BrasileirasPeloMundo.com
Alugar/Comprar Imóvel Pelo Mundo Austrália

Como buscar acomodação na Austrália

Como buscar acomodação na Austrália.

Chegar num país novo traz muitos desafios, e um dos primeiros será sempre achar um lugar para morar.

Em uma cidade grande como Sydney, encontrar um quarto disponível ou alugar um apartamento com preços razoáveis pode ser uma tarefa e tanto…

 Escolhendo a sua melhor opção

O ideal seria você encontrar um apê lindinho, recém reformado, com vista para o mar, do lado da sua escola ou trabalho e super em conta. Infelizmente, vai ser difícil.

Aqui vai a primeira lição: busque algo perto das suas atividades cotidianas (sua escola de inglês, por exemplo). Nos seus dias de folga, você vai ter todo o tempo do mundo para chegar na praia, balada, churrasco dos amigos. Porque Sydney é uma cidade enorme, espalhada mesmo, e embora o transporte público seja eficiente (limpo, seguro, etc), custa caro e toma tempo. Mas ônibus custa caro? Sim, acredite.

Homestay or not? Eis a questão.

Para estudantes, acomodação em casa de família é sugerido por agências e costuma ser uma opção bem popular. Os preços (você vai descobrir) são altos, mas você terá a segurança da agência ter organizado tudo para você.

Ponto alto: excelente para quem nunca viajou antes ou chega aqui sem inglês.

Problemas: como trata-se de acomodação em casa de família, e a grande maioria das famílias mora nos subúrbios léguas e léguas do centro e das praias, chances são que você ficará bem isolado, longe da escola e da vida social. Como resolver? Certifique-se que você tem transporte público (de preferência estação de trem) a poucas quadras de casa.

Um outro ponto que a agência não frisará, mas tenha em mente que a maioria das famílias passam a receber estudantes internacionais para terem uma renda extra, portanto não espere uma recepção tão calorosa ou uma forte relação de amizade. Mas lógico que você pode dar sorte de ter uma ótima experiência.

  1. Share acommodation (dividindo casa):

Essa é a sua opção mais barata e talvez a mais usada por aqui. Assim como os europeus, os australianos possuem a cultura de flat-mates. Todo mundo em algum momento teve essa experiência.

Geralmente se paga a semana de aluguel em adiantado e um depósito (bond) equivalente a duas semanas de aluguel que ficará em garantia. Quando você sair da casa, se entregar o quarto nas mesmas condições que recebeu, e não estiver com aluguel atrasado, esse dinheiro será devolvido. Dica: pague, mas peça recibo. Vai evitar dor-de-cabeça no futuro.

O que procurar?

Localização. Essa é a grande vantagem de estar dividindo casa ou apartamento. Quarto individual ou compartilhado? Depende do seu orçamento.

Como encontrar? Indicação é sempre a melhor forma. Ou online: alguns sites que podem ajudar: FlatmatesAirbnb, GumTree.  Este último é um site de classificados onde se acha de tudo, inclusive emprego!

Não deixe de...visitar a casa antes de alugar. Isso é praxe, e faz sentido. Pergunte quantas pessoas moram ali, se tem alguém contratado para fazer a limpeza (e qual frequência), quem estará usando qual banheiro, visite a cozinha, certifique-se que existe uma máquina de lavar roupa, etc. Vale lembrar que nós, brasileiros, somos muito limpinhos. Você vai entender melhor o que eu estou falando quando chegar aqui…

Dica extra: no seu precioso espaço da mala, traga uma toalha de banho e um jogo de lençol para sua chegada. Mas um só, porque depois com tempo você encontrará tudo o que precisa por um preço amigo (lojas como Kmart e Target).

Por que é bom?

Para conhecer um monte de gente e praticar o seu inglês. Com sorte, você fará amigos para a vida, aprenderá sobre outras culturas, trocará informações e dicas preciosas que farão toda a diferença. Tem muito flat mate que vira romance também!

 

... contrato de aluguel com imobiliária. Fair Trading NSW website vai ajudar.
… contrato de aluguel com imobiliária. Fair Trading NSW website vai ajudar.
  1. Alugando imóvel

O tradicional aluguel diretamente de uma imobiliária (real estate) é uma opção para quem já tem algum trabalho por aqui, ou está chegando com o parceiro ou amigos para dividir. Para um estudante vai ser uma opção cara.

Sites: Real Estate, e Domain.

Como funciona?

O mercado de aluguéis é bem competitivo, o que quer dizer muita gente interessada nos imóveis disponíveis (especialmente para studios ou apartamentos de 1 dormitório).

Os contratos costumam ser de 6 meses ou um ano de duração.

As imobiliárias mantêm suas listas on-line atualizadas e com o dia, horário e endereço para visita (inspection ou open house). Se interessar, esteja alguns minutos antes do horário na porta do edifício. Se gostou, submeta uma application, que vou traduzir como uma candidatura a se tornar inquilino do imóvel.

Observação: applications são gratuitas em NSW.

O que fazer para ter preferência?

Se você estiver realmente interessado no imóvel e o orçamento permitir, considere oferecer mais semanas de aluguel em adiantado.

Tenha já todos os documentos prontos para submeter a application (geralmente online) e telefone para o agente. Sim, ligue para confirmar que ele recebeu sua aplicação, diga que está a disposição para qualquer dúvida… não custa nada e ainda treina o inglês!

E as taxas?

Em NSW o inquilino (tenant) paga o aluguel, a conta da luz, e gás (se houver, porque a maioria das casas possui fogão elétrico estilo cooktop). Mas não é responsável por condomínio ou água (obrigações do dono, ou landlord).

Importante:

Sábado de manhã costuma ser o dia das inspections. Faça um plano e vá a várias, para aumentar suas chances.

E se calhar de outras 30 pessoas estarem com você visitando o imóvel, não entre em pânico.

Por fim, não se preocupe com o bond (depósito em garantia), você receberá um documento/recibo e essas contas são super controladas pelo Fair Trading (governo).

5. Quando der errado, o que fazer?

Procure o Fair Trading, o órgão que controla os contratos de aluguel, bonds, etc. Só de mencionar que você estará contatando o Fair Trading muitas vezes a outra parte resolverá rapidamente o seu problema.

Related posts

Dicas para alugar imóvel em Copenhague

Camila Vicenci Witt

Agente de imigração na Austrália

Mariana Camargo

Minha jornada até Brisbane

Tasla La Pastina Worth

6 comentários

Carla Ferreira Dezembro 18, 2014 at 3:03 pm

Gostei muito do texto Mariana, obrigada pelas informações 🙂

Resposta
Mariana Camargo Dezembro 18, 2014 at 10:35 pm

Oi Carla,
Obrigada e boas buscas! 🙂
Cheers

Resposta
Patricia Julho 9, 2015 at 12:56 pm

Oi Mariana,
Li vários dos seus posts. Adorei este sobre as dicas de moradia! Gostei das dicas de visto, gastronomia e trabalho.
Estou pensando em ir para Perth, já que todo mundo diz que Sydney é muito caro! rs
Parabéns pelos seus textos e muito obrigada por dividir!

Resposta
Luana Abril 14, 2016 at 4:05 am

Oi, Mariana, tudo bom?
Em algumas semana estou me mudando para Sydney com meu marido e filho de 1 aninho. Você pode me dizer quais documentos tenho que levar daqui do Brasil necessários para o application e aluguel?
Obrigada!

Resposta
Cristiane Leme Abril 14, 2016 at 7:00 am

Luana, a Mariana parou de colaborar com o blogue.
Edição BPM

Resposta
Tatiana Dezembro 6, 2016 at 2:29 am

Mariana, boa noite, tenho desejo de ir definitivamente para Sidney em 2021. Pois é tempo para aprender o ingles e concluir o curso de Direito.
Gostaria de comprar um imovel aí, o que vc me sugere?
Obrigada!

Resposta

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site ou suas ferramentas de terceiros usam cookies Aceitar Consulte Mais Informação