Como alugar uma casa na Inglaterra

0
163
Foto: Unsplash.com
Advertisement

Como alugar uma casa na Inglaterra.

Alugar uma casa por aqui não é um bicho de sete cabeças, porém alguns passos precisam ser seguidos. Em primeiro lugar, vamos ressaltar que morar na Zona 1, no centro de Londres, é muito caro, apesar da facilidade de estar perto de tudo. Neste caso, a maioria das pessoas optam por alugar quartos, dividindo casa com estranhos (isso é super normal por aqui).

Indo para longe do centro da cidade, fica mais viável alugar um imóvel (temos um sistema de transporte ótimo, que nos leva até o centro muito rápido). O preço de um studio flat pode variar entre £800 e £1.100 por mês. Um apartamento de 1 quarto varia entre £1.000 e £1.300. Já um apartamento ou casa de 2 quartos varia entre £1.250 e £1.600.

Passada a fase de procura pela área que mais se adeque as suas necessidades e possibilidades, segue a fase de procura por landlords ou imobiliárias. Neste caso, tenho recebido muitas reclamações de pessoas próximas com relação a esse aspecto.
Existem sites conhecidos como Gumtree, Spareroom, Easy Roomate, que além de alugarem quartos, também alugam o imóvel por inteiro. Existe um site chamado Open Rent, onde imóveis são alugados direto com o proprietário. Porém, não há garantia de que os landlords têm suas agências registradas, nem se o landlord irá cumprir à risca o contrato.

Também existem imobiliárias com boas avaliações e que nos ajudam no quesito confiança. Aqui está um link para acessar a lista das imobiliárias mais votadas.

Agora que a área, o imóvel e a imobiliária já foram escolhidos, quais são os procedimentos a seguir?

Primeiramente, a agência vai pedir a documentação pessoal (passaporte, identidade, carteira de motorista) para verificar se o locatário possui um documento válido para residir na Inglaterra. Além disso, pedirão comprovante de renda superior a £35,000.00 por ano(esse valor pode variar dependendo do valor do aluguel do imóvel). Também é requerido os extratos bancários dos últimos 3 meses; e em alguns casos pedem referência do seu último landlord ou imobiliária, do seu empregador e de pessoas próximas que atestem sua idoneidade.

Leia também: Tudo o que você precisa saber para morar na Inglaterra

Eles fazem isso pois o número de inadimplentes aumentou muito nos últimos 5 anos, porque alguns locatários têm alugado quartos assim que celebram o contrato com a imobiliária, o que torna-se ilegal aqui na Inglaterra, e pelo fato do governo ter estipulado multa e pena de 5 anos de prisão por locação a imigrantes ilegais.

Com a documentação em mãos, a imobiliária fará a verificação dos documentos pessoais bem como efetuará o credit check, ou seja, ver se o seu crédito é bom. Aqui na Inglaterra, não temos o SPC ou Serasa, onde as pessoas ficam com o “nome sujo” como no Brasil, e sim níveis de crédito indo de zero a 1000 pontos. Se você tem um mau crédito, digo abaixo de 500 pontos, muito provavelmente a imobiliária irá recusar a locação (isso não é uma regra!).

O credit check é baseado em vários fatores como: dívidas não pagas, acordos não cumpridos, não estar registrado para votar, ter algum processo judicial, quantas vezes você mudou de endereço, entre outros fatores que afetam o credit score (pontuação).

Passada a fase do credit check, a agência então pedirá um depósito para retirar aquele imóvel do mercado, ou seja, não oferecer este imóvel para mais ninguém. Depois, seguimos para a celebração do contrato onde geralmente é pedido: 6 semanas de depósito, taxa da imobiliária (varia de uma para outra), um mês de aluguel antecipado, e taxa para cada morador da casa (varia entre £50 e £75 normalmente).

É preciso enfatizar que o contrato de locação não é cobrado! Digo isso pois já escutei pessoas que pagaram pelo contrato.

O contrato de locação não é cobrado.                  Foto: Unsplash.com

Passado o contrato e a entrega das chaves, a imobiliária irá realizar um inventário do imóvel descrevendo tudo que está incluído nele, para que no caso de avaria ou problema causado pelo locatário, haverá desconto sobre o depósito pago.

Caso você queira rescindir o contrato antes de 1 ano (geralmente esse é o prazo do contrato), o locatário pagará uma multa ou então será descontado do depósito. As agências geralmente estipulam o período de 1 mês antes do término do contrato para o aviso de rescisão seja efetuado.

Vale ressaltar que tudo aqui é seguido de acordo com o contrato e os prazos estipulados. Caso você esteja dias atrasado para dar o notice, provavelmente descontarão do seu depósito. E qualquer dano causado ao imóvel será também descontado.

Leia também: Custo de vida na Inglaterra

Pessoalmente, acho muito caro alugar um imóvel com imobiliária, mas, ao mesmo tempo, celebrar um contrato com uma imobiliária conhecida nos deixa mais tranquilos, já que aqui em Londres, por exemplo, existem inúmeras agências atuando de forma irregular, landlords que não cumprem com suas obrigações, muitos até não fornecem contrato ou recibos de pagamento. Enfim, melhor pagar mais caro e se prevenir contra problemas futuros.

Vou dar uma dica para os estudantes full-time aqui na Inglaterra: O Council do seu bairro dá desconto no pagamento do Council Tax (o IPTU no Brasil), e a percentagem depende se você mora sozinho (100% de desconto) ou se mora com mais alguém (25% de desconto).

Esta explanação sobre alugar um imóvel aqui na Inglaterra não é uma regra absoluta, já que, na celebração de um contrato, o landlord pode ser mais flexível, assim como a imobiliária. Depósitos podem ser negociados ou reduzidos, bem como as demais taxas cobradas.

Deixe um comentário

Por favor inclua o seu comentário
Por favor escreve o seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.