BrasileirasPeloMundo.com
Curiosidades Pelo Mundo Espanha

Características culturais dos espanhóis

Características culturais dos espanhóis

As características culturais de um povo é sem dúvida um dos pontos mais buscados por quem pensa em conviver com ele, ou mesmo por quem quer apenas conhecer uma nova cultura. Neste texto apresento algumas características culturais dos espanhóis que me chamaram a atenção. Algumas até hoje me surpreendem.

Saber como um povo se comporta de maneira geral é fundamental para que tenhamos alguma noção do que vamos encontrar pela frente.

Neste artigo farei algumas generalizações, tendo consciência que cada ser humano é um universo particular. Sei que ocorrem muitas exceções a cada dia, mas a única maneira que encontro para dar um parâmetro geral ainda é generalizando.

De modo geral, este artigo fala sobre minhas impressões ao ouvir as histórias pessoais de amigos, mas também de noticiários, jornais, movimentos políticos, enfim, tudo o que possa colaborar para formar uma visão apurada sobre o tema.

Imediatamente, deixo claro que convivo com estrangeiros de vários cantos do globo, mas o que contarei aqui é bastante especifico do que ocorre na Espanha de maneira geral, e coincide bastante com o que vejo no restante da Europa ocidental.

Características culturais dos espanhóis: Visão de mundo

A visão de mundo dos espanhóis para mim é sempre surpreendente e sempre acrescenta coisas novas. Pessoalmente tenho muita afinidade. Tanto que às vezes chego a pensar que a cegonha se equivocou e me deixou no local errado (risos).

Risos a parte, chega a surpreender-me a simplicidade com que levam a vida. Mesmo gente rica, rica mesmo, tem uma visão simples das coisas. Não creem que o universo conspira contra, mesmo quando as coisas dão errado.

E têm noção de sua pouca importância diante de um assombroso universo infinito. O que vai de encontro à visão de alguns brasileiros, que se sentem os “donos do mundo”. Algo que, ao contrário da visão que querem transparecer, apenas denota insegurança.

Leia também: A felicidade de um amor estrangeiro

Características culturais dos espanhóis: materialismo

Podemos dizer que a visão de mundo dos espanhóis de modo geral é materialista. Isto no sentido em que para eles não parece importante o que há além desta vida. Este ponto, eles relegam à fé e ou à religião, coisas que nem sempre fazem parte de sua vida. E menos ainda do seu dia-a-dia.

Entretanto, em suas decisões diárias, acabam sendo mais humanos em sua atuação. Ou seja, é um feito que um país religioso como o Brasil por exemplo, não consegue alcançar. Assim, vemos que a religião e a pseudoespiritualidade só servem para o autoengano. Concluindo: antes um materialista humano que um religioso sem humanidade.

Os padrões de consumo também são muito diferentes. Na Europa em geral, e em particular na Espanha, apenas bens de alto valor como imóveis e carros podem ser adquiridos através de parcelas. Parcelar eletrodomésticos, roupas e passagens áreas: nem pensar! Somente em casos muito especiais, quando se reforma e se monta uma casa inteira.

Talvez seja pelo fato de a Espanha haver passado por uma crise econômica muito forte há poucos anos, mas o padrão de consumo é muito diferente do que observo no Brasil. Aqui as pessoas se importam menos com o que possuem e mais com o que são e com o que poderão vir a ser. E preferem investir em cultura.

Desde já, digo que há casos e casos, e claro que aqui se consome tecnologia, também porque há de modo geral uma situação econômica um pouco melhor. Porém, sem o desespero que vejo ocorrer em solo brasuca.

Características culturais dos espanhóis: trabalho

Outro ponto que sempre me chamou a atenção é que os espanhóis trabalham para viver, ao contrário do Brasil que muitas vezes se vive para trabalhar. Sobretudo entre os trabalhadores de menor status e principalmente entre os menos favorecidos.

No entanto, na Europa a visão escravagista é tida como uma aberração, simplesmente porque de fato o é. E é algo tão naturalizado e introjetado no povo brasileiro que mesmo pessoas com algum nível de estudos têm dificuldades de reconhecer em si mesmas. E consequentemente dificuldades ainda maiores em compreender a sociedade que as cerca.

Assim, o mundo do trabalho no Brasil sempre me pareceu bastante inóspito. E apesar de que em qualquer país se encontrarão determinados pontos em comum que farão com que o mundo do trabalho seja difícil, no Brasil era ainda mais complicado.

Enfim, o assunto trabalho é tão vasto, que um dia devo dedicar um artigo comparativo apenas para ele. E sei que ainda assim será principiante diante da grandiosidade do tema.

Claro está que, sendo as empresas orientadas ao lucro, tanto no Brasil como na Europa, suas preocupações maiores serão os lucros auferidos pelos seus proprietários ou acionistas.

Porém, como o sistema parece funcionar melhor por aqui, as empresas respeitam mais os funcionários. E também as questões sobre responsabilidade social e ambiental. Ao menos é esta a impressão que tenho a respeito quando as pessoas me contam como funcionam as empresas para as quais trabalha. Documentários, jornais, e noticiários corroboram minha visão.  E também ouvindo a amigos empresários sobre como fazem funcionar suas empresas.

Grafite como protesto: cultura espanhola
Fonte: Pixabay.com

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Espanha

Características culturais dos espanhóis: férias

Se tem um ponto que é fundamental na vida dos espanhóis são as sagradas vacaciones, ou seja, as férias! Todas elas, tanto as férias de final de ano, como as férias do meio do ano, que são as principais.

Definitivamente, na Espanha é bastante comum que se tire o maior número possível de dias de férias de uma só vez. E digo o maior número possível porque o número de dias de férias a que um trabalhador faz jus depende de uma série de fatores.

A princípio, a lei estabelece que o mínimo de dias de férias será de 30 dias corridos. Porém as empresas podem aumentar e administrar, respeitando o mínimo, de modo que bem entendam.

Em muitos casos, acordos individuais e coletivos estabelecem mais dias e utilizam a medida em dias úteis, o que permite com que se possa usufruir melhor dos dias que se possui, e se possa parcelar e utilizar de acordo com as necessidades individuais.

Neste link é possível consultar o essencial sobre as leis trabalhistas na Espanha.

Características culturais dos espanhóis: conclusão

A ideia deste texto foi pontuar alguns temas importantes de modo simples, e espero que não simplório. Até porque sei que generalizações têm suas falhas.  A intenção é trazer muitos novos pontos e questões culturais nos próximos textos.

E você leitor ou leitora, se identifica? Conte-nos aqui nos comentários, adoramos saber a sua opinião. E até a próxima!

Related posts

A importância do trabalho voluntário na Espanha

Marcela Bueno

Estilo da casa típica de Barcelona

Lisa Marie Afonso

10 Curiosidades sobre a Turquia

Rubiana Ozturk

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação