BrasileirasPeloMundo.com
Dicas para abrir conta bancária pelo mundo Dinamarca

Como abrir uma conta bancária na Dinamarca

Como abrir uma conta bancária na Dinamarca.

Talvez eu seja a pessoa menos indicada para escrever este artigo. Por isso mesmo decidi escrever – aquela coisa de enfrentar seus demônios para se ver livre deles.

Tenho quarenta anos, mas toda vez que preciso entrar no ‘sistema’ de verdade – não que eu pense que vivo fora dele – acontece alguma coisa estranha, alguma força externa qualquer que me enrola a alma e acabo sempre tendo que pedir uma ajuda aos ‘universitários’, no caso, meu marido.

Minha questão é sempre com a burocracia, seja ela dinamarquesa ou de qualquer outro lugar. O sistema bancário, como qualquer outro com muita divisão de responsabilidade e especialização de trabalho, vai sempre gerar algum tipo de burocracia. Não há escapatória. O que se faz é procurar o caminho menos prejudicado possível por ela.

Então por isso, optei por começar assim. Antes de abrir uma conta em um outro país, tenha certeza que você precisa mesmo abrir uma. Há muitos outros textos aqui no Brasileiras pelo Mundo que falam mais sobre o planejamento antes de vir morar na Dinamarca, sugiro a leitura desses aqui: Cultura de trabalho, salários e benefícios na Dinamarca, Como se mudar para Dinamarca e ainda este outro Planejamento para mudar para a Dinamarca.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que você paga muitos impostos por aqui, mas em algumas situações as autoridades, ou a Kommune – a prefeitura – vai te dar um dinheiro de volta. Para isso existe a NemKonto, uma ‘conta fácil’, que é a sua conta oficial. É para onde as autoridades e instituições dinamarquesas vão transferir dinheiro diretamente, referente a reembolso de impostos, pagamentos de previdência social, salários etc.

Você não precisa necessariamente ter uma conta no seu nome para ter uma NemKonto. Ainda é possível não sucumbir ao sistema! Se você não tem conta e tem um cartão do banco em seu nome, da conta da sua esposa/do seu marido, então essa é automaticamente a sua NemKonto.

Leia também: Melhores cidades para estrangeiros na Dinamarca

Bom, mas se ainda assim você precisar abrir uma conta, veja o que você precisa saber para começar.

Tenha em mente que os bancos têm suas próprias políticas sobre os documentos necessários, portanto vale verificar online antes de visitar uma agência, mas em geral você vai precisar separar os seguintes documentos:

  • Identidade com foto, como o passaporte. Alguns bancos exigem que você tenha também uma cópia autenticada.
  • Número do seu CPR (número de identidade exclusivo de dez dígitos que todos os residentes na Dinamarca recebem).
  • Comprovação de endereço na Dinamarca – geralmente os bancos aceitam contas de serviços públicos recentes ou um contrato de aluguel. Se você tiver seu cartão de seguro de saúde, o sundhedskort, isso também pode ser usado para confirmar o seu endereço registrado.
  • Um contrato de trabalho, no caso de estar trabalhando aqui. Se é universitário, vale um comprovante da instituição onde estiver estudando.

Alguns bancos cobram um valor mínimo de depósito de abertura que você vai precisar pagar para validar a conta. Algumas contas têm requisitos adicionais, como comprovação de seus níveis de renda. No entanto, desde que você tenha um número de CPR (que é emitido para os cidadãos da UE no momento da inscrição, e a outros após o recebimento de uma autorização de residência), você tem o direito de abrir pelo menos uma conta bancária básica.

Você também pode tentar abrir a conta antes de chegar em terras dinamarquesas. O Danske Bank oferece a oportunidade de iniciar o processo de solicitação de conta online ou por telefone. No entanto, pode ser que você precise completar o requerimento em uma agência física – tudo depende das circunstâncias, o seu contrato de trabalho, o seu CPR etc. Além disso, nem todas as contas são oferecidas com o aplicativo online, leia sempre as letras pequenas…

Qual banco devo escolher?

A Dinamarca tem um sistema bancário muito seguro, com boas opções de bancos locais e internacionais. A maioria dos sites de bancos tem informações em inglês, facilitando a escolha entre contas. De toda forma, listei aqui os quatro maiores, pelo menos mais vistos por aqui e mais comentados online.

O Danske Bank é um dos maiores bancos que operam na Dinamarca e cobre toda a região escandinava e báltica. Eles oferecem produtos especializados para estudantes e jovens, bem como uma variedade de contas com vantagens específicas, como o reembolso mensal. Uma vantagem importantíssima na minha experiência: o Danske Bank oferece serviços bancários online em inglês e até mesmo o contrato é em inglês (o que nem todos os bancos dinamarqueses oferecem).

O Nordea é outro dos grandes bancos que atende toda a região da Dinamarca. Oferece uma gama completa de serviços bancários. Embora o site não esteja totalmente em inglês, você pode solicitar uma chamada em inglês para discutir o que precisa para abrir uma nova conta.

Nykredit é uma instituição gigante de serviços financeiros que atua há mais de 150 anos na Dinamarca. Eles oferecem uma gama de serviços financeiros, desde serviços bancários até hipotecas, seguros e banco de investimento. Têm ótimas opções de acesso online, inclusive ganharam prêmios por seus aplicativos.

Sydbank é um dos maiores bancos da Dinamarca, com três filiais na Alemanha. É famoso pelos projetos filantrópicos que apoia através de sua fundação SydbankFonden.

Dito isso, pense novamente se precisa mesmo abrir uma conta. Precisa? Minha sugestão é que você vá até o Danske Bank da Kongens Nytorv, que fica num prédio lindo, e converse com os simpáticos atendentes, todos falam inglês.

Related posts

Dez tradições de Natal na Dinamarca

Cristiane Leme

Meus primeiros três anos na Dinamarca

Letícia Stallone

Top Talent Denmark: concurso cultural levará estudantes brasileiros para conhecer o país

Cristiane Leme

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação