BrasileirasPeloMundo.com
Singapura

Cingapura: Makan Time – Sabores Locais

E que tal falarmos um pouquinho sobre um dos passatempos favoritos que chega a ser uma paixão nacional do Cingapuriano? Sim, isso mesmo, COMER (Makan makan!, como diriam os locais) … Em Cingapura, o alimento é tido como uma identidade nacional e ao mesmo tempo uma unificação cultural, devido suas influências diversas. E comida é um dos temas favoritos por aqui, até mesmo nas conversas entre amigos.

Chili Crab
Chili Crab

A maior predominância na culinária local, são de origem malaia, chinesa, indonesiana, indiana, peranakan, euroasia, tailândesa e etc.

Existem muitas variadades de supermercados por aqui, para todos os bolsos e gostos, como também muitos ‘wet markets’ – feiras onde encontram-se comida fresca e mais em conta. Devido Cingapura importar quase tudo o que é consumido na ilha, cozinhar em casa custa caro. Afinal a terra é um recurso escasso e destinado para fins industriais e habitacionais.

Cozinhando em casa
Cozinhando em casa
Sim um pedaço de fruta aqui custa uma fortuna.
Sim um pedaço de fruta aqui custa uma fortuna.

A maioria de nós, acabamos por comer na rua mesmo, nos centros de alimentação. Além de ser super em conta uma refeição, é possível encontrar uma variedade incrível de pratos e com preços bem acessiveis. Os famosos centros de alimentação, conhecidos como Hawker Center, Kopitiams, Cze Chas (eating house) ou Food Court, estão por todos os lados, deste estações de metro até mesmo em shoppings centers.

Lau Pa Sat  - Hawker Center
Lau Pa Sat – Hawker Center

 

Por exemplo um `Chicken Fried Rice` – Arroz frito com ovo e frango, pode custar desde 3SGD até uns 7SGD (R$5,50 até R$12,90). Mas existem também comidas muito mais elaboradas, e que chega a custar entre 7SGD até uns 15SGD (RS27 as variedades são infinitas, desde pratos tradicionais locais, até mesmo pratos da culinária, japonesa, koreana, vietnamita, ocidental, vegetariana e etc…

Chicken Sweet and Sour - meu novo prato favorito
Chicken Sweet and Sour – meu novo prato favorito
Beef fried rice e Saté
Beef fried rice e Saté

Para você ter uma idéia de como o assunto comer é coisa séria por aqui, a Singapore Turism Board promove a culinária local como uma atração turística. E em Julho existe o Festival de Gastronomia que é muito interessante. Os locais chegam a ter de 5 a 6 refeições diárias… então imagina o quanto eles gostam de comer rs.

Escolhendo o que comer no hawker center
Escolhendo o que comer no hawker center

Algo também muito importante, é saber como comportar-se em um food court, parece besteira, mas garanto que estas dicas aqui são essenciais para que sua experiência seja positiva:

– Escolha o food court, de acordo com o que deseja comer, pois cada um costuma ter uma especialidade, mesmo que existam tendas de todo o tipo de comida. Se estiver no táxi decidindo onde comer, perguntar ao taxista pode ser uma ótima idéia.

– Antes de pensar em pedir o que comer, busque um assento, pois dependendo do horário o local pode estar lotado, e se você encontrar na mesa ou assento um pacotinho de lenço ou um guarda-chuva ou até mesmo um celular ou crachá, significa que alguém ja reservou aquele espaço. Busque por outro lugar, e por favor não remova o item da mesa, isso pode causar uma grande confusão.

– Nao esqueça o número da sua mesa, pois ao fazer o pedido você precisará desta informação, em algumas tendas você receberá o pedido no mesmo instante. Se o seu pedido for para levar e comer em casa, tem um jeitinho de pedir bem particular, você precisa dizer que é `take away`, se pedir diferente, eles nao entendem.

– Sempre tenha com você lenços de papel e alcool gel, você não encontrará guardanapos, e os lugares nem sempre são muito limpos.

– Comer de garfo, colher e chopstick é básico. Raramente você terá uma faca. Até porque geralmente já vem tudo cortadinho.

Listei os pratos mais famosos por aqui, e que sugiro que os prove, pois são do tipo “must try

 

Chili Crab
Chili Crab – prato local mais famoso

1. Hainanese Chicken rice

2. Chili crab

3. Dumplings

4. Carrot cake (chai tow kuay)

5. Satay

6. Durian Fruit (não tive coragem de comer ainda, pois o cheiro me embrulha o estômago, só para ter uma idéia é proibido comer a fruta em lugares públicos ou transportá-la dentro de metrô ou ônibus).

7. Fish Head Curry

8. Fried Hokkien mee

9. Kaya toast e Kopi (café)

10. Fish head or fish soup bee hoon

O Hungry Go Where e o Your Singapore são ótimos sites para conhecer um pouquinho mais sobre estes pratos e muitos outros…

Centros de alimentação mais procurados por aqui:

Agora é só vir para Cingapura e se deliciar com todas estas comidas e lugares fantásticos!!! Afinal provar novos sabores, faz parte da experiência e da aventura em conhecer uma nova cultura. Bom apetite!

 

Lau Pa Sat - com a galera do trabalho
Lau Pa Sat – com a galera do trabalho

 

Related posts

Cinco qualidades de Singapura

Fernanda Froimtchuk

Cingapura – O Jubileu Dourado: um pouco de história

Fernanda Froimtchuk

Licença maternidade pelo mundo

Ann Moeller

7 comentários

Tati Sato Abril 25, 2014 at 9:49 pm

Adoro os Hawker Centres de Singapore, Ju! Achei o tema super bem escolhido porque é algo mega-típico de Singapore! 😉
Comi o chilli crab (fiz sujeira) e um monte de coisa aí! Até experimentei mini-sepias deep fried com molho doce que me fez revirar o estômago! Hehe!

Beijos e adorei o tema!

Resposta
Ana Cristina Kolb Abril 28, 2014 at 12:44 pm

Nossa Ju vou ter que voltar, reler e revistar com calma os diferentes links que voce nos indicou, pois falou em comer é comigo mesmo! Olha ai meu lado cingapuriano rsrsrrsrs Otimo post e dicas super importantes pois realmente é complicado quando estamos pela primeira vez no pais, sem guias de turistas eu acabava indo a lugares com certeza mais caros e muito menos interessantes que os lugares onde os locais costumam ir, AMEI o post! hummmm deu agua na boca lembrar das minhas experiências culinárias quando estive ai, embora com certeza eram pra turista, pois o tempo foi curto, e acabava sempre saindo com os guias e os outros estrangeiros pra aproveitar o máximo do tempo. mas vale a pena uma voltinha de novo ai por Cinga, tenho um dos meu ex-alunos prediletos que é dai! e visitar vc uai! Parabens pelo post, uma delicia! 🙂 Namasté

Resposta
flamarion Maio 8, 2014 at 4:44 am

Seus textos sobre Singapura são sempre ótimos e só aumentam ainda mais minha vontade de estar nessa cidade-estado. Mantenha o ótimo trabalho!

Resposta
Juju Junho 11, 2014 at 6:34 pm

Obrigada e continue visitando o blog… ainda terao muitas dicas legais…

Resposta
Claudius Maio 10, 2014 at 5:37 am

Querida Ju,me explica uma coisa,como que essa gente come tanto e são tão elegantes?Volto aqui para saber mais.Mas está com a cara de São Paulo bem na 25 de março kkkkkkkkkkkkkkkk ,eu amo esse blog, fico feliz de passear em tantos lugares, sem sair de casa, uso um pseudonimo ,mas me chamo Thais, sou uma vovozinha de 64 anos, se quiser um dia me contar mais destas peripécias, deixo meu email, [email protected]
Como que você foi parar tão longe?

Resposta
Juju Junho 11, 2014 at 6:37 pm

Ola Thais. Eles comem muito heheh, nao os acho elegantes hehehe … Que bom que gosta do blog, ficamos felizes em compartilhar um pouco de nossa experiencia com as pessoas…. No meu blog pessoal http://www.jujuinsingapore.com conto minhas peripecias por aqui.. apareca para conhece-lo…
Vim morar aqui por indicacao de uma amiga… e foi a melhor decisao que tomei na vida.. eu aprendi a amar a Asia, e o dia que tiver que deixa-la sentirei muito…
Abracos…

Resposta
Cingapura – Turistando Julho 30, 2014 at 12:26 pm

[…] em hawker centers: aqui é o que mais têm… comer comida local nos hawker centers é uma delícia. Meus favoritos […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação