BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra

Serviço de proteção ao crédito na Inglaterra

Existe o SPC ou o Serasa na terra da rainha? Neste artigo, decidi explicar como funciona o sistema de proteção ao crédito na Inglaterra, falando primeiro como podemos construir um bom crédito e, depois, como reconstruir um mau crédito.

Primeiramente, vale esclarecer que não existe o SPC e Serasa aqui na Inglaterra, e sim o Credit Score, ou seja, quantos pontos você tem de crédito. Essa pontuação varia de 0 a 1000, dependendo da empresa que analisa o seu crédito.

Empresas de análise de crédito (credit check)

As empresas mais conhecidas que fazem a análise do seu crédito e passam as informações para os bancos, agências imobiliárias, landlords, empresas de telefonia, financeiras, entre tantas outras que precisam checar se você é um bom pagador e tem números suficientes de crédito, são: Experian, CreditSafe, Noddle, Clear Score e Equifax.  A maioria destas empresas oferece um período de trial, ou seja, gratuito por 1 mês; depois desse período existe uma cobrança mensal, e o valor é em média 15 libras.

Os dados que essas empresas possuem a seu respeito são: seus dados pessoais, dados bancários, registro de endereço, registro no sistema eleitoral, contratos financeiros, de crédito e até mesmo o seu plano de telefone. Informações sobre empréstimos feitos, conta bancária e plano de telefone ficam registradas desde o período que você assinou o contrato, bem como se existe algum pagamento em atraso ou se tem sido feito em dia. Além disso, também aparece no seu relatório se você já passou por processo de falência ou algum processo judicial relacionado a cobranças financeiras.

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Portanto, é de extrema importância que você valorize o seu bom crédito e o mantenha sempre em dia, pois qualquer atraso ou problema ficará registrado no seu perfil pelo período de 6 anos! Mesmo que você pague a dívida, o seu crédito será afetado por esse período.

Foto: Pixabay.com

Como construir uma boa pontuação (credit score)

Uma boa maneira de começar a construir um bom credit score, digo a partir de 500 pontos, é você não mudar de endereço com muita frequência, e caso faça, tente manter as correspondências no endereço anterior, se possível.

Além disso, registre-se no electoral roll do council onde você reside, pois esses dados ficam gravados no seu perfil. Como disse no parágrafo anterior, caso você mude de endereço muitas vezes, mantenha o seu registro eleitoral no seu primeiro endereço. As empresas, que possivelmente lhe oferecerão crédito, não veem com bons olhos pessoas que têm inúmeros endereços registrados no sistema. Para fazer o registro no sistema eleitoral, você precisa registrar-se online ou então imprimir este formulário e postar pelo correio.

Outra forma de aumentar o seu credit score é pedir um cartão de crédito, ou pelo seu banco, ou por empresas como Capital One, Aqua Credit, Cash Plus, entre outras empresas que oferecem cartões de crédito com um limite baixo no início, porém vão aumentando esse limite de acordo com a pontualidade nos pagamentos, e irão passar essas informações para as empresas de credit check.

Vale lembrar que quanto mais tempo você tem esse cartão ou contrato, mais o seu credit score irá aumentar!

Também vale ressaltar que os contratos de telefone celular são uma maneira de aumentar o seu credit score. Quanto mais longo for a sua relação com a empresa de telefonia, pagando sem atraso, mais chances você terá em aumentar o seu crédito.

Como reconstruir o crédito

Agora vamos falar de como reconstruir o seu crédito caso você tenha débitos não pagos, ou débitos já pagos.

Caso você tenha débitos em aberto, ou seja, não pagos, a primeira coisa que você deve fazer é tentar consolidar esses débitos, entrando em contato com as empresas que você sabe que deve. Caso a própria empresa consiga parcelar o pagamento da dívida, ou oferecer desconto para o pagamento de uma só vez, ótimo! Faça isso o quanto antes! Agora, se a sua dívida já foi passada para a empresa de cobrança, tente descobrir qual empresa estará habilitada a negociar o seu débito e entre em acordo. Geralmente, eles parcelam e oferecem desconto para pagamento à vista.

Leia também: Como abrir conta bancária na Inglaterra

Caso não seja possível descobrir o nome da empresa de cobrança, uma solução será você registrar-se nas empresas que fazem o credit check (mencionei no começo deste artigo), e lá com certeza estará registrado se você tem algum débito e qual a empresa que está habilitada a acordar sobre esse débito com você. Vale informar que assim que você entra em débito, as empresas farão o possível para entrar em contato, com ligações, correspondências, email.

Outra maneira de reconstruir seu crédito é seguir os passos dados nos parágrafos anteriores. Apesar de você ter seus débitos registrados pelo período de 6 anos, o fato de você manter as correspondências num mesmo endereço, registrar-se no sistema eleitoral, não constituir mais débitos, vai aumentando gradativamente seu credit score.

Como já disse anteriormente, os cartões de crédito pré-pagos, ou com limite de crédito baixo, também são uma boa maneira de ir reconstruindo seu crédito.

O registro nas empresas de credit check, apesar de ter um custo mensal, é de muita valia para aqueles que estão tentando alcançar um credit score alto, já que elas informam diariamente ou mensalmente se o seu crédito aumentou ou diminuiu, o que está afetando o seu credit score, dão dicas de como você aumenta-lo, além de enviar opções de cartões disponíveis de acordo com os pontos que você já possui.

Bom, espero ter explicado um pouco como funciona o sistema de crédito aqui na Inglaterra, lembrando a todos que melhor não obter crédito sem antes checar se você realmente terá condições de pagar por ele, já que, aqui na Inglaterra, qualquer atraso em pagamento ficará registrado no seu perfil por 6 anos.

Related posts

Sistema público de saúde na Inglaterra

Juliana Brandão

EEA Family Permit – Entry Clearance e Residence Card na Inglaterra

Juliana Brandão

Dicas para procurar emprego em Cambridge

Amanda Meneguetti

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação