BrasileirasPeloMundo.com
Áustria

O que faz Viena ser a cidade com melhor qualidade de vida

O que faz Viena ser a cidade com melhor qualidade de vida?

Na pesquisa realizada anualmente pela consultoria Mercer, a cidade que oferece a melhor qualidade de vida é a capital austríaca. Viena foi eleita não apenas neste ano (2019) como também nos outros 9 anos anteriores! Ou seja, Viena lidera o ranking da Mercer há 10 anos!

Primeiramente, antes de começar este post, gostaria de deixar claro que não há apenas uma fonte de estudo que determina e elege qual é a melhor cidade para se viver. Por conta disso, é comum vermos notícias que anunciam diferentes cidades como campeãs em qualidade de vida. Pode acontecer de duas ou mais cidades serem anunciadas no mesmo ano e estas mesmas cidades ocuparem a mesma posição no ranking. Isso acontece porque diversas consultorias com diferentes estudos costumam divulgar anualmente resultados de pesquisas que levam em conta fatores diferentes.

No caso do estudo realizado pela Mercer, as cidades foram avaliadas em 10 categorias: Ambiente político e social; Ambiente econômico; Ambiente sociocultural; Serviços de saúde; Educação; Serviços de transporte público; Recreação; Bens de consumo; Moradia; Meio ambiente.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Áustria

Para saber mais detalhes sobre o estudo da Mercer de 2019 e suas categorias, clique aqui.

Eu costumo me deparar com certa frequência com a seguinte pergunta: ”Você gosta de morar em Viena?” A minha resposta sempre foi e continua sendo curta e direta: ”Eu amo!” Depois de refletir um pouco sobre os motivos pelos quais eu sou encantada por Viena – e este encanto permanece firme depois de 4 anos vivendo aqui – eu chego à conclusão de que a qualidade de vida é sempre o motivo principal. E, assim como no estudo da Mercer, eu tenho as minhas próprias categorias. Quero descrever aqui neste post as razões pelas quais Viena oferece a melhor qualidade de vida para mim, a partir de uma perspectiva pessoal.

Segurança

Eu nasci e vivi até os meus 25 anos em São Paulo, capital. Tive algumas experiências muito ruins com relação a assaltos (mão armada), invasão dentro de casa, roubo de carros e quase um sequestro na minha família. Entendo quando muitos brasileiros dizem que São Paulo não é uma cidade perigosa, pois esta afirmação depende muito da experiência pessoal de cada um. Talvez se eu nunca tivesse vivido nada do mencionado acima, eu pensaria diferente. No entanto, a lembrança de ter uma arma apontada para a minha cabeça com apenas 11 anos de idade faz com que eu seja um tanto crítica com relação à segurança onde eu morei e onde moro hoje.

Aliás, o fator segurança sempre foi e sempre será o mais importante para mim. Desde que eu cheguei aqui em Viena sempre me senti muito segura. Aqui eu não tenho medo de andar sozinha à noite nas ruas, seja a pé, de metrô ou de ônibus. Não tenho medo de usar meu celular, Ipad ou qualquer outro eletrônico quando estou andando na rua. Quando estou dentro de um carro, me sinto bem e não com a sensação de que algum motociclista vai me assaltar.

Anoitecendo em Viena. Fonte: acervo pessoal

 

No entanto, apesar de Viena ser considerada segura, é uma cidade turística e assim como a maioria das cidades turísticas, também é comum os casos de furtos de bolsas/carteiras e outros pertences. Os chamados ‘pickpockets’ ficam, principalmente, em locais cheios de turistas. Como uma moradora da cidade, eu me sinto segura, mesmo sabendo destes casos, pois sei que o máximo que poderá acontecer comigo, aqui, é ter a minha bolsa/carteira furtada.

Facilidade de locomoção

A cidade possui 414 kme possui uma ótima conexão de transporte público! Basicamente você consegue fazer (quase) tudo utilizando apenas o metrô, ônibus e trenzinhos. Além disso, o transporte público tem um preço ótimo para moradores (o cartão anual custa 365 Euros, ou seja, 1 Euro por dia). Eu simplesmente amo o fato de eu não precisar ter um carro para (sobre)viver aqui. Muitas pessoas me perguntam por que eu não dirijo aqui em Viena. Eu pretendo validar a minha carta de motorista, sim, mas, sendo bem sincera, eu acho que ainda estou em fase de lua de mel com esta vida de pedestre. Talvez por isso esteja adiando a validação da minha carta. É muito gostoso poder fazer as coisas a pé e caminhar bastante todos os dias. Ir ao supermercado, restaurante, correio, farmácia e trabalho sem precisar entrar em um carro,  sem precisar procurar vaga para estacionar ou pagar estacionamento, sem precisar ficar parada no trânsito… Troco tudo isso pelo caminhar. Isso é um dos meus maiores prazeres!

Leia também: Como se locomover em Viena

Opções de lazer

Em todos os meses do ano você encontrará, em Viena, algum evento legal para ir! Festivais (de verão, de filme, de street food, de artes, de luzes e barquinhos), mercadinhos/feiras de Páscoa, mercadinhos de Natal, brechós e mercados de pulgas, cinema ao ar livre, e por aí vai. Muitos desses eventos e festivais são organizados pelo governo e a maioria é de graça. Na frente do palácio da prefeitura (Rathausplatz) é o local onde quase sempre tem algo bacana acontecendo.

Um dos eventos que eu também adoro participar são os tradicionais austríacos (Kirtag). Um evento anual que possui diversas tendas com comidas/drinks típicos e música austríaca. As pessoas geralmente usam os trajes típicos (Dirndl e Lederhose) quando vão ao Kirtag.

Leia também: 7 dicas para aproveitar outono e inverno em Viena

Eficiência na maioria dos serviços públicos

Este tópico gera polêmica. E muita. Muitas pessoas dizem que odeiam os serviços públicos de Viena por haver muita burocracia, por eles exigirem sempre diversos documentos (principalmente para vistos e dificultarem o processo de entrega) e também pelo fato de o atendimento ser ruim. Concordo com quase tudo. De fato, há muita burocracia. Eles geralmente pedem, sim, muitos documentos e comprovantes antes de oferecer um visto, por exemplo. No entanto, se você respeitar o prazo de entrega dos documentos e se você entregar todos os documentos necessários para uma determinada solicitação, você ficará surpreso com a rapidez que você receberá uma resposta. Vejam bem, estou enfatizando que você receberá uma resposta! Se a atendente vai sorrir ou não para você, se ela vai ser bem-educada ou não, isso é tema para outro texto. Rs!

Pois bem, você receberá uma resposta. A sua solicitação foi aprovada ou ainda precisa apresentar mais algum documento? Diferente de outras cidades do mundo onde é relativamente normal esperar até 5, 6 ou 7 meses para receber a resposta de uma instituição pública, aqui as coisas fluem muito bem e muito rápido! E isso me surpreende!

Tive experiências com aplicação para vistos, com solicitação de passaporte e de cidadania, com validação de diploma, com solicitação de alteração de nomes em vários documentos (RG, passaporte, seguro saúde) e posso dizer que em todas elas eu fiquei surpresa com a rapidez que obtive uma resposta. Seja uma carta em casa, um e-mail ou uma ligação. Na época em que eu solicitei o meu passaporte, pude retirá-lo em menos de um mês. Outro exemplo, após alterar o meu nome depois do casamento, em menos de duas semanas recebi pelo correio o meu novo cartão de seguro-saúde atualizado. Ao enviar os documentos para a validação do meu diploma na universidade pública de Viena, recebi um e-mail após apenas três meses dizendo que estava tudo resolvido. Marquei para buscá-lo na semana seguinte!

Estes foram alguns dos principais fatores que contribuem para eu me sentir tão bem nesta cidade. Que bom seria se outras cidades do mundo utilizassem Viena como modelo para melhorar a vida dos moradores. Se cada cidade começasse com pequenos passos e com pequenas mudanças, visando a qualidade de vida de todos. Que bom seria!

Um abraço e até a próxima!

Related posts

Cheguei na Áustria! E agora?

Ana Dietmüller

Como foi o meu parto na Áustria

Ana Dietmüller

Carnaval e a tradição dos bailes de Viena

Fernanda Stortecky

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação