BrasileirasPeloMundo.com
Brasil Empregos Pelo Mundo

Dicas para trabalhar no exterior

Desde que tive minha primeira experiência profissional no exterior em 2011, recebo muitas mensagens e e-mails de pessoas buscando dicas para conseguir emprego no exterior. Sempre tento auxiliar da melhor forma possível e achei que seria interessante juntar todas estas dicas em um único texto e compartilhar com todo mundo! Afinal, muitos brasileiros têm se questionado se ‘Sair ou Não‘ do Brasil seria a melhor opção neste momento de crise atual.

Quando decidimos que queremos uma oportunidade de trabalho no exterior devemos levar em conta muitos fatores, tais como: idioma, custo de vida, qualidade de vida, tipo de trabalho, distância da família, clima, área de atuação, visto e muito mais. Se você tem claro para si mesmo que nem sempre encontrará o emprego dos sonhos no melhor país do mundo, já é um primeiro passo.

Se a empresa em que trabalha atualmente possui filiais mundo afora, consulte sobre vagas existentes, os pré-requisitos necessários, converse com seu gestor e candidate-se. Esta é uma opção com menores riscos, principalmente para aqueles que trabalham em grandes multinacionais. A vida de expatriado é bem interessante e geralmente acompanha bons benefícios.

Para estudantes e recém formados há grandes oportunidades de estágios e vagas de “trainees” pelo mundo; muitas empresas levam brasileiros para ter uma experiência em suas empresas em diversos países. Essa é uma ótima opção para quem está iniciando uma carreira e entrando no mercado de trabalho. Busque por empresas que possuem programas de “trainees” para jovens profissionais e estão dispostas a carimbar seu passaporte.

Mas, antes de mais nada, você precisa de um bom currículo e este precisa estar em uma plataforma online. Eu super recomendo o LinkedIn, uma rede social que conecta profissionais e empresas no mundo todo. Muito importante é ter um perfil bem completo e usar adequadamente a ferramenta, mantendo-a atualizada e procurar sempre novas conexões, aumentando assim seu “network” (rede de contatos) e chances de oportunidade de emprego. Não sabe o que é o LinkdIn ou como usá-lo?  Aqui você encontrará dicas úteis. Sabendo usar esta plataforma, você poderá se conectar com empresas, com profissionais e buscar por vagas.

Você fala inglês, espanhol ou o idioma falado no país que escolheu para morar e trabalhar? Este é um item FUNDAMENTAL para conseguir um emprego no exterior. O inglês é essencial, mas se, por exemplo, for morar e trabalhar na Alemanha, também precisará do alemão. Então se você não fala nada do idioma local, recomendo que comece a estudar ou até fazer um intercâmbio para aprender o idioma. É verdade que muitas empresas contratam brasileiros por causa do português, como foi o meu caso, mas para viver no país e se comunicar com as pessoas será necessário ter mais que o português.

Depois disso, precisa escolher o país onde deseja viver. Liste pontos importantes e necessários e de que não está disposto a abrir mão, por exemplo, se você não vive sem sol e praia, um lugar como Inglaterra, Suíça, ou Alemanha podem não ser tão agradáveis. O site Money Under listou países como Cingapura, Nova Zelândia,  Austrália,  Suíça,  China, Hong Kong, Índia, Equador, Tailândia e Belize como melhores países para se viver. A grande maioria dos brasileiros busca por países como Canadá, Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Emirados Árabes e Reino Unido.

Agora é hora de fazer uma lista de possíveis trabalhos/empregos que gostaria de ter neste país. Muito importante ter uma lista diversificada, considerar opções fora da sua área de formação e/ou atuação, isso aumentará suas possibilidades e oportunidades.

Pronto, já sabe onde quer morar, já sabe os tipos de emprego que gostaria de ter, fala o idioma e seu currículo está online. Chegou a hora de começar candidatar-se a vagas de trabalho. Isso pode ser feito pelos sites de empresas onde você gostaria de trabalhar – sim é importante você pesquisar empresas em que gostaria de atuar. Também pode contactar ‘headhunters’, os caçadores de talento, que buscam os melhores profissionais do mercado e fazem a ponte com empresas com necessidades das qualificações destes profissionais.

Listei alguns sites que costumo visitar para conferir as vagas em diversos países pelo mundo. 

Brussels Jobs,  Canada Jobs,  Career Jet,  Career JunctionCareerBuilderCareeroneCareersCareers in AfricaCareers.orgCareers24China HR China JobsClassificados Clarin,  CompuTrabajo,  Craigslist,  Elempleo, Expat BlogExpresso Emprego,  Finland ForumFinn JobbGulf TalentGumtreeHighered Jobs,  Indeed, International Careers,  InterNationsIrish Jobs, Japan English Teacher  , Job CenterJob Directory , Job in Athenas, Job KoreaJob MonkeyJob Poland,  Job searchJobnetJobsJobs AbroadJobs Central,  Jobs DB,  Jobs in Japan, Jobs in Milan,  Jobs in ParisJobsiteJobstreetLearn 4 GoodMake it in GermanMexico Head Hunters, MonsterNational Careers Service, Overseas Jobs,  Parks CanadaRecruit ExpressReed.co.ukScience New Zealand ,  Seasonal Employment,  StepstonesTeach AwayWork in DenmarkXPat JobsZona Jobs

Em muitas redes sociais é possível encontrar grupos e páginas com postagens sobre empregos em diversas partes do globo, siga-as, e esta será mais uma forma de ter acesso a oportunidades. No Facebook, por exemplo, busque por palavras chaves como: emprego, job, vagas de trabalho e etc.

Aqui no blog várias colunistas já escreveram dicas de trabalho nos países em que vivem. Por exemplo, a Tábata escreveu sobre os desafios para entrar no mercado de trabalho na Bélgica; a Giovanna dá dicas para trabalhar na Holanda; eu mesma já falei sobre a opção de trabalho em cruzeirostrabalho e visto em Cingapura e diversas opções de intercâmbio; a Tati já escreveu sobre trabalho e oportunidades nas Filipinas; a Monica tem texto sobre viver e trabalhar nos Estados Unidos, a Mariana fala sobre trabalho na Austrália e por aí vai.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Lembre-se: É você que quem está buscando por uma oportunidade, então precisa divulgar isso, fazer contato com empresas e enviar currículo. Não é fácil, mas é necessário. Tenha sempre em mente seu objetivo principal! Com organização e planejamento tudo é possível. Uma dica extra: mantenha seus documentos de viagem sempre em dia, tais como passaportes, vacinas, exames médicos, etc.. É sempre bom estar preparado!

Somos nós quem fazemos nossas oportunidades!

Boa sorte e sucesso em sua caminhada!

Related posts

Brasil – Universo das mulheres trans

Fabi Mesquita

Brasil – Casa da mãe Joana? Parte 2

Fabi Mesquita

Mercado profissional espanhol: a importância do estágio

Carolina Lauzen

6 comentários

LUIZ CAMACHO Março 10, 2016 at 2:18 am

FIQUEI SURPRESO EM NAO TER SIDO ENTENDIDO EM UM POST ANTERIOR , MAS ESTE TEXTO É MUITO BOM……

EU TRABALHO EM ESCOLA , COMO ASS. ADM. . O SALARIO NAO CHEGA A 1500 REAIS LIQUIDOS E PENSO EM IR AO EXTERIOR………

CHEGUEI A ESCREVER NO LINKEDIN SOBRE MEU DESEJO DE TER UM EMPREGO MELHOR… MAS NAO TENHO RESPOSTAS HA MESES .

NAO POSSO FAZER INTERCAMBIO…… PRECISO IR A UMA NAÇÃO EM QUE POSSA TER EMPREGO M UMA ESPOSA , E APRENDER O DIOMA DA NAÇÃO . SOUBE QUE A DINAMARCA DESEJA TER MAIS FILHOS E PENSO QUE É UM LUGAR IDEAL PARA SE TER UM VIDA MELHOR !!!!!

Resposta
Cristiane Leme Março 11, 2016 at 10:08 pm

Olá. Sou uma das colunistas da Dinamarca. Sua informação sobre a Dinamarca está confusa e incorreta. Acho que você deve ter visto uma propaganda de uma agência de turismo chamada Spies que fez uma peça publicitária falando a respeito da baixa natalidade no país que foi, na verdade, uma sátira. Não existe nenhum programa de incentivo do governo para trazer estrangeiros ao país para fazer bebês com as dinamarquesas e aumentar a população. Pelo contrário: as políticas de imigração no país estão cada vez mais restritas e mesmo pessoas altamente qualificadas podem passar alguma dificuldade por aqui. Informe-se melhor. Se você deseja morar no exterior, primeiro prepare-se no Brasil mesmo, estudando, aprendendo outros idiomas, e comece a guardar dinheiro para poder viajar e conhecer outros países fora do Brasil antes de decidir mudar. Não basta desejar, é preciso se movimentar e fazer as coisas acontecerem!

Resposta
Jaqueline Abril 17, 2016 at 12:54 am

Boa noite eu tenho.um o sonho de morar na Alemanha,só ainda não sei como fazer,sou técnica de enfermagem e não sei se consegue ria um emprego lá, gostaria de saber o que é necessário .

Resposta
Denise Tonin Abril 19, 2016 at 12:12 pm

Querida Juju, excelentes dicas! Adorei! Hoje me pergunto porque não tentei antes 🙁 Estou muito feliz que você conseguiu o que queria! Torcendo para você estar bem e curtindo muito! Beijos

Resposta
FABIO VIANA Abril 20, 2016 at 12:21 am

Oi Juliana, tudo bem?!
Li essa sua matéria e também a matéria onde você conta sua experiência a bordo de um navio de cruzeiros. Nessa última você conta que foi chamada para morar e trabalhar na Ásia. Foi essa oportunidade que precisavam de uma pessoa que falasse português? Pode falar mais sobre essa experiência e como conseguiu esse job? Fiquei interessado no assunto… Desde já agradeço.

Resposta
Diego Maio 4, 2016 at 9:06 pm

Oi Juliana, gostei bastante das suas dicas. Eu estou começando uma série de vídeos no youtube para contar um pouco de como eu consegui o meu visto de trabalho e vejo que muitas das tuas dicas complementam o que eu falei. Ficaria muito grato se pudesse dar uma olhada no meu canal.
https://youtu.be/GffV25iGxiI?list=PLXOo0xtieY2njv11uDs1xGizbUVPzxsRC

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação