Quando decidimos nos mudar do Rio de Janeiro para Toronto, começaram a surgir uma infinidade de dúvidas sobre como seria a nossa vida por aqui e, principalmente, como começar a estruturar do zero a nossa mudança.
De cara, posso dizer que uma das maiores preocupações seria onde morar. Sair do conforto do seu lar, do bairro que você conhece como a palma da sua mão, para uma cidade onde você nunca botou os pés e não faz ideia de onde é nada, não é uma tarefa das mais fáceis.
Lembro de pesquisar muito em sites, blogs e grupos no Facebook e, sempre que perguntava sobre os melhores ou piores bairros para morar em Toronto, geralmente ouvia a mesma resposta: “Toda a cidade é boa. Não tem bairro bom ou ruim.”
Hoje, depois de mais de um ano morando aqui, posso dizer que o que eu sempre ouvia era verdade. Não é que a cidade seja absolutamente perfeita para morar, claro que tem bairros com uma melhor localização, outros mais afastados ou com menos comércio. Mas, de uma maneira geral, a cidade é bem distribuída, com áreas residenciais seguras e bem localizadas.
Para quem está namorando a ideia de vir para Toronto ou já está de malas prontas, uma forma bacana de ter um conhecimento melhor da cidade é o ranking feito pela revista Toronto Life. A lista foi feita baseada em fatores como habitação (custo), segurança, trânsito, comércio, saúde, entretenimento, comunidade, diversidade, educação e emprego. Mas para se ter uma ideia de como mesmo os lugares mais distantes da lista estão longe de serem ruins, eu moro no número 88 (Wilowdale East), com acesso a um quarteirão da linha principal do metrô, shoppings, boas escolas, restaurantes e nunca vi um assalto sequer por aqui.
Leia mais: Em qual bairro morar em Paris
Uma outra coisa importante de se entender é sobre a divisão das ruas em Toronto. A Yonge Street, principal rua da cidade, começa lá no sul e segue em direção ao norte, passando por outras cidades, por um total de 86 quilômetros. Sabendo onde é a Yonge, fica bem mais fácil saber em que direção ficam as outras ruas e bairros. As ruas e avenidas que cortam a Yonge são divididas entre East (leste) e West (oeste). Seguindo essa lógica de quadrantes, você tem sempre uma boa ideia de onde está e para onde seguir.
Outra forma de escolher a região que se quer morar é olhar o site do departamento de polícia da cidade, que costuma ter um mapa com as ocorrências policias em cada bairro. Já quem tem filhos gosta de checar o ranking das escolas, para depois escolher o bairro onde morar (visto que aqui as escolas são designadas de acordo com o seu endereço). Para as escolas públicas, é possível saber através do TDSB, e para as católicas, através do TCDSB. O Fraiser Institute também mantém um ranking das escolas da cidade.
Abaixo descrevo um pouco das áreas mais conhecidas e das que mais gosto:
Toronto Downtown
Onde se concentra uma grande parte das empresas e muitos pontos turísticos. É o sul da cidade, estendendo-se até o Lago Ontário. Apesar de relacionarmos o nome downtown a uma área apenas comercial, muita gente mora por aqui, dando preferência por estar mais próximo da agitação, comércio e trabalho. Os aluguéis costumam ser bem caros, mas existe a facilidade de você conseguir fazer muita coisa sem a necessidade de transporte público.
Leia também: Custo de supermercado no Canadá
Chega a ser difícil dizer até onde vai o limite de Downtown, já que dentro de sua imensa área podemos destacar outros tantos bairros de extrema importância, como Queen West (que com seus bares, restaurantes, lojas e ambientes modernos já foi considerada pela Revista Vogue como o segundo bairro mais cool do mundo); Trinity Bellwoods (que tem um parque lindo e imenso com o mesmo nome); King St West (onde tem o Fashion District e as baladas mais quentes da cidade) e Kensington Market (a área mais hippie que você vai encontrar em Toronto).
Yorkville
É o bairro mais chique e o metro quadrado mais caro da cidade. Começa na Bloor St (onde a linha amarela e principal do metrô faz conexão com a linha 2, que corta a cidade de leste a oeste) e segue até a Avenue Road. É uma zona com lojas e restaurantes muito caros e onde fica situado o ROM, o Royal Ontario Museum.
High Park
Esse é o maior e mais famoso parque da cidade. É lindo de viver, considerado o Central Park de Toronto e nos seus arredores estão prédios e casas que atraem os amantes da natureza. Quanto mais próximo da Bloor St., mais perto do comércio e da agitação.
Yonge & Eglington
Entre os brasileiros, essa é uma unanimidade. Fica em midtown, a uma distância relativamente curta do centro, numa área cheia de comércio e restaurantes. A área está passando por obras de revitalização há algum tempo e que deve durar mais alguns anos, então o trânsito anda meio confuso por lá.
Lawrence Park
Área residencial e bem tranquila, conhecida como uptown. Recentemente foi dada como a área mais cara próximo ao metrô.
Rosedale
Essa é uma das minhas áreas preferidas (e dos sonhos) em Toronto. Está pertinho de downtown, mas sem estar no meio da muvuca. Tem casas lindas, daquelas de filme, mas que custam pelo menos 2 milhões de dólares. Por enquanto, fica no sonho mesmo!
North York
Alguns anos atrás, North York era considerado outro município, mas depois foi incorporado como parte de Toronto. Compreende uma área enorme ao norte de Toronto e é onde eu moro. Dependendo da região, tem metrô pertinho, muito comércio e é uma boa se você não gosta de ficar tão próximo ao centro da cidade.
Scarborough
É o distrito suburbano da cidade, também incorporado a Toronto há alguns anos. Extremamente multicultural, fica ao leste da cidade. Algumas localidades não têm tão fácil acesso ao metrô.
Etobicoke
Do outro lado de Scarborough, a oeste de Toronto, tem crescido bastante e é preferência para quem trabalha em cidades próximas, como Mississauga.
Harbourfront
É a área onde encontra-se o Lago Ontário. Tem prédios bem modernos, com uma vista linda do lago (e da Toronto Island). Mais ao leste encontra-se The Beaches, bairro de praia que tem se tornado uma área bem popular recentemente, em especial no verão.
Toronto é uma Babel de emigrantes e é muito comum ter bairros com grandes concentrações de uma determinada etnia. Chinatown, por exemplo, faz você se sentir em outro país. Curioso mencionar que existem três Chinatowns na cidade, sendo a mais importante e conhecida na área da Spadina.
Little Italy e Corso Italia são os bairros italianos. Greektown, a área que abriga a maior parte da comunidade grega na cidade e fica na área leste se Toronto. Little India ou Indian Bazaar, ao longo da Rua Gerrard, concentra uma grande população de indianos. Little Portugal é onde concentram-se nossos irmãos lusitanos, claro. Apesar de espalhados por toda a cidade, a região da Dundas West é onde concentra-se uma boa parcela de brasileiros e de um comércio específico brazuca.
Enfim, com disse no início deste texto, falar dos bairros de Toronto é uma atividade complicada, pois a cidade tem excelentes opções para todos os cantos. Então, me conta, tem alguma área que você mais gosta da cidade que eu deixei de comentar?
6 Comments
Boa noite, li outro post a respeito de ESL em Toronto. Fiquei c algumas dúvidas. irei a Vancouver em maio. Existe algum ESL em Vancouver, consigo fazer como turista pagando aproximadamente o valor informado no post a respeito do ESL em Toronto ? Que é bem menor que dos cursos convencionais. Vcs tem alguma escola deste tipo p me indicar?
Oi, Gilzeth. Obrigada pela mensagem. Não sei te dar muitas informações a respeito dos cursos de inglês. O que sei é que existem muitas opções, pra todos os tipo se bolsos, em todas as grandes cidades Canadenses. Te aconselho a dar uma olhada nos grupos do facebook sobre Brasileiros em Vancouver, pois lá vc deve conseguir mais informações sobre o assunto. Bjs.
Olá!! Estamos digamos… arrumando as malas.. eu e o maridão.. sou arquiteta aqui no Brasil mas estou estudando as vantagens de estudar algo mais voltado pro Design (Interactive Media Management – Interaction Design) . Estamos bem na duvida entre Toronto e Kitchener.. mais uma questão de custo pois se não fosse isso escolheríamos Toronto sem dúvida nenhuma… aí é que está o nó… você tem ideia em relação a custo de aluguel nesses bairros mais afastados ?
Oi, Juliana. Não sei opinar sobre Kitchner. Imagino que o custo de vida seja mais barato, ms vc precisa checar tb se o curso lá é legal e a empregabilidade. Em Toronto tudo é mais caro mesmo, mas em compensação vc está mais perto de tudo. Pra morar em bairros mais afastados, vc deve levar em conta que vai demorar bem mais pra chegar no college e o custo de locomoção pode ser mais caro. Eu me mudei agora pra uma cidadezinha chamada Aurora, a 40 mins de Toronto. Tudo mais em conta, mas só fiz esse movimento pq me formei e não precisava mais pegar metrô todos os dias, senão acho que seria mais complicado.
Ola, estou indo estudar na Centennial no campus de East York, sabe dizer um bairro bom para duas pessoas e dois dogs quietinhos
Olá, tudo bem? Eu tenho 17 anos e tenho plano de estudar por 6 meses fora do Brasil, mais especificamente em Toronto, no ano que vem. Eu e minha irmã estamos nos preparando e vimos que combina com minha “vibe” caso eu consiga morar lá depois desse tempo hahaha. Mas eu estou meio perdida, não sei por onde começar minhas pesquisas sobre a cidade, você teria algumas dicas? Preciso de um norte… (ps: vou morar em um apartamento provavelmente, alugando um quarto ou algo assim…).
Desde já agradeço sua ajuda com essa matéria!