BrasileirasPeloMundo.com
Argentina

Argentina – La Plata e Sua Queima de Bonecos

Pois é… Mais um fim de ano está chegando e outro está batendo na porta para entrar em nossas vidas com muita esperança de que será um ano melhor como acontece em todos os finais de ano. Como no ano passado foquei em contar como é a tradição do Natal aqui na Argentina, neste post vou lhes contar sobre uma tradição que descobri que existe em uma cidade aqui pertinho de Buenos Aires: La Plata.

La Plata é uma cidade muito, mas realmente muito bonita que fica a 1h30 de Buenos Aires. Tem uma das mais importantes universidades do país, a Universidad de La Plata,  um museu natural com uma quantidade incrível de esqueletos e fósseis, inclusive de animais pré-históricos encontrados aqui na Argentina,  uma igreja neogótica belíssima e a famosa Ciudad de Los Niños que – conta a história – serviu de inspiração a Walt Disney para criar o mais famoso parque de diversão do mundo.

E é nesta cidade que existe uma tradição de fim de ano bastante curiosa e  que eu soube através da minha aluna Carolina Polich. Depois de ter confirmado com outros amigos argentinos e através da internet,  decidi compartilhar com vocês: a queima de bonecos assim que entra o novo ano.

Esta tradição surgiu na década de 50 e perdura até os dias atuais. A minha aluna foi super amável e escreveu algumas palavras falando sobre esta tradição de sua cidade:

“A queima dos bonecos é uma tradição local onde os vizinhos de vários bairros constroem bonecos gigantes de papel e cartolina, cheios de fogos de artifício, para transformá-los em chamas nos primeiros minutos do próximo ano para comemorar o fim do ano anterior.

La Plata_1Diz-se que esta tradição nasceu em 1956 na porta de um armazém e bar das ruas 10 e 40, de Luis Tortora para homenagear um jogador de futebol. Desde a década de 1990 é realizada uma competição onde o melhor boneco é premiado pelo Município Platense e por algumas empresas do meio de comunicação.

La Plata_2Os bonecos também são lugares de reunião para as pessoas do bairro quando terminam de serem armados. Há um clima de solidariedade e mobilização em torno do boneco, onde tanto adultos quanto crianças comprometem-se.

(…) Eles são controlados e aprovados pelos inspetores do Controle Urbano, que monitoram a localização dos mesmos, que estão longe das áreas arborizadas e o tipo de fogos de artifício usados. Os bonecos sempre fazem referência a personagens de animação, de filmes, de televisão ou figuras políticas que foram relevantes no ano que passou”.

La Plata_3La Plata_4Essa queima acontece entre os primeiros 15 a 30 minutos do novo ano, pois assim dá tempo para que as pessoas possam ir aos locais depois da meia-noite onde os mesmos serão queimados para festejarem juntos.

Achei super interessante esta tradição e por isso tinha que escrever sobre ela. Termino este post desejando um Natal com muita fartura, amor e em família e que 2015 seja aquele ano especial onde mais desejos e realizações continuarão acontecendo em nossas vidas.

Related posts

Ser brasileira na Argentina e no México Parte I

Flavia Zahn

Estudar gastronomia em Buenos Aires: parte 2

Sara Martins

Regime militar na Argentina e sua herança

Ina de Oliveira

2 comentários

Aline Arruda Dezembro 14, 2014 at 1:26 am

Ina, que interessante… a queima significa purificação para o próximo ano?

Resposta
Ina de Oliveira Dezembro 17, 2014 at 11:23 am

Pelo o que eu soube a queima dos bonecos é para festejar algo importante no ano que terminou, por isso sempre tem bonecos de figuras políticas ou personagens com mais destaque durante o ano também.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação