BrasileirasPeloMundo.com
Singapura

Cingapura – Hora de Mudar – Onde Morar?

Contrato de trabalho assinado, visto aprovado e passagem aérea na mão, hora de mudar para Cingapura, mas e onde morar?

Diferente de muitos expatriados que moram em Cingapura, meu contrato de trabalho é do tipo “local”, ou seja, tenho apenas um pequeno auxilio moradia e que mal paga metade do meu aluguel. Sendo assim, decidi que não gastaria muito com aluguel, pois meu objetivo era de curtir a Ásia e aproveitar tudo o que ela poderia me proporcionar, e como sou uma pessoa que passa pouco tempo em casa, não precisaria de um lugar só para mim.

Meu orçamento mensal não seria superior à 800 dólares cingapurianos (mais ou menos R$1360). Muito difícil encontrar algum quarto com valor inferior, a não ser que você esteja disposto a dividir quarto, como a maioria dos filipinos e indianos fazem, e que não é o meu caso.

Na primeira semana fiquei hospedada no Hangout Hostel, cheguei 4 dias antes de começar a trabalhar, tempo suficiente para aprender a utilizar o transporte público e encontrar um lugar para morar. Através do EasyRoomMates, busquei por algumas opções, contactei alguns anunciantes, e me encantei com o quarto e localização já na primeira visita. Mudei para a casa da família local muçulmana, que me recebeu muito bem, me ajudou muito durante todo o meu primeiro ano em Cingapura, mas que por diferenças culturais e alguns desentendimentos contratuais, decidi mudar da casa deles no inicio deste ano.

Atualmente divido apartamento em um HDB com 4 filipinas, meu gasto fica dentro do orçamento e tenho muito mais liberdade dentro de casa!!!! Meu gasto com aluguel é baixo, pois sou solteira, moro em uma região afastada do centro e longe de estação de metro. Mas adoro o local onde moro, a região é muito arborizada, e de fácil acesso para todos os lugares.

É muito fácil encontrar moradia por aqui, tudo dependerá da região que escolher e quanto está disposto a pagar. Comprar e vender imóveis também não é difícil, para interessados no assunto recomendo uma visita ao site Comprar em Cingapura.

singapore-1182631_640

Há aplicativos para celular e websites como o PropertyGuru que são muito utilizados, além de comunidades no Facebook como o FindYourRoom e as diversas comunidades de expatriados, como o EasyExpat, o SingaporeExpats, o Expat_Blog e o Internations.

Na grande maioria das vezes os expatriados moram em condomínios, e em torno de 80% da população local vive em HDB’s que são conjuntos habitacionais auto-suficientes, com escolas, supermercados, clinicas e centros comerciais nas proximidades. E a melhor parte é que quem mora nestas habitações públicas, não são considerados pobres ou com padrões de vida inferior, pois a maioria dos moradores dos HDB’s estão bem longe da linha da pobreza.

E se você está pensando em mudar para Cingapura, dê uma olhadinha AQUI para saber um pouquinho mais sobre quanto custa morar na Cidade Leão. O custo de vida é alto, mas a qualidade de vida é ótima.

Depois de escolhido o lugar, há alguns itens que devem ser levados em conta independente do lugar do mundo onde for morar e que foram muito bem descritos pela a Aline aqui no blog, passe no texto dela para conferir,  Inglaterra – Procura-se um Lar Doce Lar.

Como minha realidade é bem diferente da maioria dos brasileiros que vem morar em Cingapura, pedi à um casal de amigos brasileiros, para compartilhar a história deles na busca por moradia.

Relato da Alessandra e do Alexandre:

“Somos um casal sem filhos, e o contrato da empresa não previa auxílio moradia, então contratamos uma agente imobiliária com o orçamento bem definido, com alguma idéia de localização e algumas características do imóvel, tais como o número de quartos, proximidade com alguma estação do metrô (MRT). Já estávamos bem habituados com aluguel, mas aqui em Cingapura tudo foi diferente. Tivemos que contratar uma agente, que negociaria com o(a) agente do proprietário do imóvel e definindo uma agenda de visitas com tempo estipulado, tornando o processo mais organizado e transparente.

Escolhido o imóvel, negociamos as condições do contrato, e uma vez finalizado sua emissão foi muito rápida e direta, com pequena burocracia e recolhimento de uma única taxa. Em função de ser um apartamento recém entregue, nossa agente tratou de solicitar a ligação elétrica e de água/esgoto, só tivemos que solicitar a instalação do gás de cozinha. Como garantia de pagamento e devolução do imóvel em perfeita ordem, fizemos um depósito caução no valor de dois alugueis, a ser devolvido ao término do contrato.

A manutenção do apartamento se resume a limpeza dos aparelhos de ar condicionado, feitas a cada 3 meses, e limpeza das cortinas semestralmente, tudo conforme contrato de locação. A experiência de morar em Cingapura tem sido muito enriquecedora no campo cultural, pessoal e profissional.”

 

 

 

Related posts

Quem nasce em Cingapura é cingapuriano?

Fernanda Froimtchuk

Tipos de vistos para morar em Cingapura

Fernanda Froimtchuk

Cingapura – Trabalho e Visto

Juliana Silva

12 comentários

Cristiane Leme Høg Janeiro 28, 2014 at 12:49 pm

Bacana, Ju! Dicas valiosas pra quem está chegando agora ao país, e tudo muito bem escrito e com links, que são super importantes – quase me senti no House Hunters!
Beijos

Resposta
Jonatas Silva Janeiro 28, 2014 at 3:57 pm

Olá Juliana, quanto tempo? bons tempos de Daiken (ou não hahahaha)

Tenho acompanhado se blog e encontro excelentes dicas para se aventurar em outros países e culturas. Tenho vontade, porem pouca coragem ainda rsrsrs

Um Big abraço e te desejo sucesso!

Resposta
Ju Janeiro 29, 2014 at 5:53 pm

Ola Jonatas… hehehe muito tempo realmente.. … tenho boas lembranças da Daiken heheheeh …. Tem que criar coragem e sair por esse mundao ai menino…. depois que for a primeira vez tu nao vai mais querer parar heheehhe…. Obrigado pela visita e continue acompanhando o blog das Brasileiras Pelo Mundo e o meu também Juju in Singapore …abraços

Resposta
Ana Cristina Kolb Janeiro 28, 2014 at 4:48 pm

Otimas dicas Julianam parabens pelo texto! Namasté e bjus

Resposta
Regiane Gomes Fevereiro 5, 2014 at 6:43 pm

Oi Juliana, curti muito o seu blog. Show.
Me mudo para Singapura em Julho quando vou me casar no Brasil. A questão da minha parte não é moradia mas sim emprego, o meu marido vai empregado mas eu não. Deixarei o meu emprego no Brasil.
Vc tem informações sobre o mercado de trabalho em Singapore para Brasileiros? são preconceituosos como são com indianos? tem alguma dica de site para modelo de cv ou procura de trabalho?
Enfim, se puder me ajudar te agradeço muito.
Um abraço caloroso do Brasil.

Resposta
Ann Fevereiro 6, 2014 at 12:02 pm

Olá Regiane, o próximo texto da Juliana é falando justamente sobre isso e dando dicas excelentes para procurar emprego em Cingapura. Vai acopanhando o blog 🙂

Resposta
Ju Fevereiro 21, 2014 at 6:54 pm

Ola Regiane…. obrigada pelo contato e pela visita, o meu texto falando de trabalho e visto aqui em Cingapura foi publicado hoje no blog.. visita o link http://www.brasileiraspelomundo.com/cingapura-trabalho-e-visto-04163666

Resposta
Cingapura – Trabalho e Visto Junho 8, 2014 at 11:47 pm

[…] ganhar um salário que não seja compatível com seus gastos mensais. No meu texto aqui no blog Hora de Mudar – Onde Morar? comento sobre isso, e listo links bem úteis sobre o […]

Resposta
Ezio Agosto 10, 2014 at 12:54 am

Olá Juliana, parabéns por seu blog.
Recentemente recebi uma proposta de emprego de uma empresa de Singapura, e estou avaliando a possibilidade de mudar para ai. Porém eu não iria sozinho, levaria comigo milha mulher e meu filho de três anos. Estou pesquisando sobre os custos de vida em Singapura, especialmente sobre educação. Por isso gostaria de saber se você conhece algum casal de brasileiros com filhos por ai, alguém que tenha tido a experiência de procurar escola para os filhos e também procurar uma casa ou apartamento para morar com a família. Se puder me mande um e-mail contanto. Obrigado por compartilhar suas experiências e um forte abraço do Brasil.

Resposta
Juliana Silva Agosto 10, 2014 at 1:05 am

Olá Ezio. Obrigada pelo seu contato. Então em Cingapura há muitas familias morando por lá. Há um grupo no facebook chamado Brasileiros em Cingapura que é composto de pessoas que moram por lá e em situação similar a sua e podem ajudar. Mas já adiantando o principal é conseguir um bom pacote de beneficios para expatriado, pois custo de vida e altissimo e moradia e escola são carissimos. Moradia recomendo que visite os links que mencionei no texto para ter uma ideia dos valores, lembrando que tudo dependerá da região que escolher para morar. As escolas variam de acordo com o tipo que escolher, nesse link poderá encontrar informações sobre este item (http://www.singaporeexpats.com/guides-for-expats/international-schools.htm). E muito importante também verificar se sua empresa fornecerá o visto de dependente para sua familia, pois nem todas as empresas o fazem, e dai eles não conseguem ficar em Cingapura por um periodo maior que 30 dias (tempo de validade do visto de turista). Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso para você.

Resposta
Marcos Setembro 17, 2014 at 4:03 am

Ju, pela sua experiência e histórias que já ouviu, quanto seria um ganho anual razoável pra uma família de dois adultos e três crianças pequenas viverem bem com conforto? E nessa família só um fala inglês.
Abs

Resposta
Paulo Henrique Agosto 29, 2014 at 10:41 pm

Olá Juliana, acabei de te mandar uma mensagem por e-mail, me responde por favor. Obrigado.

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação