BrasileirasPeloMundo.com
Áustria Empregos Pelo Mundo

Dicas de buscadores de emprego na Áustria

Alô, queridas e queridos leitores!

Pra quem chega à Áustria e está interessado em já tomar contato com o mercado de trabalho e suas ferramentas, deixo, hoje, dicas de alguns dos mais utilizados buscadores de emprego por aqui.

Boa sorte e bom “divertimento” quando das pesquisas.

Brazil Network / Classificados:

Para aqueles que chegaram “ontem” e ainda não dominam o alemão, esse portal, na sua seção “Classificados”, faz um apanhado de vagas e publica, em português, a descrição das posições, nível de alemão ou inglês exigido e onde se candidatar.

AMS eJob-Room:

Esse link é o ambiente de pesquisa da agência de empregos austríaca (AMS). Você não precisa estar cadastrada como desempregada ou como quem busca trabalho, junto à instituição, para utilizá-lo. É acessar, colocar seu pretenso emprego no buscador e aguardar os resultados. Há vários filtros que você pode utilizar para optimizar suas oportunidades.

AMS-Jobroboter:

Mais um portal disponibilizado pela agência de empregos austríaca (AMS). Seu manejo é mais simplificado e direto. Também dispensa cadastramento junto ao órgão. Apenas acessar e aguardar as possibilidades que o robô lhe trará.

Utilizo ambas e recomendo!

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

Karriere – derStandard.at:

Der Standard trata-se, originalmente, de um jornal de grande circulação no país. Com o advento da digitalização, conta também com uma versão eletrônica, sendo sua seção de busca de empregos bastante completa e abrangente. Esse portal lhe disponibiliza inúmeras combinações de pesquisa, trazendo, inclusive, a possibilidade de escolher em qual ramo (Branche) de mercado de trabalho você gostaria de atuar. E por que isso seria importante? Porque mesmo que você escolha um emprego administrativo, mas esteja abrangido pelo Branche metalurgia, por exemplo, haverá diferença de salário entre o escritório dentro da metalúrgica e outro escritório comum por força dos Acordos Coletivos. Cada categoria tem o seu e seus salários, benefícios e vantagens, por isso, é bom estar de olho também no ramo ao qual você estaria ligado.

Indeed:

Este foi o primeiro buscador que utilizei assim que cheguei aqui. Através dele, recebo, frequentemente, vagas vindas direto da ONU. Apenas a título de informação, Viena tem uma sede da Organização das Nações Unidas em um de seus bairros. A conhecida Uno City abrange funcionários do mundo inteiro em seus quadros e, por essa razão, torna-se um atrativo a quem aqui chega em busca de trabalho.

Nesse site, você precisa fazer um pequeno cadastro e, após, passa a receber as ofertas via email. O Indeed não divulga vagas somente para a ONU, portanto, caso você tenha interesse, receberá vagas da Organização e de demais empresas ou instituições.

UN Careers: 

Esse é o portal, exclusivo, da ONU. Você faz seu cadastro, baixa seus documentos profissionais, faz seu perfil e pode, também, acessar as oportunidades que estejam à disposição no momento. O processo de preenchimento do primeiro cadastro é longo e trabalhoso, mas uma vez feito, seu perfil estará lá. Embora, conforme já falado acima, Viena seja uma sede, o portal da ONU traz oportunidades mundo afora e  as vagas junto ao órgão não se restringem a trabalhos diplomáticos, mas também área técnica, engenharia, área médica e Direito. Vale a pena dar uma “bisolhada”.

job.kurier.at: 

Mais um jornal de grande circulação nacional que, na sua seção eletrônica, traz um portal exclusivamente para busca de vagas de emprego. Ao contrário do Der Standard, é um pouco menos completo nas possibilidades de pesquisa, mas igualmente bem abrangente.

Assim como no portal da ONU e no próprio Der Standard, aqui, você pode colocar seu currículo na vitrine do site e deixá-lo lá. É uma forma de se fazer apresentar.

Jobbörse Republik Österreich:

Esse é o site da República da Áustria para quem tem interesse em ser funcionário público. Não existe, aqui, a modalidade de Concurso Público como conhecemos no Brasil. Então, se você encontrar uma posição que bata com sua formação profissional e demais requisitos exigidos, você pode, através dessa ferramenta, cadastrar seus dados e documentos.

Como, em muitas ocasiões, trata-se de ocupações estratégicas, verifique antes se a vaga que você está pleiteando não é restrita para cidadãos austríacos, caso você não tenha cidadania austríaca. Explico: o aeroporto de Viena estava fazendo recrutamento de agentes para verificar os passaportes de quem entra e de quem sai do país. Trabalho de imigração. Interessei-me e fui atrás de maiores infos: como se trata de trabalho de caráter policial, só seriam aceitos candidatos que fossem austríacos natos. É algo compreensível, tendo-se em vista o que está em jogo e, sobretudo, em tempos de prevenção contra terror. Por isso, caso decida pelo funcionalismo público, confira antes os requisitos para concorrer à vaga.

Direto no portal de grandes empresas: 

Não esqueça que a Áustria é o país de origem de empresas como Red Bull, Swarovski, Porsche Holding além de possuir unidades de vários gigantes mundiais como BMW, L’Oréal, dentre muitas outras.

Lembre-se, também, que a terra de Mozart é um polo turístico de grande monta, com excelente rede de hotelaria e gastronomia. Uma visitada no site dos maiores hotéis e restaurantes não faz a mal a ninguém.

Rede de contatos pessoais (networking):

Quase tão importante quanto se arranjar um emprego, é se providenciar um bom círculo de amizades locais. Aqui na Áustria, a indicação pessoal tem bastante valor. Não adianta nada ter dinheiro se você não tem bons contatos. Não descuide dessa parte, e faça sempre presente, no seu grupo de conhecidos, a informação de que você está procurando emprego. Sempre tem alguém, que conhece alguém, que conhece alguém que pode, eventualmente, lhe chamar para uma entrevista.

Desejo sorte!

Até a próxima!

Related posts

Trabalhar como audiologista na Inglaterra

Ann Moeller

SchoolFox, o app da vida escolar

Ana Dietmüller

Empregos na Romênia – Informações e Dicas

Juliana Gehring

2 comentários

Sandré Cardoso Maio 1, 2020 at 1:01 am

Empregos sem formação estrangeiros conseguem ou é bastante limitado?

Resposta
Ana Dietmüller Maio 1, 2020 at 10:12 am

Alô, Sandré.

Obrigada por ler e comentar.

Como estrangeiro, a primeira providência a ser tomada é regularizar a estadia na Áustria. Tem que estar tudo em dia pra poder começar a procurar emprego. A segunda, que eu sugiro, é aprender o alemão, pois sem ele, é quase impossível um emprego.

Sem formação, é bastante complicado. A Áustria é o país dos diplomas. Pra tudo o que tu te candidatares, tu precisas apresentar a tua formação: cabeleireiro, padeiro, encanador, instalador de carpete/piso, etc, por exemplo? Tem que apresentar os diplomas, comprovando que fizeste os cursos de formação. E esses diplomas que tens no Brasil, precisam ter correspondência e ser aceitos aqui na Áustria, senão, também não adianta. Até existem alguns empregos que não exigem formação (alguns setores na construção civil, por exemplo), mas depende da empresa.

Espero ter auxiliado.

Abraço!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação