BrasileirasPeloMundo.com
Índia

Inverno na Índia

Para aqueles que não gostam de calor, os meses de dezembro a fevereiro são os melhores para visitar a Índia.

Pois é, por aqui também faz frio! Mas este clima ocorre apenas ao norte, sendo que ao sul o clima é quente e úmido em todos os meses do ano.

Inclusive bem ao norte, próximo ao Himalaia, há várias estações de esqui. Eu ainda não tive a oportunidade de ir, porém me falaram que é muito barato. Para esquiar em Manali, uma das cidades mais visitadas entre os turistas, você gastará cerca de 5 dólares para esquiar no espaço para iniciantes.

Na cidade em que moro, Jaipur, a temperatura é super agradável no inverno, a qual chega até a zero grau no mês de janeiro.

Eu tive sorte e consegui estar presente no mês de dezembro mais gelado dos últimos 10 anos!!

Imagem do jornal Times of India
Imagem do jornal Times of India

Quando eu estava prestes a passar pelo meu primeiro inverno neste país eu sempre pensava comigo como as pessoas que moram nas ruas fazem neste período do ano, pois infelizmente o número é bem alto, e fiquei feliz ao saber que há várias medidas adotadas pelo governo indiano para ajudar aqueles que não possuem um lar.

Construções de barracões para que as pessoas tenham um lugar mais quente para dormir no inverno é uma destas medidas, conforme imagem abaixo:

Barracões construídos pelo Governo do Estado do Rajastão
Barracões construídos pelo Governo do Estado do Rajastão – foto por Camila Pimenta

Muitas das pessoas que eu conheço me questionam sobre como as mulheres indianas se vestem, tendo em vista que o traje oficial de grande parte delas é o saree, o qual não é um traje para o inverno, por ser aberto e com o tecido fino.

As mulheres não deixam de utilizá-lo, até quando a temperatura chega a ser negativa, contudo elas costumam utilizar xales jogados por cima de suas roupas tradicionais.

Imagem obtida na página do Facebook India Brasil Masala
Imagem obtida na página do Facebook India Brasil Masala

Realizar fogueiras é outra forma que os indianos usam para se aquecer. Sendo assim, se você vier para a Índia nesta época do ano, verá muitos grupos de pessoas realizando fogueiras nas ruas, o que ocasiona muita fumaça que, juntamente com a neblina e poluição, faz com que seja muito difícil dirigir nas rodovias. Por esta razão, há muito atraso de entrega de mercadorias de uma cidade para a outra.

Por exemplo, um container que demora cerca de 4 dias para a ser entregue em Mumbai (saindo de Delhi), neste período do ano pode demorar até duas semanas.

Ao questionar algumas pessoas que conheço que moram em Jaipur, todas sem exceção me disseram que estes meses são os favoritos delas! E sabe de uma coisa? Também são os meus. Pois o verão por aqui não é fácil… Temperaturas acima de 45 graus… Bom, mas isto eu vou deixar para outro post!

Namaste!

Related posts

Dez curiosidades sobre a Índia

Rachel Tardin

Dez motivos para morar na Índia

Camila Pimenta

Meu retiro de yoga na Índia após morar no Camboja – Parte II

Roberta Jorge

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação