BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Uruguai

Como alugar imóvel no Uruguai

Como alugar imóvel no Uruguai

Muitas pessoas que vêm morar no Uruguai não compram imóvel aqui. Em primeiro lugar porque é caro e se paga em dólar. Em segundo, porque não sabem se será definitivo.

Boa parte mora em pensão, que são como repúblicas no Brasil, onde cada um tem seu quarto ou divide com mais uma pessoa e se paga um valor abaixo de um aluguel em Montevidéu, por exemplo. Além de você fazer amigos e ter companhias em casa, aproveita o intercâmbio de culturas e línguas.

Uma boa parte também vive em hostel, aqui muitos trocam a estadia por trabalho.

Quando as pessoas conseguem um salário ou se manter bem, elas alugam um imóvel em grupo ou não. Uma parte aluga em grupo para que o aluguel fique mais barato, pois aqui em Montevidéu, e principalmente no Centro, os aluguéis giram em torno de 12 mil pesos a 26 mil pesos (aproximadamente R$1.400,00 a R$3.000,00) num apartamento pequeno (um quarto, cozinha americana e banheiro).

Para procurar, o ideal sao imobiliárias ou sites de buscas como o Gallito ou o Infocasas.

O valor do aluguel é consideravelmente acima das cidades do Brasil, mas se iguala aos alugueis do Rio de janeiro e de São Paulo, por exemplo. Além disso, há os gastos com condomínio, luz, agua, gás etc.

Leia também: Diferenças entre Montevidéu e São Paulo

É possível alugar através de uma imobiliária, por uma administradora ou direto com o proprietário. Geralmente eles pedem uma ou mais garantias.

Aqui no Uruguai há muitos tipos de garantia. A primeira seria um seguro que você paga a uma seguradora, como a Porto Seguro, que assegura que o inquilino pague o aluguel.

Uma outra garantia de aluguel é uma carta de uma contadora dizendo que você possui capacidade de pagamento ou poupança para pagar o aluguel (também quando seus recebimentos estão em outro país, não no Uruguai).

Outro tipo de garantia é um depósito, em uma conta, de 5 meses de aluguel. Essa conta é administrada pelo Banco Hipotecário do Uruguai e fica bloqueada. Nem você nem o dono do apartamento podem mexer, a não ser que se termine ou se rescinda o contrato de aluguel. E o melhor: o valor depositado fica rendendo. O ruim é ter que pagar uma taxa ao banco para isso.

Quando se aluga por imobiliária ou por meios burocráticos sempre se paga comissão ou taxas, como o IVA.
Alguns amigos meus aqui no Uruguai alugaram casas ou apartamentos sem essas garantias, somente com um contrato simples. É possível, mas é muito mais difícil.

Para alugar eles sempre pedem um documento (do Uruguai ou estrangeiro) e um comprovante de emprego (contracheque). Caso você nao trabalhe, precisa comprovar o pagamento da seguinte forma: ou com o documento emitido pelo contador ou com o depósito.

Os uruguaios são simples, mas ao mesmo tempo burocráticos, pois exigem muitas documentações e comprovações.

Leia também: Como tirar documento de identificação no Uruguai

Os bairros aqui no Centro de Montevidéu são muito bons. Cabe ao inquilino escolher que tipo de bairro prefere e valor que quer pagar.

Você consegue encontrar valores parecidos pela cidade, porém, aqui no Centro, por exemplo, você paga um valor de gastos comunes (condomínio) mais barato, já que os prédios não possuem muitos benefícios. A maioria tem apenas elevador e churrasqueira.

Nos bairros como Pocitos e Punta, por exemplo, existem condomínios maiores e mais completos.

Na minha opinião, os melhores bairros para morar são: Bairro Sur, Cordón, Parque Rodo, Palermo, Pocitos e Buceo. São próximos da rambla, têm parques, comércio, apartamentos novos, vizinhança e movimento nas ruas. Eu digo porque, no subúrbio ou no interior, você quase nao vê pessoas nas ruas porque a população do Uruguai está mais concentrada no Centro.

Agora no Uruguai está em alta as construções de apartamentos novos, então você consegue alugar com facilidade um apartamento que acabou de ser entregue, com cheirinho de novo.

Related posts

Como alugar apartamento na Austrália

Evelyn Nigri

A saga para alugar um imóvel na Suíça

Christiane Lima

Comprar ou alugar casa no Texas?

Thais Amaral Tellawi

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação