BrasileirasPeloMundo.com
Austrália

O que os australianos pensam dos brasileiros?

O que os australianos pensam dos brasileiros?

Segundo dados oficiais da Receita Federal, somos 27.000 brasileiros morando na Austrália atualmente. É gente pra caramba. Em Sydney, onde a concentração de brasucas é maior, não é incomum cruzar com gente falando português pelas ruas.

Por ser um país altamente multicultural e multiracial, o preconceito contra os imigrantes não é fator comum na Austrália ao contrário do que muita gente imagina. O país é aberto, muito respeitoso e entende o valor de quem vem de longe pra morar aqui e contribuir com o desenvolvimento da sociedade.

Brasileiros, num âmbito geral, são muito bem vistos pelos australianos. Pra eles somos um povo trabalhador, comprometido, responsável e alegre. Além disso, temos a boa fama de sermos qualificados já que a grande maioria dos brasileiros teve acesso à educação superior.

Posso usar como exemplo meu marido, nascido e criado em Sydney e que passou a ter contato com a cultura brasileira depois que me conheceu. Uma das coisas que ele sempre enfatizou a meu respeito é o fato de eu trabalhar e trabalhar muito. Nas palavras dele, de todas as mulheres com quem ele se relacionou eu sou a que mais trabalha o que pra ele, é um bom sinal, já que na cultura australiana é muito comum as mulheres apenas cuidarem da casa e da família.

No Brasil somos ensinados desde pequenos a irmos à escola, fazer uma faculdade, uma pós graduação, conseguirmos um bom emprego pra então constituir família. Como a população brasileira é enorme e as oportunidades de emprego não dão conta de garantir um lugar ao sol pra todos, precisamos trabalhar muito, trabalhar direito e sermos responsáveis pra não corrermos o risco de perder o emprego.

O Jeremy (meu marido) esteve comigo no Brasil em 2017 e daí sim, teve a chance de ver de perto como somos no nosso habitat natural. Ele ficou fascinado com a hospitalidade brasileira e mais ainda com a qualidade e a quantidade de comida. Achou o povo muito educado, simpático e de certa forma, parecido com o povo australiano.

Por viver com um australiano, tenho a chance de conviver muito de perto com os locais e pedi à alguns amigos nossos que dessem sua opinião sobre como eles veem os brasileiros que moram aqui na Austrália. Transcrevo abaixo alguns depoimentos que coletei de australianos sobre brasileiros.

Eu tenho uma oficina e uma pequena metalúrgica e há cerca de 2 meses emprego um rapaz brasileiro. Ja tive empregados de várias nacionalidades na minha empresa: australianos, europeus, asiáticos e fiquei positivamente surpreendido com o menino do Brasil que trabalha pra mim. Temos um problema de comunicação sério porque ele não fala inglês e eu não falo português, mas incrivelmente ele entende tudo o que eu tento explicar ou até mesmo desenhar. Ele é muito pontual, educado, e de todos os empregados que tenho ou tive, é o que mantém a área de trabalho mais organizada. Isso realmente me impressiona. A mesa dele está sempre limpa, as ferramentas estão sempre no lugar, eu nunca preciso pedir pra ele organizar as coisas. Ele é muito dedicado e já tinha experiência nessa área no Brasil, o que tornou tudo mais fácil. Ele tem um hábito diferente entretanto: ele bate o café solúvel com açúcar e um pouco de água e fica parecendo uma pasta cremosa. Mas ele está sempre alegre, disposto, de bom humor, como eu imagino que sejam todos no Brasil.” Jim – empresário em Sydney

Eu nunca tinha interagido com brasileiros até te conhecer. Já ouvi muito sobre o Brasil, que é um país enorme como a Austrália, muito povoado, bonito e bem perigoso. Sei que o governo brasileiro é muito corrupto e sempre achei que as pessoas lá fossem muito pobres por causa disso. Mas daí quando te conheci, vi que minha ideia estava um pouco errada. Vocês brasileiros, são muito mais qualificados do que nós, australianos. Vocês vão pra universidade, estudam muitos anos, se especializam e isso é bom”. Rob – autônomo em Sydney

Eu gosto muito de brasileiros e tive a chance de conhecer alguns. Quando eu tinha a boutique de roupas, tive uma funcionária brasileira que acabou virando uma filha pra mim. Ela era muito dedicada, inteligente, educadíssima e sabia muito sobre moda da experiência que trouxe do Brasil. Até então, eu não podia imaginar que os brasileiros eram tão qualificados. E eu sempre achei que ela podia ir muito além daquela pequena boutique que eu tinha em Manly, porque ela era muito boa. Vejo muitos brasileiros aqui na Austrália cheios de qualificações, quase todos foram pra universidade, mas acabam tendo que trabalhar como atendente de loja, pedreiros, garçonetes. Acho um desperdício. Atualmente tenho uma distribuidora de móveis e contratei um outro brasileiro pra trabalhar pra mim e novamente, me surpreendi. O rapaz é muito qualificado e experiente, além de ser responsável, comprometido e muito pontual. Eu definitivamente gosto muito de brasileiros”. Louise – empresária – Sydney

Brasileiros são muito trabalhadores, acho que só perdem pros chineses. Mas mais do que isso, o que me chama a atenção nos brasileiros que eu conheci aqui em Sydney, é que eles estão sempre alegres, sempre de bem com a vida, sempre sorrindo. Eu gosto disso. Brasileiros tem um jeito relaxado de ser, levam as coisas na boa, parece que nunca se irritam ou ficam bravos. E sabem fazer o melhor churrasco do mundo. E as brasileiras tem um jeito de ser diferente das australianas, acho que elas são mais atenciosas e carinhosas. Uma vez só é que vi um episódio desagradável envolvendo uns meninos brasileiros, eles estavam roubando no supermercado. Mas fora isso, não tenho nada de ruim pra falar”. Greg – autônomo – Sydney

Related posts

Cinco curiosidades sobre o Natal na Austrália

Mariana Camargo

Maternidade na Austrália

Aline Arruda

6 lugares para conhecer enquanto estiver na Austrália – Parte I

Sheyne Tanaka

5 comentários

Ana Gitahy Fevereiro 1, 2018 at 8:40 am

Excelente texto! Muito bom saber como o brasileiro é visto mundo a fora! A única coisa q acho q não ficou tão clara no texto é o fato de dizer q a maioria da população brasileira tem ensino superior. A grande maioria que emigra tem sim! O q acaba sendo uma “amostra enviesada”. Mas não a maioria da população brasileira… pelo menos ainda não! Vamos torcer pra que um dia a todos tenham! Continue com os textos!! São muito gostosos de ler!

Resposta
Maria Aparecida V. Pereira Fevereiro 1, 2018 at 1:21 pm

Gostei muito do seu texto. porém, essa parte do texto em você diz “já que a grande maioria dos brasileiros teve acesso à educação superior ” deixou-me pensativa. Tem certeza disso?

Resposta
Renata Março 25, 2018 at 9:58 pm

Oi Luciana, adorei seu texto e concordo plenamente. É extranho p o brasileiro entender, mas realmente o brasileiro tem sim mais acesso à educação superior que a população de outros países. Por vários motivos. Moro na Suíça e aqui é a mesma coisa, poucos fazem encino superior. Mas os estudos Tecnicos são tb bons, e a pessoa pode tb fazer carreira nas Empresas. Tenho sonho de ir morar na Australia com minha familia, uma filha quer ser Biolpga marinha e quer estudar aí. Mas os bicos me assustam mesmo!🙈 Colocarei nas mão de Deus, seja o que ele quizer. Kkk

Resposta
Ralph Outubro 3, 2018 at 3:04 am

Concordo um pouco como o que escreveu, mas não completamente. Sou Australiano mas tenho estudado português há 6 anos. Por causa disto, já conheci vários brasileiros, em Camberra e em Adelaide, onde tenho morado durante os anos recentes. Todos aqueles brasileiros convêm ao retrato que deu. Sim, os brasileiros que se conhece na Austrália são, de forma geral, exemplares de gente educada e bem criada. Eles são quem tem a capacidade de se mudar para fora, geralmente tendo o dinheiro, a educação e os recursos que facilitam tal mudança. Por isso, parece-me natural que a maioria dos brasileiros a viverem na Austrália apareceriam como trabalhosos, educados e até sofisticados. Porém, acho que talvez se trate de uma amostra pequena que poderia ser uma distorção em relação à população de brasileiros em geral.

Resposta
wendel Outubro 11, 2018 at 12:55 am

exatamente ralph.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação