BrasileirasPeloMundo.com
Natal Pelo Mundo República Tcheca

Cinco curiosidades sobre o Natal na República Tcheca

Cinco curiosidades sobre o Natal na República Tcheca.

1. Papai Noel não existe?!

Reza a lenda que a ideia de Papai Noel foi inspirada num bom velhinho que viveu há muitos anos, São Nicolau. Sendo verdade ou não, fato é que Papai Noel naquela imagem vendida nas propagandas de TV por essas bandas não tem vez. Os tchecos tem uma outra interpretação da história do bom velhinho que garante a São Nicolau sua própria festa: Mikulaš. anděl a čert. Tudo acontece no dia 5 de dezembro, às vésperas do dia do santo, quando se vê pelas ruas várias pessoas vestidas como o bispo Nicolau na companhia de uma anjo e um diabo. O trio aborda as crianças distribuindo doces e prendas àqueles que foram bonzinhos no ano que passou. Já aos que não se comportaram… a esses cabe lidar com os truques do diabinho ou se contentar com uma batata (crua) como presente.

2. Jantar de Natal

Enquanto no Brasil muitas famílias tem a tardia comilança na ceia de Natal, por aqui o jantar é servido tão logo aparecem as primeiras estrelas no céu. Peru? Chester? Não, nada de aves. O destaque do cardápio fica por conta de um peixe de água doce: a carpa. Em geral preparada à milanesa, a carpa é servida com uma salada de batatas (ou, como chamamos na minha terra, uma maionese). Mas é certo que a história da carpa começa muitos dias antes de chegar no prato do tcheco quando pode ser encontrada em vários pontos da cidade, nadando nos tanques das vendinhas ao ar livre à espera de alguém que venha escolher levá-las para casa (viva ou morta).

image_2

3. Decorando a árvore de Natal

Nem preciso dizer que pinheiro de plástico por aqui é um item desnecessário (se não, desconhecido). Tal qual os tanques de carpas, tendas vendendo pinheiros pipocam na cidade. Contudo ele há de ficar a espera da decoração até a manhã do dia 24. Aí então aos galhos do pinheiro escolhido somam-se bolas, sinos, laços, enfim nada muito diferente do que conhecemos por enfeites de Natal. Com exceção dos  perníčky; biscoitos de mel decorados e cortados em vários formatos.

image_1 (1)4. E os presentes?!

Como mencionei que Papai Noel não existe, você pode estar se perguntando quem é que traz os presentes. Resposta simples: Ježišek. Pois é, num país onde a maioria se declara ateu, nada mais controverso que aceitarem o próprio menino Jesus como o responsável pelos presentes na noite de Natal.

5. Natal na televisão

Enquanto nessa época a TV brasileira é uma sequência de ‘especiais de Natal’, por aqui a televisão parece um túnel do tempo. É o conforto do conhecido que reina na TV tcheca por esses dias. Filmes antigos e contos de fadas (em filmagens ou refilmagens) são os mais populares. Até ouvi dizerem que: Vánoce není vánoce bez (múj oblibený film)… ou seja, Natal não é Natal sem (ponha aqui o nome do seu filme favorito).

Leia mais sobre Natal Pelo Mundo

Related posts

Natal nas Filipinas

Tati Sato

Natal na Arábia Saudita

Carla Ferreira

Natal no Japão

Emilia Hanashiro

3 comentários

Luma Rosa Dezembro 27, 2014 at 5:00 am

Oi, Gi!
O meu natal é muito parecido com o natal tcheco. Pontos em comum: Montamos a árvore na véspera e não alimentamos a lenda do Papai Noel.
Fiquei curiosa em saber como Jesus entrega os presentes…
🙂
Beijus,

Resposta
Giselle Antunes Janeiro 24, 2015 at 9:38 pm

Oi Luma,
obrigada pela visita. Sobre o próprio menino Jesus dar os presentes, essa é realmente uma ideia inusitada. Na verdade, tudo acontece às escuras. Explico. Enquanto a família come seu (adiantado) jantar Ježišek se ocupa de deixar os presentes ao pé da árvore 😉
Terminado o jantar a família vai se reunir para abri-los. Nada muito teatral, não é?!
Bjs

Resposta
Onde Papai Noel (quase) não tem vez | Far away, so close Dezembro 9, 2015 at 10:48 pm

[…] ESSE TEXTO FOI PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOG BRASILEIRAS PELO MUNDO. PARA VER O POST NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI. […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação