BrasileirasPeloMundo.com
Dubai Empregos Pelo Mundo

Dicas para trabalhar como advogada em Dubai

Dicas para trabalhar como advogada em Dubai.

Dubai, embora não seja a capital dos Emirados Árabes, é o coração financeiro do país. Isso, por si só, já indica que a cidade é vibrante e cheia de oportunidades. Emboras as oportunidades possam ser muitas, não é tão simples se inserir no mercado de trabalho como advogada em Dubai,  tendo diploma brasileiro.

Esse artigo tem o intuito de esclarecer as (muitas!) dúvidas que tenho recebido por e-mail, Instagram e LinkedIn após o meu relato pessoal sobre recolocação no mercado de trabalho publicado aqui no BPM.

Deixo claro que, o item essencial para o início da sua jornada em busca de realização profissional em Dubai é o inglês. Mesmo que a língua oficial do país seja o árabe, por conta do grande número de imigrantes, o inglês é a língua de negócios. Documentos oficiais, legislação, contratos, tudo será escrito nas duas línguas. E, ás vezes, apenas em inglês.

Por isso o domínio do inglês é fundamental. Algo que uso como ferramenta auxiliar é o google translator e um programa chamado Grammarly. Sites como Thesaurus e Linguee também são de grande ajuda.

Dicas para trabalhar como advogada em Dubai

O segundo passo para a inclusão no mercado de trabalho é ter o(s) diploma(s) traduzido(s) para o inglês e reconhecido(s) pelo consulado dos Emirados Árabes em São Paulo. Com a tradução reconhecida, o processo de autenticação do diploma aqui nos Emirados pelo Ministério das Relações exteriores será mais fácil. Sem a documentação reconhecida será pouco provável conseguir uma colocação como advogada em Dubai.

Leia também: onde morar em Dubai

Um detalhe importante é, para ser advogada (consultora jurídica) aqui em Dubai é preciso ser advogada também em seu país de origem, ou seja, sem carteira da OAB talvez seja mais difícil ser contratada e reconhecida como advogada.  Passado os detalhes burocráticos e entrando na parte prática da busca, no mundo árabe o networking é tudo!

Não tenha medo de atualizar seu perfil do LinkedIn, adicionar pessoas que trabalham na área, ir a eventos e se apresentar pra quem lá estiver. Quanto mais pessoas você conhecer maior a chance de conseguir um emprego.

Uma plataforma muito bacana é a hopscotch.work. Essa plataforma organiza palestras, seminários e posta vagas de emprego tudo direcionado para a mulher que busca se recolocar no mercado de trabalho.

Um currículo simples, organizado e objetivo é a porta para um primeiro contato de sucesso. Incluir atividades extracurriculares e trabalhos voluntários ajuda a diminuir o gap desde seu último emprego. Uma carta de intenção bem redigida já deixa qualquer um dois passos a frente.

Não adianta se candidatar para qualquer vaga. Reflita e se candidate apenas para as vagas do seu interesse. Lembre-se que a cidade é grande mas nem tão grande assim, as pessoas se conhecem e seria muito estranho descobrirem que alguém está se candidatando para vagas na área de contratos e tributário ao mesmo tempo por exemplo. Isso demonstra falta de foco e foco é o que não pode faltar na hora da procura por um emprego.

Leia também: quanto custa fazer supermercado em Dubai

Minha última dica nesta primeira parte é: seja honesta na entrevista de emprego, mas não se menospreze. Exalte suas qualidades, sua experiência mas deixe claro caso esteja fora do mercado há algum tempo, como foi o meu caso, ou se tem alguma limitação quanto a área de atuação.

O que não pode acontecer é te contratarem achando que é a última rosca do pacote e ainda durante o período probatório você não entregar nem metade do que prometeu.

Comece de uma posição mais abaixo do que normalmente você se candidataria se necessário, mas não venda coelho por lebre.

Related posts

Dubai – De Dubai para Houston

Juliana Bordião

É fácil arrumar um emprego na Suécia?

Vânia Romão

Dicas sobre empregos na Austrália

Mariana Camargo

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação