BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo República Tcheca

Cinco curiosidades sobre o Natal na República Tcheca

Cinco curiosidades sobre o Natal na República Tcheca.

1. Papai Noel não existe?!

Reza a lenda que a ideia de Papai Noel foi inspirada num bom velhinho que viveu há muitos anos, São Nicolau. Sendo verdade ou não, fato é que Papai Noel naquela imagem vendida nas propagandas de TV por essas bandas não tem vez. Os tchecos tem uma outra interpretação da história do bom velhinho que garante a São Nicolau sua própria festa: Mikulaš. anděl a čert. Tudo acontece no dia 5 de dezembro, às vésperas do dia do santo, quando se vê pelas ruas várias pessoas vestidas como o bispo Nicolau na companhia de uma anjo e um diabo. O trio aborda as crianças distribuindo doces e prendas àqueles que foram bonzinhos no ano que passou. Já aos que não se comportaram… a esses cabe lidar com os truques do diabinho ou se contentar com uma batata (crua) como presente.

2. Jantar de Natal

Enquanto no Brasil muitas famílias tem a tardia comilança na ceia de Natal, por aqui o jantar é servido tão logo aparecem as primeiras estrelas no céu. Peru? Chester? Não, nada de aves. O destaque do cardápio fica por conta de um peixe de água doce: a carpa. Em geral preparada à milanesa, a carpa é servida com uma salada de batatas (ou, como chamamos na minha terra, uma maionese). Mas é certo que a história da carpa começa muitos dias antes de chegar no prato do tcheco quando pode ser encontrada em vários pontos da cidade, nadando nos tanques das vendinhas ao ar livre à espera de alguém que venha escolher levá-las para casa (viva ou morta).

image_2

3. Decorando a árvore de Natal

Nem preciso dizer que pinheiro de plástico por aqui é um item desnecessário (se não, desconhecido). Tal qual os tanques de carpas, tendas vendendo pinheiros pipocam na cidade. Contudo ele há de ficar a espera da decoração até a manhã do dia 24. Aí então aos galhos do pinheiro escolhido somam-se bolas, sinos, laços, enfim nada muito diferente do que conhecemos por enfeites de Natal. Com exceção dos  perníčky; biscoitos de mel decorados e cortados em vários formatos.

image_1 (1)4. E os presentes?!

Como mencionei que Papai Noel não existe, você pode estar se perguntando quem é que traz os presentes. Resposta simples: Ježišek. Pois é, num país onde a maioria se declara ateu, nada mais controverso que aceitarem o próprio menino Jesus como o responsável pelos presentes na noite de Natal.

5. Natal na televisão

Enquanto nessa época a TV brasileira é uma sequência de ‘especiais de Natal’, por aqui a televisão parece um túnel do tempo. É o conforto do conhecido que reina na TV tcheca por esses dias. Filmes antigos e contos de fadas (em filmagens ou refilmagens) são os mais populares. Até ouvi dizerem que: Vánoce není vánoce bez (múj oblibený film)… ou seja, Natal não é Natal sem (ponha aqui o nome do seu filme favorito).

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Como não se perder na correria do fim de ano

Thais Amaral Tellawi

Natal no Alasca

Dora Miller

Cinco curiosidades sobre o Natal na Irlanda

Annaline Stepien

3 comentários

Luma Rosa Dezembro 27, 2014 at 5:00 am

Oi, Gi!
O meu natal é muito parecido com o natal tcheco. Pontos em comum: Montamos a árvore na véspera e não alimentamos a lenda do Papai Noel.
Fiquei curiosa em saber como Jesus entrega os presentes…
🙂
Beijus,

Resposta
Giselle Antunes Janeiro 24, 2015 at 9:38 pm

Oi Luma,
obrigada pela visita. Sobre o próprio menino Jesus dar os presentes, essa é realmente uma ideia inusitada. Na verdade, tudo acontece às escuras. Explico. Enquanto a família come seu (adiantado) jantar Ježišek se ocupa de deixar os presentes ao pé da árvore 😉
Terminado o jantar a família vai se reunir para abri-los. Nada muito teatral, não é?!
Bjs

Resposta
Onde Papai Noel (quase) não tem vez | Far away, so close Dezembro 9, 2015 at 10:48 pm

[…] ESSE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG BRASILEIRAS PELO MUNDO. PARA VER O POST NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação