Carteira de motorista no Japão.
Para quem tem carteira de habilitação brasileira, apenas com a tradução da própria carteira de habilitação brasileira, informação atualizada, pois anteriormente era necessário trazer um prontuário emitido pelo Departamento de Trânsito do Brasil alegando que o motorista está regularmente habilitado, agora o consulado pode emitir esse documento se for necessário.
Para a tradução da carteira –A prova teórica é composta de 10 perguntas, todas em português, na presença de três fiscais japonesesa supervisionando. A prova tem duração de 10 minutos . Somente depois é feito o teste prático no menkyocenter.
Já para tirar a carteira de habilitação no Japão, são realizados quatro exames, todos no Centro de Trânsito. O primeiro exame é composto por um teste escrito com 50 questões. Com a aprovação, o aluno realiza uma prova prática, dentro do Centro de Trânsito. Ao passar por essa fase, ele recebe uma carteira provisória, o karimenkyo, que permite a condução de automóveis. A pessoa pode então treinar na rua para a segunda prova prática. A terceira etapa é a prova teórica de 100 questões, e por fim a prova prática, realizada nas ruas.
E como eu há muitos anos deixei vencer minha carteira no Brasil e não voltei desde então, tive que começar do zero.
Leia sobre: Dá para morar no Japão sem saber japonês?
Muito embora agora mais fácil, pois as aulas e os testes podem ser feitos em português.
Assim estou tendo aulas teóricas e ainda não comecei a fazer aulas praticas, mas vai ser logo e eu fico gelada, pois faz tempo que não dirijo.
Meu filho que quando chegou no Japão tinha apenas 14 anos, está agora tirando também a carteira e já foi aprovado no primeiro teste teórico, faltando agora somente o teste prático.
As regras são bem rígidas com relação às leis de trânsito e as multas são altas, portanto a autoescola exige bastante do aluno para que ele consiga passar nos testes e conseguir a carteira.
Além de aumentar as chances de conseguir uma vaga de emprego, pois as empresas já não querem manter um veículo com motorista para levar e buscar funcionários todos os dias, já que gera um custo extra para a empresa.
No meu caso preciso da minha liberdade, pois até hoje tudo que tenho que fazer, desde ir ao mercado, a levar produtos para a loja, dependo do meu marido, que as vezes está cansado, embora mesmo assim sempre me acompanha em tudo.
Leia também: como é trabalhar numa fábrica japonesa
Aqui em Kamisu não se encontram muitos brasileiros, então a autoescola que tem sede em outro estado, vem a cada domingo para dar aula teórica. Nós temos que nos deslocar para outra cidade para fazer aula prática, pois não há nenhuma pista aqui na cidade que permita o uso por alunos de outra escola.
E assim que tiver com a carteira na mão vou postar aqui para vocês, combinado?
Algumas regras básicas de trânsito no Japão
- O pedestre deve transitar no lado direito, enquanto o carro e a bicicleta no lado esquerdo.
- Entre o carro e o pedestre, tem a preferência o pedestre.
- Obedecer aos semáforos e as placas de transito.
- Obedecer às ordens dos policiais.
Para pedestres
- Na existência de calçada, ande sempre através dela.
- Onde não há calcada, ande pelo lado direito da rua.
- Ao atravessar uma rua, em sendo um cruzamento com semáforo, obedecer ao semáforo (semáforo para pedestres). Não existindo o semáforo, utilize a faixa de pedestre.
- Ao atravessar uma rua, antes olhe bem para os lados direito e esquerdo, verifique se não há carros se aproximando, ou se os mesmos estão parados.
- À noite, instale materiais refletores no vestuário ou use roupas de cores claras.
Para bicicletas
- A bicicleta devera trafegar pelo lado esquerdo da rua, formando uma única fila.
- Poderá a bicicleta trafegar nas calçadas onde existem placas permitindo a sua passagem.
- Evite andar de bicicleta em 2 pessoas, com o guarda-chuva aberto, dirigir com uma mao só ou para segurar objetos com a outra.
- Nas cancelas de trens, ou nas paradas obrigatórias, antes de atravessar, pare e confirme a segurança nos lados direito e esquerdo.
- Num cruzamento com semáforo, transite obedecendo ao semáforo.
Para o carro
- É terminantemente proibido dirigir sem a carteira de motorista ou alcoolizado.
- Obedecer as regras de trânsito, aos semáforos, às placas e aos sinais.
- Para andar de carro, o motorista e os passageiros deverão usar o cinto de segurança. De motocicleta, use o capacete.
- Crianças menores de 6 anos deverão usar a cadeira para crianças.
- Nos locais onde placas ou sinais determinam as velocidades máximas, não será permitido ultrapassá-las.
- No inicio da noite, procure acender logo as luzes do carro.
- Evite o uso de telefone celular quando o carro estiver em movimento.
Têm acontecido muitos acidentes de transito envolvendo idosos, ao avistar um idoso, dirija sendo gentil com ele, alem de tudo você um dia será um idoso também.
43 Comments
Emilia, que maravilha de texto, alias e’ um guia perfeito pra quem esta pretendendo passear motorizado, para os que estao indo passar um tempo e tb para os que estao no Japao e nao sabem das regras. Perfeito! Eu morei 1 ano no Japao, ha quase meio seculo atras. 1969! Trabalhei na Expo 70′ a primeira grande feira mundial (trabalhava para a divisao de equipamentos medicos da TOSHIBA . Fui para treinamento operacional de equipamentos com fins demonstrativos ao Governo Brasileiro e area medica em geral. Passei por muitos perrengues, pq naquela epoca nao tinhamos as facilidades do network online. Porisso que valorizo muito o trabalho que todas as BRASILEIRAS PELO MUNDO publicam no Blog.
Obrigada ! Mas você sabe que tem muitos estrangeiros aqui que vieram a muito mais tempo e não se exigia tanto para tirar a carteira, bastava ir ao menkyocenter e trocar a carteira, não precisava nem fazer prova e com o tempo e pessoas desrespeitando as leis, com isso a cada dia fica mais rigoroso. beijos.
entaun quer dizer nao necessita mas do requerimento para fins de direito para transferir a cnh
Ola, A Emilia não colabora mais com o BPM. Siga os textos do Japão com a nova colunista. Obrigada
Boa sorte, Emilia!
Já tive que tirar carteira de motorista em vários lugares, mas no Japao deve ser algo BEM diferente! Boa sorte, espero que de tudo certo e que vc seja aprovada !! Bj
Torcendo pra essa carta de motorista sair logo!!! Cheia das regras, hein!?!
Obrigada, eu já sabia que não seria muito fácil e precisaria muito empenho de minha parte, mas vou conseguir.
Ola Emilia
Tambem moro no Japao e tirei minha carta de motorista aqui.
Sem a carteira de habillitacao brasileira, nao havia outro jeito a nao ser enfrentar todas as etapas exigidas.
Na epoca nao havia testes em portugues (em portugues so para quem tinha a habilitacao brasileira como vc mencionou), somente ingles e japones, e entre as duas linguas o ingles era mais facil para mim.
Hoje com o teste em portugues esta mais facil para os brasileiros tirarem a carta, mas acima de tudo, acho que o motivo maior dos testes em portugues é a real compreensao do que se esta estudando, das leis, direitos e deveres de cada motorista formado.
Foi um desafio para mim, afinal nunca havia dirigido antes, e pensar que minhas provas seriam em uma lingua diferente da minha me dava medo, sem falar na cara dos policiais/fiscais das provas e testes teoricos, todos serios, nem um sorriso…ui!
Mas no final deu tudo certo, e vc tambem vai conseguir!
Beijos e boa sorte.
Obrigada Akemi e como você disse, o principal motivo de ser aprovado os testes em português aqui foi a exata compreensão das leis de transito japonesa pelos estrangeiros, pois muitos que a algum tempo atrás tiraram a carteira em outras línguas, na verdade não aprenderam as regras e perdem a carteira por não saber.
Emilia sempre admiro as pessoas que não se intimidam e passam por estas provas, pois sei o quanto é dificil ja no nosso pais e falando nosso língua mae, em outra língua e distante do nosso pais, ainda pior! mas é isto ai, empenho, foco, forca e fé, e com certeza vamos fazer um Kampai virtual pra comemorar com você! e ai queremos tambó;em ver fotos dos seus passeios de carro ta?!
Bjus querida e forca na peruca! Voce vai tirar de letra e inspirar muitas outras pessoas a superarem os seus próprios medos de tirar a carteira de motorista no Japao! Domo Arigato Gozaimasu! 🙂
Obrigada Cris! e isso vai ser a minha realização, pois depender sempre de alguém para te levar e buscar, mesmo que seja o maridão, com certeza nem sempre ele esta disposto, mas vai assim mesmo, pois se não ia depender sempre de táxi ou ônibus. bjs.
Olá, você sabe me informar se é preciso levar o prontuário da habilitação emitida pelo site do detran (traduzido ou não)?
Obrigado!!! 🙂
Oi Rodrigo voce podera fazer a traducao aqui, mas se tiver facilidade podera trazer ja traduzida, o que importa é estar com a carteira de habilitacao em dia no Brasil.
Olá emília,sou habilitado no brasil na categoria a e b(carro e moto)porém sou portador de visão monocular,posso tirar habilitação aí no japão?
Tera que trazer o prontuario, a carteira ainda assim fazer um teste p saber se esta apto a dirigir, nao da para saber antes, espero que de tudo certo.
Ok,muito obrigado,aqui no Brasil eu tirei normalmente espero que no JP dê tudo certo,.
Olá Emília, não existe prontuário que comprove sua habilitação aqui no Brasil. Liguei no Detran de sp e me informaram que existe somente o PID que não é válido no Japão. Quem já possui carteira, basta fazer a tradução diretamente no Japão com a sua propria carteira válida. A revista made in japan criou uma matéria bem completo sobre o caso. http://www.alternativa.co.jp/Servico/View/16830/Carta-de-habilitacao
Obrigada por visitar o blog brasileiras pelo mundo, embora não tenha certeza de sua intenção com seu comentário, o prontuario emitido pelo Detran talvez não esteja sendo exigido, mais existe e foi emitido pelo Detran em Osasco- S. Paulo, meu marido e meu genro trouxeram quando vieram tirar a carteira aqui embora já a algum tempo e se agora não é mais necessário, ou que o próprio consulado pode ser emiti-lo , muito bem….Então como profissional eu agradeço a informação e vou atualizar . Estou tirando minha carteira do zero, pois a muitos anos deixei vencer a minha no Brasil.
Olá, boa noite! Muito obrigada, me ajudou bastante, pois, sexta farei minha primeira prova escrita e estava totalmente sem noção, mesmo pq tirei minha carteira no br faz mais de 20 anos e nunca peguei no volante. Não lembro nem das placas de sinalização. Vou dar uma estudada a partir do teu blog. Parabéns pelo bom português e escrita de fácil entendimento! Boa sorte pra ti!! E vamos q vamos pq tudo nessa vida é prática.
Obrigada e boa sorte.
Fiquei sabendo que em ibaraki da para tirar carteira japonesa mesmo nao tendo ficado três meses no Brasil após emissão da carteira brasileira…e a pessoa ja tem a carteira há mais de 15 anos e tbm ja esta vencida…e vai em janeiro tirar a carteira em ibaraki e diz que com três dias sera possível realizar a troca…e mora em outra província!!!!
Oi Juli obrigada por comentar, e quanto ao que você descreve eu não tenho conhecimento, mas vou procurar saber, pois se for assim eu não precisaria estar fazendo tudo desde o inicio pois já tive carteira no Brasil e esta vencida a mais ou menos esse tempo. Se tiver como entrar em contacto para saber se a pessoa conseguiu mesmo agradeceria. bjs.
Espero que voce tenha consiguido tirar a carteira de motorista;eu morei muitos anos no Japao e tambem tirei minha carteira ai,mas na minha epoca era japones ou ingles,eu fiz em japones e nao foi dificil,ao todo dois meses;lembro do meu professor dizendo: shinjirarenai..itido kiri de ukaru burajirujin te hajimete miru yo….shinjirarenai…todos riam muito dele e eu tambem;entao nao imagino como e fazer a auto escola ai e os teste em portugues;todas as aulas sao em portugues tambem?Meu filho tambem vai fazer a auto escola este ano,mas na Alemanha,como ele e fluente em ingles,fara o teste em ingles,mas as aulas sao em alemao…o que eu acho um pouco complicado;mas o teste da carteira do Japao e com certeza um dos mais dificeis que existe.Kore kara mo ganbate kudasai ne.
Oi obrigada, eu tive que parar minhas aulas, por motivos pessoais, mas este ano termino com certeza e vou postar quanto estiver com a carteira.
Ola,Quando se tem a carteira brasileira e for tirar a carteira no japao, eles podem ver em que auto escola e o instrutor que eu fiz?
Parabéns pelo blog!!!!Amanhã(sexta-feira) irei no mekyocenter fazer o teste prático e teórico, vc sabe dizer como é na hora do teste prático??
é que estou com receio do fiscal, como tenho nihongo 0 estou receosa para fazer o percurso e Ñ entender o que o carinha me disser 🙁
Nika desculpa a demora e espero mesmo que tenha conseguido ou se não conseguiu ainda não desista, boa sorte.
quais documentos foram necessarios
Oiii ..gostaria de saber quanto que é pra tirar a carteira aí …meu namorado e japonês e ele disse que e bem caro …você sabe me dizer quanto e em reais?
Alguem sabe o que precisa para transferir uma moto 50 cc no japao?
oi sou claudia keiko estou indo pro japao e pretendo tirar carteira de motorista japonesa como ja tenho habilitaçao a mais de 10 anos nao vou precisar do levar prontuaruo?
Pingback: Vai tirar Carteira de Habilitação japonesa? Veja 4 Dicas úteis para estudar! - AZ Blog
Queria saber se tem tempo definido pra poder transferir a carteira de motorista do Brasil pra cá. Por exemplo: precisa passar um ano habilitado no brasil pra poder transferi pra cá?
Lin, a Emilia não colabora mais com o BPM. Sugiro seguir os textos da outra colunista e tira dúvidas por outros textos. Equipe BPM
Olá Emília tenho habilitação A . B e gostaria de saber se os documentos retirados no consulado tem custo e quanto custa caso o tenha e no menkyo center quais seriam os custos da prova com 10 perguntas e do teste prático e tambem gostaria de saber se e valido para a moto tambem .obrigado fiquei muito feliz em saber que posso traduzir simplesmente a habilitação poupando tempo e talvez dinheiro
Boa tarde, Emilia voltei para o Brasil e a minha carteira de motorista japonesa venceu aqui já faz alguns anos estou retornando ao Japão fiquei sabendo através de amigos que em aichi Ken é só renovar não precisa fazer todos os testes novamente essa informação procede? obrigado
obrigado pela explicação. estou planejando me mudar para o Japão. foi muito util 🙂
Estou retornando para Japão no proximo mes, fiquei no Brasil 14 anos, o que devo fazer para renovar habilitação japonesa, eu tenho a carteira vencida comigo.
Olá Leandro,
A Emilia Hanashiro parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Japão que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Oi pessoal eu tenho uma dúvida
Eu já dei entrada na carta do Japão usando a do Brasil, mas minha carta do Brasil já está pra vencer, após esse prazo da minha habilitação do Brasil vencer eu já não posso mais dar continuidade pra tirar a carta????
Olá Marcel,
A Emilia Hanashiro parou de colaborar conosco, mas temos outras colunistas no Japão que talvez possam te ajudar.
Você pode entrar em contato com elas deixando um comentário em um dos textos publicados mais recentemente no site.
Obrigada,
Edição BPM
Eu tenho a CNH provisória aqui no Brasil, eu consigo pegar a CNH aí no Japão, ou apenas com a permanente?