BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo República Tcheca

Como abrir conta bancária na República Tcheca

Como abrir conta bancária na República Tcheca.

Para quem chegou de mudança ou para quem veio apenas estudar por um período de tempo, abrir uma conta bancária na República Tcheca é certamente algo que precisa ser feito já no início da estadia. Resolver estas questões burocráticas na hora de se mudar para um novo país pode ser algo desafiador e que exige bastante tempo e paciência, mas ao mesmo tempo é algo necessário. No entanto, comparado com os níveis de burocracia de outros lugares por aqui, abrir uma conta bancária até que não é tão complicado assim, mas há um detalhe: é preciso falar tcheco (ou ter a ajuda de alguém que fale).

Quais documentos são necessários?


Cada banco tem procedimentos diferentes e que podem variar também entre as filiais, mas na hora de abrir a conta bancária, os documentos que normalmente são solicitados para os estrangeiros são: passaporte, visto válido e comprovante de residência. Se você é um estudante e mora em uma residência estudantil, pode pedir uma confirmação de estudos (que também pode ser solicidata pelo banco) e de residência através da escola ou universidade. Para quem veio a trabalho, abrir uma conta bancária em algum banco tcheco é algo obrigatório. Além disso, é necessário pagar uma taxa para a abertura da conta, que pode variar entre 200 coroas tchecas a 2000 coroas tchecas, dependendo do banco e do tipo de conta bancária que você deseja abrir. Alguns bancos também podem pedir um depósito inicial para que a conta seja ativada e um seguro opcional é sempre oferecido na hora de abrir a conta (e é uma boa ideia aceitar esta oferta).

Qual banco escolher?


As agências bancárias na República Tcheca não costumam ter filas e nem é comum esperar muito tempo para ser atendido, o que é algo muito positivo e já agiliza um pouco este processo burocrático. Entre bancos tchecos e estrangeiros, há diversas opções de bancos no país e ainda que a tarefa de escolher um pode ser um pouco complicada, já que cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, há várias opções para levar em consideração. No entanto, é sempre importante considerar quais as taxas que serão cobradas, qual o valor dos serviços oferecidos (como transferências, depósitos, uso do caixa automático, uso do cartão de crédito ou débito…), se é possível ter acesso online ao banco, se ele emite cartão internacional e se recebe transferências de dinheiro do exterior. Também vale lembrar que as contas bancárias na República Tcheca são sempre em coroas tchecas, que é a moeda local. No entanto, alguns bancos oferecem a possibilidade de abrir também uma segunda conta em euros. Alguns dos bancos mais populares por aqui são: Komerční banka, Česká spořitelna, UniCredit e Raiffeisen. Estes são apenas alguns deles, mas a variedade é grande!

Leia também: como abrir conta bancária no exterior

Utilizando os serviços bancários


Com a conta bancária aberta e ativada, é hora de esperar o cartão ficar pronto. O cartão de crédito e/ou débito deve ser solicitado no banco e demora alguns dias para ficar pronto. Depois de recebido, ele precisa ser ativado no caixa automático.
Os caixas automáticos de todos os bancos estão espalhados pelo país inteiro e é muito fácil encontrá-los, além de ser muito seguro utilizá-los a qualquer hora do dia ou da noite. Apenas fique atento se o seu banco cobra taxas de saques, principalmente em caixas automáticos de outros bancos para evitar cobranças desnecessárias. Além de saques, também é possível comprar crédito para o celular nos caixas automáticos para qualquer operadora telefônica.

Transferências internacionais podem ser feitas nas agências do banco ou também através da conta online com bastante facilidade. As taxas cobradas são sempre mostradas antes da operação ser confirmada e variam de acordo com o valor e país para onde a transferência será feita. A grande maioria dos bancos também oferece serviço de casa de câmbio, e é possível até encomendar a moeda desejada caso ela não esteja disponível.
Os cartões de crédito e débito são aceitos na grande maioria das lojas, restaurantes e estabelecimentos da República Tcheca, mas é sempre bom perguntar antes de comprar caso você esteja em algum lugar que ainda não aceite essa forma de pagamento.

Leia sobre o transporte público em Praga!

Related posts

A importância de aprender tcheco

Roberta Leite

Como abrir conta bancária na Bélgica

Ana Laura Visentini

Como abrir uma conta bancária na Turquia

Cristhiane Mutlu

1 comentário

Larissa Maio 15, 2018 at 11:13 am

Oi Isadora,

Qual banco você recomendaria?

Obrigada,

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação