BrasileirasPeloMundo.com
Suíça

Aproveitando a Suíça no inverno

Quem pensa que a terra das vaquinhas leiteiras, da extrema pontualidade – na Suíça, um minuto de atraso do trem é significativo, tanto que o horário de saída deles pode ser 15:21 ou 17:14, em vez de 15:15, 15:30 – pode ser desfrutada apenas nos meses quentes, engana-se. O inverno suíço é um poema! A não ser que você tenha algo muito contra dias frios, mesmo. O inverno suíço, como qualquer outro inverno, apresenta muitos dias nublados, mas tem muitos ensolarados, também.

Se no inverno não é possível apreciar as árvores floridas e tomar um bom banho de lago, é possível curtir boas caminhadas sem transpirar muito, comer fondue de queijo, raclette e aproveitar um bom vinho diante de uma lareira.

A Suíça no inverno é perfeita para uma temporada romântica em algum chalezinho e muitos passeios em montanhas de neve. Não é preciso esquiar. Só de andar na neve é muito relaxante. Embora Lucerna fique deslumbrante no verão com a ponte da Capela toda florida, vale a pena conferir esta linda cidade bem turística em dias frios.

Como comentei em outro post, Lucerna possui montanhas que valem a pena serem visitadas e uma grande quantidade de restaurantes. Indico a cantina e pizzaria Da Vittorio, um pequeno restaurante familiar que serve uma boa comida italiana com pitadas alemãs – comi um spaghetti com molho vermelho acompanhado por carne suína à milanesa, lá. O ambiente é ultra aconchegante. Se você fizer o tipo mega tímido talvez não goste muito porque as mesas são compartilhadas. Mas o barato da Suíça é que normalmente as pessoas não ficam olhando para o seu prato ou te medindo dos pés a cabeça. Cada um fica na sua, degustando sua comida, bebendo seu vinho e falando com seu ou seus acompanhantes. Na Suíça como em outros países da Europa, a distância entre as mesas dos restaurantes é simbólica.

Para quem curte ópera, é uma boa época para ir ao Teatro Municipal de Zurique. Ópera pode ser vista em qualquer época do ano, obviamente, mas como no inverno as possibilidades ficam mais restritas para quem não curte esquiar, ir ao teatro se torna uma opção interessante.

100_1643
Teatro Municipal de Zurique

É também uma boa época para visitar museus, já que o canto da sereia que vem dos lagos no verão é menos evidente em dias frios.

Não se preocupe tanto com as roupas. Arranje um bom casaco, um bom par de sapatos ou botas com sola antiderrapante, uma blusa segunda pele, uma calça segunda pele, um gorro, um cachecol, um par de luvas e poucas peças de vestuário de acordo com o seu gosto. As pessoas na Suíça não costumam ficar desfilando pelas ruas. Usam roupas discretas e não curtem ostentar, mesmo que tenham bastante dinheiro. Então não entre na paranoia de querer levar um gorro para cada dia da semana combinando com um cachecol diferente. Desencane. Mas não se esqueça dos bons sapatos, principalmente se tiver a intenção de ir a uma montanha de neve.

No inverno , além da possibilidade de encontrar muitos restaurantes que servem fondue e raclette é possível comprar roupas e sapatos de inverno por um preço bacana, pois como no Brasil, as lojas entram em promoção depois do Natal. Se você gosta de um friozinho e está procurando um destino para passar alguns dias agradáveis em janeiro, boa viagem e até a próxima!

Related posts

Descobrindo o Brasil que existe na Suíça

Selma Poncini

Como driblar os custos na Suíça

Teca Hungria

Dez diferenças entre o México e a Suíça

Fernanda Moura

1 comentário

Josi Janeiro 20, 2016 at 12:55 pm

Seus posts são maravilhosos!! Estou pensando em ir a Genebra em férias mês que vem por 15 dias para casa de uma amiga que casou com um suíço, gostaria de saber se com a carta convite feita pelo marido dela será preciso mesmo assim levar Euros para passar na imigração em Lisboa, tenho 3 cartões internacionais mas o limite total deles é apenas 5.000 reais.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação