Facebook Twitter Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    • Home
    • Sobre o BPM
      • Time do BPM
      • Autoras
      • Contato
      • Na Mídia
      • Blogs
    • Colabore
    • Custo de Vida
      • Quanto custa
      • Cheguei e agora?
      • Custo de Vida Pelo Mundo
    • Países
      • Alemanha
      • Austrália
      • Áustria
      • Canadá
      • EUA
      • Espanha
      • França
      • Inglaterra
      • Itália
      • Japão
      • Polônia
      • Portugal
      • Suécia
    • Mais
      • Dicas para viajar sozinha
      • Relacionamentos online
      • Turismo Pelo Mundo
      • Vistos
    • Intercâmbio
      • Intercâmbio pelo Mundo
    Facebook Instagram
    BrasileirasPeloMundo.com
    Home»Espanha»Coisas que me fazem falta na Espanha
    Espanha

    Coisas que me fazem falta na Espanha

    Daiane AntunesBy Daiane AntunesJanuary 15, 2018Updated:May 15, 20184 Comments5 Mins Read
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Fonte: pixabay.com
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Coisas que me fazem falta na Espanha.

    Olá pessoal! Espero que tenham passado um final de ano maravilhoso. Vamos começar esse novo ano com tudo!

    Bem, quem acompanha meus textos já percebeu que adoro morar na Espanha. Está nítido que tenho sempre mais prós que contras, mas isso não significa que não tenha saudade do Brasil.

    Prestes a completar um ano e meio na Espanha, a saudade bate principalmente pela ausência da família e dos amigos. Fora isso, confesso que sinto falta de algumas outras coisas: umas materiais que não se encontra aqui, ou aquelas que já estava acostumada no Brasil e que não encontro do mesmo jeito, mesma qualidade ou forma.

    Na verdade, esse tema surgiu de uma conversa que tive com uma amiga que vem me visitar no próximo mês. Ela me fez a seguinte pergunta:

    O que tem aqui (Brasil) que não tem aí (Espanha) e que você sente mais falta?

    Não soube responder nada de imediato e pedi um tempo para pensar (rsrs). As primeiras coisas que começaram a surgir foram relacionadas com comida, óbvio!

    Aqui em Madri, por haver muitos brasileiros residentes, já se encontra com mais “facilidade” alguns produtos brasileiros, mas sempre tem aqueles impossíveis de achar.

    Então, no meu texto desse mês, quero contar para vocês o que eu mais sinto falta, até agora, do Brasil.

    Fiz uma relação por ordem de preferência, do mais importante para o menos. Vamos lá:

    • Carne/ Churrasco: como a carnívora que sou, sem dúvidas esse é meu top 1. A carne aqui é diferente, não sei explicar bem, mas tem outro sabor. Já provei em vários lugares, de várias maneiras, até em restaurantes “brasileiros”. Um que até era bem parecido, mas não adianta, IGUAL não. Que saudade daquela picanha suculenta, coraçãozinho, aquele churrasco no espeto, na churrasqueira, sabe?

    • Pão francês: espanhol come pão de uma maneira impressionante. É pão com tudo e para tudo. Acredito que seria como a mandioca ou o arroz para nós brasileiros (dependendo da região). Por esse motivo, você pode encontrar uma variedade incrível de pães, mas o nosso pãozinho francês, com cerca de 50 gramas de peso, crosta estaladiça e miolo flexível, que sai quentinho da padaria, só existe no Brasil.

    • Catupiry: eu era viciada nisso, sério! Era em pizza, pastel, coxinha, lanche, em tudo eu queria. Aqui eles nem sabem o que é. Existe queijo de todo tipo que você imaginar. Tem frescos, azuis, maturados, duros e brancos. É queijo para mais de metro, mas o maravilhoso catupiry, só na saudade mesmo.

    • Requeijão: outra coisa que simplesmente não existe aqui, não se encontra para comprar em nenhuma parte. Não adianta comprar nada no supermercado achando que tem o gosto e a consistência do requeijão, porque você vai se decepcionar. Não há nenhum produto espanhol que seja equivalente.

    Leia também: tudo que você precisa saber para morar na Espanha

    • Calcinhas/lingeries: sempre que é preciso renovar essas peças começa o dilema, mais precisamente com a calcinha. Sinto falta das nossas calcinhas do Brasil, daquelas intermediárias entre as “calçolas” (super grandes) e as “tangas” (aquelas fio-dental). Se você procurar bastante, até encontra alguma coisa legal, mas aqui normalmente costumam ser 8 ou 80. Ou cobre o bumbum todo ou não cobre nada. Mesmo no caso dos fios, costumam ser um tanto quanto desconfortáveis. Já existem lojas que vendem “tanga brasileira” (rsrs), mas olha, não chegam aos pés. A qualidade das nossas é bem melhor. Acontece com biquínis também, são enormes!

    • Calça Jeans: desde que cheguei aqui ainda não consegui encontrar um modelo de calça jeans que me agrade. É impressionante a febre da skinny, aquela bem justa na canela, tanto para mulher quanto para os homens. Eu que gosto mais do modelo flare, aquela boca mais larga. Sofro um bocado, mas vou aderindo aos poucos. Você entra nas lojas e parece que só existe esse modelo. E normalmente são mais curtas também. Outro problema que encontro, é com a cintura. A calça até fica bem no bumbum e pernas, mas a cintura sempre caindo.

    • Brigadeiro/doces: não sou muito doceira, mas tem aqueles dias que necessitamos, não é? Queremos um doce, bem doce. Aqui a impressão que tenho é que eles não são muito doceiros. A sobremesa é quase obrigatória nas refeições, porém são umas coisas um tanto quanto chochas,. Só tem beleza, não tem muito sabor e nem é tão doce assim. Brigadeiro e seus afins eles não conhecem. Então você não encontra pronto para comprar. A alternativa é buscar os ingredientes e fazer em casa (granulado tem que ter muita sorte para encontrar). Existem exceções, claro, mas estou me referindo aos doces que são originários daqui.

    Leia também: culinária espanhola

    Ufa! Até que foi uma listinha um tanto comprida.
    Apesar disso, adoro morar aqui. Existe uma infinidade de coisas maravilhosas da Espanha, dentre comidas, lugares e costumes, de que sem dúvidas, se um dia resolvo voltar para o Brasil, sentirei muita falta também.

    Acho que por enquanto é isso! Essas foram as coisas que mais me fazem falta hoje em dia. São opiniões particulares e que podem ser mudadas com o tempo. Pode ser que eu volte aqui contando que tenho mais uma lista enorme de “saudade”, ou talvez não sinta falta de nada mais. É tudo uma questão de adaptação, não é mesmo?

    Espero que tenham gostado, hasta luego!

    Textos relacionados

    • Comidas típicas do verão espanhol
    • O verão espanhol
    • Festa de San Isidro na Espanha
    • Dicas de filmes espanhóis
    • Aplicativos que facilitam o dia a dia em Madri
    • As famosas liquidações na Espanha
    Clique aqui para ler mais artigos da mesma autora
    adaptação coisas que sinto falta espanha saudades do brasil
    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Daiane Antunes
    • Website

    Daiane é advogada de Mato Grosso do Sul, atualmente mora em Madri, na Espanha, lugar que já se sente em casa. Faz uma especialização em Direitos Humanos e decidiu se aventurar em busca de novos conhecimentos, tanto no âmbito do Direito quanto nessa imensa diversidade cultural que existe.

    Related Posts

    Rota pelos mercados municipais de Valência: entre cores e sabores

    November 8, 2021

    Refugiados LGBTQIA+ acolhidos na Espanha

    September 13, 2021

    O universo das startups em Valência – Espanha

    August 2, 2021

    4 Comments

    1. Fernando Porto Ricardo on February 6, 2018 1:38 pm

      Daiane,

      Não sei se rola ai na Espanha, mas aqui na França tem um “cheese spread” turco chamado Puck que é IGUAL ao requeijão. Por razões incompreensíveis, eu sei, mas é IGUAL. Faz uma busca num mercado arabe ou turco que talvez você encontre.

      Boa sorte,
      Fernando.

      Reply
      • Daiane Antunes on April 5, 2018 9:25 pm

        Que legal Fernando, nunca tinha ouvido falar disso.
        Só o fato de ser parecido já ajuda, e muito, matar a vontade.
        Vou procurar,obrigada pela dica.

        Reply
    2. MARA on May 26, 2019 1:42 pm

      Daiane,

      Impressionante, estou aqui em Espanha/Portugal mesmo tempo que vc.. me identifiquei muito com o seu relato.. se passa o mesmo, exatamente o mesmo comigo.. me sinto um horror com essas calças por ter quadril grande… no Brasil a flaire é eterna.. amooo!!

      Também tem a questão de sandalias… mas esta geral ( moda) pois pedi para minha filha trazer me , só encontra iguais no Brasil..

      Reply
    3. Jaqueline on December 14, 2022 7:11 am

      Faz 32 anos que moro na Espanha e sinto falta de tudo, o verde da minha Minas Gerais, os pão de queijos (que aqui ainda que eu faça, não são iguais), ropa, calzado e a comida já nem te falo, com 63 años, não consigo acostumar com a comida daqui. São muitos anos, e cada día sinto mais falta do meu Brasil, más aquí tenho minha casa e minha família e já não vou voltar, salvo que ganhe uma loteria.😏

      Reply

    Leave A Reply Cancel Reply

    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

    • Facebook
    • Instagram
    Polônia

    Dia de Finados na Polônia

    By Ann MoellerOctober 28, 20240

    Dia de Finados na Polônia O Dia de Finados é comemorado oficialmente pela Igreja Católica…

    Novas gírias e expressōes faladas nos Estados Unidos

    March 1, 2023

    Terremoto na Turquia

    February 10, 2023

    Natal em tempos de guerra

    December 21, 2022
    Categorias populares

    Green Card e Residência permanente após o casamento

    April 26, 2015

    Como morar legalmente na Espanha

    August 7, 2015

    Como estudar no Ensino Superior em Portugal

    August 14, 2014

    Como é morar em Santiago no Chile

    June 28, 2014

    Validação do diploma brasileiro nos EUA

    May 20, 2016

    Cinco razões para não morar na Dinamarca

    April 19, 2015

    É brasileiro e reside no exterior? A Receita Federal ainda lembra de você!

    February 9, 2017

    Passo-a-passo para fazer mestrado ou doutorado com tudo pago nos EUA

    March 2, 2016
    BrasileirasPeloMundo.com
    Facebook Instagram
    • Sobre o BPM
    • Autoras
    • Na Mídia
    • Anuncie
    • Contato
    • Aviso Legal
    • Política de privacidade
    • Links
    © 2012-2025 BrasileirasPeloMundo.com

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.