Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Áustria»Coisas que me desagradam na Áustria
    Áustria

    Coisas que me desagradam na Áustria

    Ana DietmüllerBy Ana DietmüllerAugust 12, 20193 Comments7 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Alô, caras leitoras e leitores!

    Para mim é sempre difícil falar de coisas que soem não muito positivas aqui na terra de Mozart, primeiro: porque amo a Áustria; segundo, porque isso é algo de percepção bastante privada e o que pode me desagradar, pode não desagradar você. De qualquer jeito, fiz uma listinha de situações/fatos que me deixam desconfortável por aqui. Repito: isso não é estudo, nem pesquisa, é única e exclusivamente a minha opinião sobre segmentos da vida local. Vamos lá!

    MODA:

    Infelizmente, esse é o ponto que mais me entristece. Confesso que hoje, após sete anos morando aqui, já consegui descobrir uma ou outra loja que me alegre os olhos com cores e cortes interessantes. Como uma prática corriqueira de países do centro/norte europeu, os nativos daqui não costumam usar roupas com cores vibrantes. Eu não gosto de espalhafato, mas pelo menos um pouquinho mais de cor, sobretudo no verão. Até bem pouco tempo atrás, algumas lojas que eu frequentava ofereciam cores bem sem sal – para o meu gosto – para a estação mais quente: vestidos preto e branco; bermudas de uma cor só e, geralmente, em tons pastéis; blusinhas apáticas, do tipo cinza, azul-marinho, marrom, preto. Biquínis ou maiôs pretos, azul-marinho e por aí vai. Resolvi entrar em outros estabelecimentos e, de uns tempos para cá, até está melhorando, já tenho encontrado vestimenta mais alegre, mas ainda assim, não é como nas nossas lojas brasileiras, cheias de cores, modelos diversos, vibração. Pode ser apenas “vício de olho”, mas toda vez que chego do Brasil com roupas, bijuterias, bolsas do nosso estilo alegre e colorido, minhas amigas daqui enchem os olhos e sai um sonoro: “que lindo! Onde eu encontro?” Tenho de desapontá-las dizendo que o produto não está disponível por estas bandas e, sim, vem da minha terra natal.

    Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Áustria

    PISCINAS NA SOMBRA OU NO ALTO DE MORROS:

    As piscinas públicas, aqui, são maravilhosas. Limpas, todas de inox e, na grande maioria, internas. Algumas que ficam do lado de fora dos pavilhões de recreação aquática, trazem uma característica interessante que costumava me irritar profundamente logo que cheguei: nas 3 diferentes piscinas públicas que frequentávamos em Viena (Schönbrunn, Ottakringerbad e Hutteldorferbad), a piscina para as crianças ficava embaixo de árvores e a piscina externa, para adultos, geralmente em cima de um morro. Eu entendo que eles gostem de vista bonita e Viena é privilegiada nisso, mas quando nubla e bate um ventinho, mesmo no verão, é o suficiente para as criancinhas ficarem roxas, azuis e eu sair da água correndo de friagem. Os nativos, por outro lado, continuam lépidos e faceiros dentro do “gelo”. Mudamos de Viena e em uma das termas, próximas da nossa casa, há uma piscina natural, novamente, embaixo de uma imensa árvore. A piscina de inox, fica embaixo de várias outras árvores. A piscininha infantil fica no morrinho, embaixo de vegetação. Toda a vez que vou lá, não aguento mais que 20 minutos na água. Eu compreendo que, assim como nós, brasileiros, não temos tolerância para temperaturas negativas, os austríacos não aguentam muito tempo embaixo de um sol de 26 graus Celsius (pra eles, isso já é o fim do mundo de calor), por isso, fazem de tudo para se proteger dele. Entretanto, a pobre sul americana aqui não tem resistência pra permanecer na água, que em muitos locais já está na sombra – fria portanto -, quando o sol desaparece e o ventinho sopra “cruel”! Nem todos os banhos públicos têm essa mesma configuração (em cima de morros e na sombra), mas que o austríaco tem uma predileção por se esconder do sol, nessas situações, tem.

    CENA NEONAZI:

    Infelizmente esse é um tema ainda existente por aqui. A grande maioria da população austríaca é pacífica, solidária e não compactua com esse tipo de ideologia nefasta. E todas as vezes, nos últimos anos, em que embates exigiram o esforço do austríaco comum na luta contra o neonazismo, ele se mostrou bravo e engajado, todavia essa é uma batalha de muita vigilância.

    Nunca presenciei cena de racismo ou com motivos nazi, entretanto, são crescentes as ocorrências de discriminação, ódio e vandalismo, inclusive, a mostras públicas de sobreviventes da Segunda Guerra Mundial, bem como a cemitérios judaicos. Repito: isso não é a Áustria nem o austríaco comum! Isso são fanáticos que ainda vivem em um passado muito distante e se alimentam de uma ideologia assassina e fracassada.

    O que me causa preocupação é o fato de pessoas jovens ainda se iludirem com esse sistema mortal. Aqui, infelizmente, quem se engaja nessas irmandades obscuras, cuja ideia central cultua o nazismo, o faz sabendo onde está se enfiando. A história é ensinada nos bancos escolares sem floreios, sem rodeios e bem clara. Não há, por parte de instituições de ensino nem do Estado, romantização do horror que isso foi. Os sobreviventes estão, ainda, entre nós. E aqui é crime cultuar ou demonstrar publicamente admiração por figuras ou símbolos nazistas, podendo render até cadeia. Entretanto, como já referi, são fanáticos que negam fatos históricos cientificamente comprovados e testemunhados pelos sobreviventes.

    Como exemplo de desgraça que esse regime trouxe, conto a história dos tios do meu marido. Dois únicos meninos em uma família de 10 crianças. Pelos idos de 1944 foram convocados como “bucha de canhão”, um com 16 anos e o outro com 19. Eram meninos do campo, que pouco ou nada sabiam do manejo de uma arma e o pai (um dos únicos do vilarejo a não se filiar ao partido nazista, tendo falido por conta disso, já que os nazis proibiram as remessas de qualquer matéria prima para o moinho do qual era dono) tentou protegê-los o que pode, mas contra uma convocação militar ele não tinha como lutar contra. Pois bem, minha sogra, irmãzinha com 6 anos à época, chora até hoje – sim, há coisas que nem muito tempo apaga. Ela está com 81 anos – e conta que entregou o cantil cheio de água para um irmão e a marmitinha, preparada pela mãe, para o outro. Eles se despediram e ela veio a  reencontrar um deles em cemitérios coletivos na Normandia, onde pereceu. Isso quando já estava adulta, casada e com filho pela mão. Ninguém saiu vencedor nesse maldito conflito.Do outro, só se sabe que pereceu em guerra não se sabendo onde.

    Para meu consolo, essas pessoas que enveredam para o lado do mal são, em grande maioria, monitoradas pelo serviço secreto do país e pelo movimento de Resistência (aquele mesmo criado na II Guerra para combater o regime. Aqui, ele ainda existe e tem por missão observar e estudar esses fenômenos neonazis que surgem e ressurgem em território austríaco).

    O que se tira de lição dessa página infeliz? Democracia precisa de cuidado e vigilância diária!

    DIRIGIR DENTRO DE VIENA:

    Viena é super organizada em termos de trânsito. O problema não é ela. O problema sou eu mesma. Ocorre que quando se mora dentro da cidade, não há necessidade de se ter automóvel – a menos que exista uma exigência profissional para tanto – por conta da alta eficiência dos meios de transporte. Todavia, quando se visita Viena de carro e não se está acostumado com a extrema organização deles, dirigir pode se tornar algo irritante. Se você não conhece as pistas ou não presta atenção nas setas que estão desenhadas nelas, você pode ser levado a um destino totalmente diferente do que estava planejando e, para fazer o bendito retorno, é que “são elas”. Esse retorno pode ser rápido ou pode lhe tomar uns 30 minutos.

    Dica 1: sempre que for dirigir dentro de Viena, utilize a navegação por GPS.

    Repito, é um problema mais meu do que da cidade que é muito eficiente no tange a transportes e mobilidade, mas quando a gente se perde do destino original, é quase inafastável não sentir o mínimo de raiva.

    Dica 2: evite passar aborrecimento no trânsito. Dentro de Viena, vá de transporte público!

    Textos relacionados

    • Expulsei as crianças de casa
    • A pandemia e a infância na Áustria
    • Outono na Áustria
    • SchoolFox, o app da vida escolar
    • Fim de férias e início do ano escolar na Áustria
    • Programação e robótica no Jardim de Infância
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    austria Cultura moda neonazismo segunda guerra mundial Viena
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Ana Dietmüller

    Ana é gaúcha de Porto Alegre e advogada. “Escrevinhadora” por aventura; curiosa e analítica por hobby. Acostumada aos 15 anos de correria profissional, quando chegou à Áustria, em 2012, precisou aprender a desacelerar: e, morar em um lugar que é destino de férias para muitos, ajudou bastante. Com outro olhar e outra alma, o mundo passou a ser visto através de cores, de cheiros, de sons, de sabores e de imagens maravilhosamente desconhecidos. Mora na Áustria com o marido e o filho e, após toda essa mudança de vida e de hábitos, escreveu seu primeiro livro: Histórias de morar fora. São crônicas que mostram como é, de verdade, morar fora do Brasil. Disponível pela Amazon na versão eletrônica e para impressão.

    Related Posts

    A mulher egípcia é oprimida?

    December 14, 2021

    Expulsei as crianças de casa

    June 23, 2021

    10 motivos porque EU não casaria com um egípcio

    May 10, 2021

    3 Comments

    1. Chico on April 13, 2020 7:50 pm

      Um país sem pessoas neonazistas e comunistas/socialistas? Opa, seria perfeito pra mim

      Reply
      • Ana Dietmüller on May 1, 2020 10:18 am

        Alô, Chico.

        Obrigada por ler e comentar.

        Sinto muito, mas a Áustria tem neonazis. São monitorados pelos serviços secretos, mas eles estão aí.

        E, se Viena é eleita a melhor cidade do mundo para se viver já por 5 ou 6 vezes, agradeça ao partido socialista, que governa a cidade há anos. Socialismo aqui, não tem nenhuma relação com o que os brasileiros, no Brasil, acham que é socialismo.

        Abraço.

        Reply
    2. Nailson on June 22, 2020 8:13 am

      Oi Ana, adorei seus textos, obrigado pelas as informacoes nele, sao bem üteis …

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Curiosidades Pelo Mundo

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    By Alessandra FerreiraMarch 1, 20230

    Olá! Mais um ano se passou, agora o Covid-19 e a pandemia ficaram cada vez…

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022

    10 fatos mais chocantes ao mudar para Turquia

    October 25, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2023 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.