BrasileirasPeloMundo.com
Espanha República Tcheca

As diferenças entre Praga e Barcelona

Recentemente voltei a morar em Praga depois de ter passado um ano estudando em Barcelona, o que acabou sendo uma experiência melhor do que eu imaginava. Depois de morar tantos anos aqui, eu sentia um pouco de vontade de passar um tempo fora para ter outras experiências e confesso que Barcelona foi uma cidade ótima para isso, pois é uma cidade bem diferente de Praga em muitos aspectos, mas igualmente ótima para viver. Agora que o meu ano por lá já acabou e eu já voltei, resolvi listar aqui as principais diferenças em Praga e Barcelona. Lembrando que essa foi a minha experiência.

Clima

Uma das maiores diferenças que eu encontrei entre Praga e Barcelona foi o clima. Enquanto o inverno de Praga é mais rigoroso, com os dias mais curtos e poucos dias de sol e bastante neve, em Barcelona me deparei com um inverno bem agradável, com dias de sol mais longos e com temperaturas ótimas para fazer atividades ao ar livre a qualquer hora do dia. Já no verão, o calor é bem mais intenso do que em Praga, com muito mais dias quentes durante essa época do ano.

Horários

Os horários de Praga e Barcelona são bem diferentes em praticamente todos os sentidos: aqui em Praga, tudo começa mais cedo e fecha mais cedo também (incluindo a grande maioria dos restaurantes da cidade), já em Barcelona notei que a maioria dos locais abrem mais tarde e também fecham mais tarde – supermercados, lojas, restaurantes. Em algumas cidades menores perto de Barcelona, a maioria dos estabelecimentos também fecham na hora da “siesta”, algo impensável em Praga. Além disso, a maioria dos locais fecham aos domingos, enquanto em Praga, tudo permanece aberto. Além dos horários de funcionamento dos estabelecimentos, os horários das refeições também são bem diferentes entre as duas cidades.

Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Custo de vida

No geral, achei o custo de vida entre Praga em Barcelona bem parecidos. Mesmo que com moedas diferentes (euro em Barcelona e coroa tcheca em Praga), no geral, os preços se parecem bastante na alimentação, aluguel, custos de celular e internet, transporte público e itens básicos do dia a dia. No aspecto do custo de vida, não notei grandes diferenças entre as duas cidades.

Alimentação

Os hábitos alimentares dos tchecos são bem diferentes dos hábitos alimentares dos espanhóis. Sobre a alimentação na Republica Tcheca, já falamos um pouco aqui: os pratos principais quase sempre com carne de porco, batatas, molho, pão, sopas e bastante cerveja. Já na Espanha, há quase sempre opções mais leves, com arroz, peixes, frutos do mar mas também quase sempre com algum tipo de carne. Na República Tcheca, se tem como costume tomar uma sopa antes do prato principal. Na Espanha, normalmente há dois pratos (chamados de “primeiro prato” e “segundo prato”). Há também uma cultura de sair para tomar um café durante o dia, sair para beber vinhos e comer alguns “tapas”, algo bem diferente do que se costuma fazer em Praga.

Proximidade do mar

Barcelona é uma cidade de praia, uma realidade bem distante para quem mora na República Tcheca e está sempre a centenas de quilômetros da praia mais próxima. Graças ao mar, Barcelona tem atividades e atrações bem diferentes de Praga, sem falar no estilo de vida das pessoas. Há mais pessoas fazendo atividades ao ar livre, o ar e o clima são bem diferentes e para quem acha que a praia em Barcelona é muito lotada; há várias cidadezinhas por perto com praias mais tranquilas. De volta a Praga, a proximidade do mar voltou a ser uma realidade distante, mas pelo menos a República Tcheca também está cheia de lugares lindos para conhecer.

Turismo

Praga e Barcelona parecem sofrer do mesmo problema: o turismo massivo e muitas vezes, descontrolado. Barcelona, por ser cidade de mar, recebe dezenas de cruzeiros diariamente e milhões de turistas todo ano, todos motivados a conhecer os famosos prédios de Gaudí, os parques maravilhosos da cidade e uma vida noturna excelente. Resultado disso? Lugares lotados, preços altos nas áreas turísticas, filas imensas em determinados locais e alguns protestos dos moradores da cidade que, insatisfeitos com tudo isso, tentam fazer algo para controlar a situação. Praga também já passa por situações parecidas, já que o turismo na cidade aumenta a cada ano.

Praga e Barcelona são duas cidades com estilos de vida completamente diferentes, parecidas em alguns aspectos e bastante diferentes em outros. Cada uma com suas vantagens e desvantagens como qualquer outro lugar no mundo.

Related posts

Natal na Espanha

Juliana Bezerra

O ano letivo na Espanha

Fernanda Medeiros

Como trocar a carteira de motorista brasileira na Espanha

Carol Costa

1 comentário

Erica Abril 13, 2018 at 9:38 pm

Olá, Isadora!
Estive lendo quase todos os seus textos, já que estou quase decidida a morar com meu namorado em Praga. Morro de medo sobre a língua, gostaria de saber se depois desses anos todos você consegue falar tcheco e, se sim, quando percebeu que conseguia se comunicar.
Obrigada 🙂

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação