BrasileirasPeloMundo.com
Inglaterra Religiões Pelo Mundo

Religião na Inglaterra e a prática da tolerância

Religião na Inglaterra e a prática da tolerância

Neste texto, decidi falar sobre a religião na Inglaterra tendo em vista ser um país muito tolerante em relação a todas as religiões praticadas aqui.

A religião oficial da Inglaterra é o Cristianismo, praticada pela Church of England, que é Anglicana. A líder chamada de Supreme Governor é a Rainha Elizabeth II.  É muito comum vermos muitas igrejas, digo muitas mesmo em todos as cidades inglesas. Assim como o Cristianismo Apostólico Romano, seguido pela maioria dos brasileiros, os anglicanos também celebram a missa aos domingos e seguem um ritual muito parecido com o Apostólico Romano. O Cristianismo Anglicano permite o casamento para padres e diáconos antes ou depois de exercerem este posto. Já o Cristianismo Ortodoxo permite o casamento somente antes de exercer esse posto; após estar exercendo a vocação de padre não é permitido o casamento.

Apesar de algumas diferenças entre o Catolicismo Apostólico Romano e o Anglicano, muitos rituais são parecidos, e ir a uma missa anglicana não será muito diferente das nossas missas (para os católicos brasileiros).

Leia também: Tudo que você precisa saber para morar na Inglaterra

Cristianismo

O Cristianismo é a religião mais praticada na Inglaterra, apesar de não vermos muito ingleses serem muito religiosos (rs!), e muitos inclusive serem ateus. Os brasileiros são muito intensos em relação à religiosidade, enquanto os ingleses não. Como os ingleses são muito reservados e não tão expressivos como nós brasileiros, isso é demonstrado na prática religiosa, com muita discrição e respeito. Jamais você virá um inglês discutindo religião com alguém que pratique uma religião diferente. Ou então, ficar lhe olhando diferente quando mencionar que você pratica a religião X. O máximo que você irá escutar é: “Me parece interessante.”

Islamismo

Depois do Cristianismo, a segunda religião mais praticada é o Islã. De acordo com as estatísticas mais recentes, os praticantes do Islamismo chegam a 3 milhões na Inglaterra. É muito comum vermos em cidades mais populosas da Inglaterra como Londres, a capital, bem como Manchester ou Birmigham, uma quantidade bem grande de muçulmanos andando pelas ruas com o vestuário de sua cultura, sem qualquer constrangimento perante os ingleses e os demais imigrantes que aqui vivem. Existem mesquitas em muitas partes das cidades, como também existem bairros que são conhecidos por serem da comunidade muçulmana.

Hinduismo

Temos também outras religiões praticadas na Inglaterra como o Hinduismo (onde o número de praticantes chega a 800 mil), e a maioria do deles é originalmente de países como Índia e Bangladesh, por exemplo.

peter-hershey-112797-unsplash.jpg
Foto: Unsplash.com
Sikhismo

Existe outra religião também muito praticada, e até então desconhecida por mim, chamada Siquismo ou Sikhismo. Esta religião foi fundada por um guru em Punjab, que fica entre a Índia e o Paquistão, e é uma mistura de Hindu[ismo, Islamismo e Sufismo. O número de praticantes chega a quase 500 mil praticantes na Inglaterra.

Outras

Outras religiões praticadas aqui na Inglaterra são o Judaísmo, com o número de praticantes em torno de 300 mil; Budismo, onde o número de praticantes chega a quase 250 mil; além de outras religiões com números menores de praticantes.

Ateus

Uma informação que me chamou a atenção foi o número de ateus na Inglaterra: quase 15 milhões! Como disse anteriormente, é muito comum conhecermos ingleses que não acreditam em religião, e portanto a religiosidade não faz parte da vida deles. Num primeiro momento, quando cheguei na Inglaterra há mais de 10 anos, achei isso um absurdo! (rs). Porém não tem nada de absurdo, já que uma pessoa pode ser má praticando alguma religião e ser boa não praticando alguma.

E foi aqui na Inglaterra que pude aprender e começar a prática da tolerância e do respeito em todos os aspectos da vida, incluindo a religião. O senso de civilidade do inglês, bem como a educação e o respeito pelo próximo fazem com que inúmeros imigrantes sintam-se à vontade em chegar aqui e poder continuar praticando a sua religião de origem, ou então converter-se à determinada religião, sem qualquer julgamento ou objeção.

Leia também: Comida Halal ou não-Halal?

Como disse, nas ruas vemos muitos muçulmanos, budistas, judeus etc, vestidos de acordo com sua religião, sem sentirem-se constrangidos ou ameaçados.

Lógico que com a “fama” que o grupo terrorista Estado Islâmico tomou por conta dos atentados em alguns países da Europa, algumas pessoas ficaram um pouco receosas, porém o respeito e a tolerância para prática da religião de qualquer cidadão residente na Inglaterra continua prevalecendo, mostrando a cada dia que a civilidade, o respeito e a tolerância são realmente marcas da Inglaterra.

Related posts

Doutorado-sanduíche em Jornalismo na Inglaterra

Lívia Vieira

Depósito para alugar imóveis na Inglaterra

Anna Federici Keil

Psicóloga brasileira em Londres

Ann Moeller

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação