Carnaval na Holanda

0
124
Advertisement

Carnaval na Holanda

A Holanda não é exatamente conhecida pelo seu carnaval. Eu mesmo brasileira, adoro o carnaval holandês. Esqueça comparações pois não tem nada a ver com o do Brasil. Mas a festa é sim muito animada com famílias inteiras participando, inclusive idosos – que muitas vezes são os que mais aproveitam!

Carnaval em holandês é Carnaval mesmo, ou ainda “vastenavond” – noite (antes do) do jejum, referente a quaresma, e no dialeto de Limburg “vastelaovend”. No norte, parte protestante do país, normalmente o carnaval não é comemorado. Mas no sul do país, católico, o carnaval é famoso e tradicional, surpreendendo milhares de turistas todos os anos e animando a vida dos locais.

Como no Brasil os preparativos começam muito antes de fevereiro. Por aqui a festa acontece principalmente nas províncias de Noord Brabant (onde eu moro) e de Limburg. As cidades que participam da folia se reúnem na data de 11 de novembro (11/11) no “Conselho dos 11”, grupo de normalmente 11 pessoas que vai ajudar o Príncipe do Carnaval a governar a cidade. Os nomes das cidades participantes são trocados por versões carnavalescas, por exemplo, Maastricht se torna Mestreech, Den Bosch Oeteldonk, Eindhoven Lampengat e por ai vai (lista completa aqui).

As tradições do Carnaval na Holanda podem mudar de cidade para cidade mas algumas coisas são comuns em todas. O “governo”do príncipe que vale durante o carnaval tem direito a cerimônia e tudo, quando as autoridades locais transferem o poder pelos 3 dias de carnaval, mudando também a bandeira da cidade. Essa é uma tradição que persiste desde a idade média, confirmando a crítica social que muitas vezes dá o tom no carnaval também por aqui.

Os foliões, ou melhor, súditos, festejam pelas ruas em fantasias e máscaras coloridas, mas bem mais vestidos que no Brasil, já que por aqui em Fevereiro estamos em pleno inverno. Eu acho as fantasias mais inocentes também, claro que sempre tem alguém mais sexy, mas no geral são somente engraçadas, esquisitas ou irônicas.

Quando os súditos se encontram com o principe eles o saúdam gritando “alaaf”. É muito divertido ver um povo que normalmente é tão mais na deles sair festejando em público. Claro que tem muita cerveja envolvida mas o que eu vi é uma festa bem familiar, com crianças pelas ruas se divertindo também.

Existem ainda as paradas em todas as cidade, organizadas por associações carnavalescas, com direito a carros alegóricos  (bem menores que os nossos) e canções muitas vezes com temas satíricos e criticando políticos. A música, claro, é holandesa, então esqueça samba nesse carnaval. Me lembro que na minha primeira vez me lembrava muito Oktoberfest justamente pela música, já que eu não entendia nada das letras – mas na realidade não tem nada a ver. O pessoal também curte dançar, já vi até no meio da estação. Além disso te festas nos bares e cafés então dá para se divertir bastante.

O período de Carnaval na Holanda não é sequer feriado, com as pessoas trabalhando normalmente, mas aqui no sul existem exceções (me parece que em Limburg principalmente) então pode acontecer de várias lojas e empresas estarem fechadas nesse período. Muitas pessoas até pedem férias nessa época justamente para aproveitar. Quem mora longe mas é daqui dá um jeito de largar tudo e vir comemorar. É muito comum nessa época encontrar pessoas totalmente fantasiadas viajando no trem, a qualquer hora do dia (eu já vi de manha cedo quando estava indo trabalhar por exemplo). A festa termina na quarta feira de cinzas, como no Brasil, e no dia seguinte a vida retoma seu ritmo normal.

A minha dica é tentar não comparar. Sei que é muito diferente do Brasil, mas justamente por isso acho um experiência muito interessante para os brasileiros. Como quase tudo quando você deixa seu país é necessário manter a cabeça aberta para poder aproveitar. O negocio é se agasalhar, escolher uma fantasia engraçada (e quentinha) e boa folia!

Outro carnaval incrível é o da Alemanha. Quer saber mais? A Sarah Oliveira contou tudo aqui!

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.