Para nós católicos o feriado mais importante do ano é o Natal, correto? E aqui na Índia, onde a religião predominante é o Hinduísmo, alguém saberia me dizer?
Com o intuito de deixá-los mais informados sobre a data mais importante do ano na Índia, e não deixar vocês passarem pela mesma situação do personagem Todd Dempsy, do seriado Outsourced, eu vim contar aqui um pouquinho do dia mais sagrado do ano para os Hindus: O Diwali (Neste ano foi celebrado no 23 de Outubro).
Este feriado também é chamado de Festival das luzes, e não possui um dia fixo, como nós temos o Natal no dia 25 de Dezembro. A data varia através do calendário Hindu, mas sempre ocorre entre o meio do mês de Outubro até o meio do mês de Novembro. As celebrações oficiais começam 2 dias antes do dia oficial do Diwali e terminam 2 dias depois, sendo assim, podemos falar que o Diwali é um festival de 5 dias, mas que os preparativos e alguns rituais começam até semanas antes.
Nesta data os indianos comemoram o início do Ano Novo, e por isto há muitos fogos de artifícios, e muitos doces indianos….(Ahh como eu adoro estes!).
Antes da tão esperada data as mulheres indianas iniciam a preparação para esta celebração, fazendo doces e comidas. O cardápio varia em cada região da Índia e do estilo de alimentação de cada família. Porém há vários doces que são muito comuns neste dia, tais como: Gulab Jamun, Gajar Ka Halwa, Besan Ke Ladoo, Karanji e Jalebis, independente da onde esteja.
Além disto, os indianos limpam as suas casas e escritórios de forma impecável, pintam (quando necessário), decoram com luzes e flores, como vocês podem ver nas imagens abaixo:
Esta não é uma data comercial, ou seja, que necessariamente precisamos comprar presentes para os familiares e amigos, mas é recomendável passar a noite de Diwali com roupas novas e presentear os nossos entes queridos com doces.
No período do Diwali o comércio faz muitas ofertas, e por isto muitas pessoas deixem para comprar carros, casas, jóias, nesta época do ano.
É uma data onde as famílias se reúnem, e comemoram as coisas boas que aconteceram durante o ano.
Significado espiritual:
Este feriado surgiu para celebrar a vitória do bem contra o mal, quando Rama, sua Esposa Sita e seu irmão Lakshmana voltaram do exílio, após derrotar o Rei Ravana, que havia sequestrado Sita.
Para explicar a história de uma forma mais didática eu encontrei este vídeo aqui, em inglês, onde conta como ocorreu esta batalha.
Ah, e não posso deixar de mencionar que:
- O Diwali é também celebrado pelo Sikhismo, Budismo e o Jainismo, porém para estas há um significado religioso diferente;
- Este Festival também é comemorado em outros Países, tais como, Sri Lanka, Tailândia, Cingapura, Indonésia, Nova Zelândia, entre outros.
Namaste!
19 Comments
Oi Camila . O meu nome é Vitória Régia sou Baiana tenho 15 anos estou indo para o 1° ano . Desde pequena quero fazer intercambio .Eu gostaria de saber como posso fazer intercambio para a Índia assim que me forma . Daqui a 3 anos . Se isso pode ser possivel ? . Como eu devo agir aqui depois de me formar para poder ter oportunidade para fazer Intercambio na Índia . Por favor entre em contato comigo o mais rapido possivel . POR FAVOOOR . Você poderia deixar o seu Facebook . Para agente conversa melhor ?
Oi Vitória! Muito bacana que Você tenha interesse em vir para a Índia.
Eu aconselho Você terminar a Universidade primeiramente, para que também tenha mais experiência profissional e com isto possa conseguir um bom trabalho na Índia. A vida é bem complicada por aqui, para aqueles que não tenham graduação completa. Quando Você estiver na metade da Universidade Você já consegue vir fazer um intercâmbio pela AIESEC. Você pode entrar em contato comigo pelo meu e-mail: milacapimenta@hotmail.com.
Também sempre posto várias dicas no meu Blog ou por aqui.
Abraços e sucesso para Você.
gosto muito da parte dos doces!!!! como nao sou chegada a peru de natal acho que essa comemoracao indiana tem mais a ver comigo-
Oi Juciana!!
Vem para a Índia me visitar que te levo para experimentar todos estes doces e muitos outros!
Abraços. 🙂
Wow Camila fiquei feliz em saber que conseguiu ver o festival esse ano.e muito mas lindo que imaginei,.essa doceria e só no festival ou o ano inteiro? E tudo miito lindo essas decorações com flores e mágico e perfeito.Eu algum tempo venho pesquisando sobre a índia e depois que conheci esse blog virei sua fã, pois como já disse antes eu vejo seu carinho e brilho nos seus olhos com que fez me encantar pela “Incrível Índia”além e claro de outro motivo que mora em Bangalore.Infelizmente ainda não consegui assistir o vídeo do balançar da cabelão e do seriado mas com ainda vou assistir.um beijo carioca para vc..mmmuuuaahhh
Oi Elaine, sim sim! Ano passado eu também estava por aqui durante o Diwali. 🙂
Do modo da foto nós encontramos apenas durante a época de Festivais, pois são tantas pessoal vindo comprar doces que para eles “darem conta” do serviço eles arrumam desta maneira.
Muito obrigada por acompanhar o Blog!
Sim, eu adoro a Índia, e quero sempre mostrar que há possibilidade de ter uma vida muito boa por aqui.
Eu moro em Jaipur. Mas já escutei falarem que Bangalore é uma cidade fantástica, com muitos estrangeiros por lá.
Abraços e um excelente domingo.
Nossa não acredito que é você. Andando pelo mundo.
Legal a India é um país com uma cultura vasta.
abraço
Oi Augusto! Sim, estou morando na Índia. Já faz quase 2 anos que vim pela primeira vez.
Abraços. 🙂
GOSTEI MUITO DE LÊ SUAS OPINIÕES SOBRE AS FESTAS INDIANAS E SUA CULTURA,AMO LER TUDO QUE SE RELACIONA A ÍNDIA!
Obrigada Márcia por passar por aqui.
Um forte abraço. 🙂
oi florzinha boa tarde meu nome e julyane benfica sou brasileira moro na bahia e preciso da sua ajuda …conhecir um rapaz ai da india ele e de familia pobre mais um amor de pessoa estamos se falando a muito tempo ele mora em jammu e tamos namorando mais ele tem medo que a familia dele não mim aceite queria muito ir morar ai e mim casar na india com ele o que você acha disso tudo
Oi Julyane,
Você já é formada? Fala inglês? Atua em qual área?
Há várias moças brasileiras que vem para a Índia por conta de “um amor” que conheceu online e acabam passando necessidade.
A Índia é um País bom, mas sem dinheiro pode ser bem pior que o Brasil.
Pense primeiro no seu futuro – não venha se Você não falar pelo menos o inglês muito bem.
Falo isto pois conheço casos de mulheres brasileiras que se aventuraram para cá sem falar um segundo idioma, e o conto de fadas se tornou em pesadelo.
o que você acha qual melhor opção ele vim para o brasil ou eu ir morar ai na india com ele no momento ele esta estudando ainda…o que faço estou loucamente apaixonada tenho medo de sofrer porque os costumes ai são diferentes do brasil tenho que terminar os estudos ainda há você sabe quanto vale a moeda real ai na india
Atualmente com a alta do dólar a moeda do Brasil está bem fraca.
Nos meus outros textos dou várias dicas de quanto custa morar aqui na Índia!
Da uma olhadinha aqui no Blog, ou no meu Blog pessoal, que Você encontrará! 😉
Gostei desse blog explica muito bem, eu estou perdida com essa paixão , esse amor que encontrei no grupo nosso de budista ele mora na Índia e estudou em Sri Lanka. Sonha em casar comigo mas tenho meus receios se sogra aqui é uma coisa imagino na Índia…. Eu estranhei ele gostar tão rápido, é muito romântico, mostrou a família dele, fala o tempo todo mama adarei oyata esposa corrigindo quando chamo ele pelo nome… Gostei do seu blog… Parabéns
Oi Mara,
Conforme falado no outro post, tem que tomar muito cuidado com estas paixões de internet.
Leia o texto da Fabi Mesquita onde ela dá várias dicas para este tipo de situação:
https://brasileiraspelomundo.com/brasil-quando-amar-machuca-301412143
Obrigada por passar por aqui.
Abraços e tudo de bom para Você.
Pingback: O festival mais importante na Índia! | Paranaense na Índia
Camila estou indo a índia cidade de Jaipur ,vi passagens e hotel ,mas ,não sei o quanto levar em dinheiro para gastos necessário como..comida ,bebidas e comprinhas para 15 dias
Renata, a Camila parou de colaborar conosco mas temos outras colunistas na Índia. Procure pelos textos mais recentes publicados sobre o país e redirecione seu comentário para as novas colunistas.
Edição BPM