de sol por dia é bem pequeno, em torno de 5 a 6 horas. Por isso, nos desenhos animados, as cidades são todas decoradas com luzes de natal. É encantador ver toda a cidade, inclusive as janelas das casas, toda decorada. Mas a verdade é que não é só para ser fofo, as luzes e velas possuem uma utilidade, dar charme e alegria aos dias escuros e tristes.

Você quase não vê gente pela rua. Mas a cidade possui muitas atividades, inclusive em ambientes fechados. Ringue de patinação, morrinhos para fazer esquibunda, patinação sobre o lago congelado, muitos museus e todo tipo de academia onde você pode, por exemplo, jogar vôlei, fazer parede de escalada ou brincar em camas elásticas.

Essa é também a melhor época para quem quer dar uma esticadinha ao norte do país em busca da aurora boreal.

Leia também: Vasa – O maior fracasso da Suécia que se tornou um tesouro nacional

Primavera

De março a junho, as temperaturas começam a subir, e é possível ver a transição do inverno para o verão. As temperaturas ficam em torno de 10ºC no início da estação e em torno de 20ºC mais para o final da mesma. A cidade floresce e seu ápice é na segunda quinzena de abril, quando temos as famosas cerejeiras em Kungsträdgården. É lindo de se ver!

A população também muda. Com as temperaturas mais amenas e mais horas de sol por dia, as pessoas começam, aos poucos, a dar as caras na rua, ficam mais simpáticas. Não é raro, mesmo com 17ºC, ver pessoas simplesmente paradas no meio da rua pegando sol. Afinal, estamos tanto tempo sem poder pegar sol que queremos senti-lo. Enfim, ainda é friozinho para os padrões brasileiros, mas a cidade tem um ar mais alegre.

Na segunda quinzena de abril, costuma acontecer a noite de cultura (Kulturnatt), uma noite de sábado na qual todos os museus da cidade possuem entrada gratuita. São mais de 150 eventos culturais gratuitos por toda a cidade.

Verão

Ah, o verão! É a estação do ano mais esperada pelos suecos. De junho a setembro, as temperaturas ficam em torno de 20ºC, com alguns picos em torno de 26ºC. Neste período, os dias são muito longos. O sol se põe depois das 22h e nasce em torno das 3h. Durante alguns dias, o céu nem chega a ficar totalmente escuro na madrugada.

O feriado do midsommar é o evento mais esperado do ano. É como o brasileiro espera pelo carnaval. É um final de semana no final de junho para se comemorar o início do verão, o calor, o sol, enfim, a vida. Os suecos dançam músicas típicas e fazem brincadeiras como corrida do saco, carregar o ovo na colher etc. Por incrível que pareça, é o ápice da animação sueca.

Fato é que no verão todos os suecos tiram férias, viajam ou vão para os parques e ilhas do arquipélago. Dessa forma, os parques ficam repletos de famílias e amigos jogando frisbee ou bocha, fazendo piquenique, pegando sol, nadando nas águas geladas etc. São diversos eventos ao ar livre acontecendo pela cidade, desde peças de teatro a shows. É nesse período que acontecem os shows no Grona Lund, e diversos outros eventos musicais e culturais pela cidade, como Brazilian Day, Pride Parade etc. A cidade é cheia de vida!

Leia também: Coisas que aprendi morando na Suécia

Outono

De setembro a dezembro, temos o outono. Nesta época, as temperaturas são mais amenas, em torno de 15ºC. Chove um pouco, mas não muito. Assim como nos desenhos animados, os parques ficam repletos de folhas secas caindo das árvores. Outro momento lindo de se ver!

Ainda existem muitos eventos ao ar livre pela cidade. Mas, aos poucos, as horas de sol vão diminuindo e as temperaturas caindo. Os suecos voltam a se fechar, ficar mais em casa. Enfim, sinal de que o inverno está chegando novamente.

Enfim, não existe a melhor estação para visitar Estocolmo. Cada estação tem o seu encanto. Se puder, venha em todas elas. Se não der, escolha a que mais se encaixa no seu estilo de viagem. Mas venha!

Em qual estação você gostaria de visitar Estocolmo? Me conte!

Related posts

Praia de Gdynia na Polônia

Regiane Iwanowicz

Região de Andaluzia

Thais Maciel Gomes

Por que conhecer a Ligúria

Ana Patricia da Silva

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação