Uma carioca em Maine, nos EUA.
Era final de verão no Rio de Janeiro. Praia, sol, feijoada, festa, família, amigos… tudo uma maravilha. Para ficar ainda melhor, que tal comemorar o meu aniversário no lugar mais divertido dos EUA? Como presente a gente não recusa, fui feliz da vida com meu então namorado para a DisneyWorld. Passamos uma semana na Flórida, nos dividindo entre Orlando, Miami e Key West. Quando estávamos pensando na volta para o Rio, eis que a vida nos prepara uma surpresa e o que eu mais temia durante todo o período de relacionamento aconteceu: ir para o Maine.
Maine é um dos 50 estados americanos e fica no EXTREMO nordeste do país, coladinho com o Canadá. Eu já tinha visitado a região, porém durante o outono – e já era frio. Mas foi um finalzinho de inverno que doeu. Maine, que nem estava no roteiro, virou o meu lar por quase um ano!
Fomos para Round Pond, um vilarejo que faz parte da cidade de Bristol. Depois de dois dias, meu namorado teve que viajar a trabalho e eu, pela primeira vez, fiquei totalmente só. Eu, a neve, aquela casa enorme, numa região totalmente isolada e sem poder dirigir. Definitivamente foram os dias mais longos de toda minha vida, mas foram os que mais me ensinaram a ser forte, equilibrada e adaptável.
Depois desse choque, a vida no estado mais branco dos EUA se tornou menos traumatizante. Eu finalmente mudei a minha atitude e a maneira como enxergava aquele lugar. Parei de ficar pensando nas coisas boas que deixei para trás para me colocar totalmente no momento presente e viver a oportunidade que estava bem ali, a minha chance de amadurecer, de lidar com as diferenças e aprender com as frustrações. E descobri que todo lugar tem a sua beleza, independente da estação.
Leia também: Vistos para morar nos EUA
Tudo depende da nossa perspectiva, do nosso olhar, dos nossos sentimentos. Eu me entreguei totalmente àquele momento e vivi a máxima: a felicidade está definitivamente dentro de nós. Quando sentimos alegria e paz interior, independente do lugar, da companhia e das circunstâncias, a gente pode realmente transformar tudo ao redor. No meu caso, eu não mudei Maine. Foi Maine que me mudou.
Logo a neve começou a derreter, as flores surgiram, os pássaros voltaram e tudo ficou colorido com a chegada da primavera. Nos próximos meses depois dessa descoberta pessoal, muitas, muitas coisas aconteceram. Dirigi, reformei, noivei, construí, casei, viajei e explorei… E como explorei! E olha que legal, agora posso dividir dicas e incentivar o turismo nesse estado que é perfeito para reabastecer as energias e viver em paz.
Leia também: Dicas de turismo nos EUA fora da rota tradicional do turista brasileiro
Acadia National Park: Para quem gosta de acampar, caminhar e se deslumbrar com vistas de tirar o fôlego, Acadia National Park é o lugar. Localizado na ilha de Mount Desert, este parque nacional é recheado de praias rochosas, florestas, montanhas e vida selvagem. Uma das caminhadas quase obrigatória é até o topo do Cadillac Mountain que, inclusive, é um ótimo lugar para observar as estrelas. O Parque fica bem próximo de Bar Harbor que é um excelente point para explorar a animada vida noturna da região.
Fort Williams Park: O parque é imenso, lindo e tem como principal atração o Portland Head Light. Esse farol é o mais antigo, um dos mais importantes do estado e dizem que é o mais fotografado do país. Além de ser um passeio muito interessante pela história, vai render belas memórias.
Muscongus Bay Lobster: Maine é conhecido pelos mais de 50 faróis e principalmente por ser o principal estado produtor de lagosta nos EUA. Eu particularmente nunca comi tanta lagosta na vida! E pra quem quer se lambuzar com essa delícia, o Muscongus Bay Lobster é perfeito. Eles oferecem um cardápio super simples com alta qualidade. São lagostas fresquinhas pescadas diariamente que você pode desfrutar enquanto se perde admirando a vista para o mar. Detalhe: é permitido levar suas próprias bebidas e acompanhamentos. Música ao vivo nos fins de semana.
Coveside Marina & Restaurant: Linda vista, ótima comida, mas o melhor é a animação. Esse é o point onde os locais se encontram pra conversar, dançar, namorar, etc. Música ao vivo, lugar autêntico…diversão certa!
Damariscotta: Cidade pequena, muito charmosa e única pelas lojas, restaurantes e galerias. Bom para fazer passeios de barco, pescar, remar caiaque, etc.
Todas as dicas eu aprendi com locais e principalmente com o meu marido que é de lá. A maioria dos turistas vão para Augusta que é a capital ou Portland que é a cidade mais populosa do estado. Eu morei na região mais afastada e por isso, infelizmente, não tive muita interação com pessoas de outros estados e países. No final, me apaixonei por Maine e por todas as cores e beleza que esse estado tem.
2 Comments
Caroline, a região de Augusta, Maine, costuma ser atingida por furacões? Pois vi que Portland costuma ter….
Obrigada pelas informações do site!
Olá Kamila,
A Caroline Rebouças, infelizmente, parou de colaborar conosco.
Obrigada,
Edição BPM